10 destinos incríveis para conhecer no estado do Pará

Viajar pelo Pará é se surpreender em cada região do estado, passeios pela floresta amazônica, praias paradisíacas no litoral, cidades históricas, vilas de pescadores e uma rica gastronomia com temperos e ingredientes exóticos

O segundo maior estado do país abriga diferentes ecossistemas que formam cenários únicos e paradisíacos em meio a maior floresta tropical do mundo. Entre as atrações que se destacam estão maravilhosas praias de água doce, cidades históricas, cachoeiras selvagens, sítios arqueológicos e a cosmopolita e irreverente capital Belém. Confira essa lista e comece a planejar sua viagem para o estado do Pará!

Leia também:

Como chegar na ilha de Algodoal saindo de Belém, no Pará
Turismo em Belém: o que ver e fazer
Quer viajar para Belém? Veja 18 fotos da exótica capital paraense

Ilha do Marajó – Turismo exótico no Pará
Círio de Nazaré em Belém, a maior festa religiosa do Brasil
Você está precisando tirar férias em Algodoal, uma ilha no Pará

Bragança

Localizada a 210 quilômetros de Belém, a cidade de Bragança é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares. Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano e um belo sitío histórico composto de inúmeras casas com arquitetura portuguesa.

Foto: Flickr anamokarzel

Algodoal

A incrível vila de Algodoal fica a 340 km de Belém, na ilha de Maiandeua,no município de Maracanã. Pequena e bucólica, a vila ainda preserva a cultura dos pescadores que começaram a habitar a ilha, construções de alvenaria típica dos ribeirinhos pode ser avistas em toda a vila, o clima tranquilo de paraíso intocado também as praias extensas e desertas atraem os turistas que passam no estado.

Foto: Gustavo Albano

Salinópolis

Também chamada de Salinas, o município colodo no litoral do estado recebe  muitos visitantes nos meses de do verão, quando os belenenses chegam em peso. As principais atrações de Salinópolis são as belas praias que reservam cenários tranquilos para qem deseja relaxar.

Foto: Carlos Barretto

Alter do Chão

A vila de Alter do Chão é conhecida  por suas belas praias de areia brancas e águas verdes que surgem nos meses de baixa do Rio Tapajós. O destino está localizado no meio da floresta amazônica, com inúmeras possibilidades de passeios a igarapés, lagos, comunidades ribeirinhas e para FLONA (Floresta Nacional do Tapajós) com inúmeras trilhas para mirantes, árvores milenares e pontos estratégicos para observação de animais.

Foto: Marcos Casiano

Belém

A cosmopolita cidade de Belém reúne todo o exotismo do estado do Pará com a agitação dos grandes centros urbanos. Belém teve seu auge durante a época da borracha, em toda a cidade é possível admirar belos conjuntos de casas e grandes praças com arquitetura europeia. Erguida sobre as margens da baía do Guajará, Belém tem uma vida noturna intensa, com ótimos restaurantes, bares e casas noturnas que recebem os turistas ao som do carimbó e delícias da gastronomia local.

Foto: Flickr – brspled

Óbidos

Muitos paraenses confirmam que o carnaval de Óbidos é o melhor do estado. O município típico do interior, tem muitos casarões históricos imponentes, seu clima tranquilo e pacato sugira que os visitantes apenas relaxe e descanse. O município não possui em vida noturna, o melhor programa a fazer é observar a rotina das pessoas que vivem na cidade e bater um papo na praça da Igreja Matriz, ponto de encontro dos obidenses. Durante o dia é possível se refrescar nas cachoeiras próximas, nos lagos e praias de água doce.

Foto: Luiz brito da Silveira

Monte Alegre

O município localiza-se na margem esquerda do Rio Amazonas e é banhado pelo rio Gurupatuba. A cidade se evidencia na história da Amazônia pelo potencial arqueológico que possui com arte rupestre de mais de 10 mil anos. Ao todo, são catalogados 19 sítios arqueológicos localizados no Parque Estadual de Monte Alegre (Pema) e dezenas de cachoeiras.

Foto: Leonardo Aquino

Ilha do Marajó

A maior ilha fluvial do mundo é destino imperdível para turistas que gostam de histórias e paisagens selvagens. A ilha abriga alguns sítios arqueológicos onde são encontrados diversas cerâmicas e fósseis da civilização marajoara, servindo como referência para pesquisa sobre as culturas da região antes da chegada dos portugueses.

Banhada pelo Oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins, Marajó conta com a maior criação de búfalos do Brasil. As praias, praticamente inexploradas, são o grande atrativo. A praia do Pesqueiro, em Soure, é uma das preferidas.

Foto: Eduardo Hanazaki

Igarapé-Açu

A cerca de 100 km de Belém, a cidade de Igarapé-Açu se destaca pelo o que carrega em seu nome: os igarapés, point de banhistas e famílias em busca de lazer. Segundo os turistas a atração mais bonita da região é a Lagoa Azul, que encanta a todos com suas águas claras e cristalinas, rodeadas pela mata.

Foto: Brenda Farias

Afuá

O pequeno município fica dentro no extremo norte da ilha de Marajó e tem uma característica bem diferente que atraí curiosos até o destino: o fato da ruas e casas serem construídas sobre palafitas, ficando conhecida como a Veneza Amazônica.

Foto: Nailana Thiely

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Booking.com