30 cidades históricas no Brasil que você precisa conhecer

Construídas durante o período colonial, algumas cidades históricas espalhadas pelo Brasil mantém algumas características dessa época, com inúmeros casarios ainda bem conservados, ruazinhas de pedras, igrejas gigantescas com seus interiores repleto de decorações banhadas a ouro e outros monumentos imponentes.

Esse cenário nos dá uma sensação de nostalgia e nos transporta diretamente para o período colonial, fazendo com que os turistas que visitem essas cidades históricas entendam como era o dia-a-dia das pessoas que viveram nesses municípios durante esse período.

Leia também:

7 cidades históricas para curtir no sul do Brasil
Turismo em Ouro Preto, melhores lugares para conhecer na cidade
Conheça os principais centros históricos do Brasil
Lugares para conhecer em Olinda
Viaje de carro pela Estrada Real em Minas Gerais

Separamos uma lista com 30 cidades históricas no Brasil que você precisa conhecer para entender um pouco mais a história do país e visitar destinos charmosos e cheio de atrações históricas e naturais, confira:

Sudeste:

Paraty – Rio de Janeiro

Um dos destinos mais visitados do RIio de Janeiro, a cidade de Paraty possui um charmoso centro histórico em frente ao litoral de águas em tons de azul e verde. Além das construções simbólicas que enfeitam as ruas e becos da cidade histórica, os turistas podem aproveitar de ótimas praias, trilhas ecológicas e praias.

Encontre hotéis e pousadas em Paraty pela Bokking.com.

Foto: Emerson Dias

Petrópolis – Rio de Janeiro

Conhecida também como Cidade Imperial Petrópolis no Rio de Janeiro, nasceu do sonho do Imperador D. Pedro I que descobriu os valores climáticos e belezas naturais da região serrana.

Encontre hotéis e pousadas em Petrópolis pela Bokking.com.

Foto: Barbara Moll S

São Luiz do Paraitinga – São Paulo

A cidade recebe muitos turistas durante o ano, mas é no carnaval que o destino tem seu apogeu quando milhares de foliões colorem as ruas do centro histórico para acompanhar as tradicionais marchinhas.

Encontre hotéis e pousadas em São Luíz do Paraitinga pela Bokking.com.

Foto: Carol Seixas

Bananal – São Paulo

Bananal está bem próximo à divisa com o estado do Rio de Janeiro ainda preserva seus patrimônios históricos. Em seu interior também existem fazendas de café em meio a mata atlântica muito bem preservada da região que podem ser visitadas.

Encontre hotéis e pousadas em Bananal pela Bokking.com.

Foto: Wellerson Lopes

Iguape – São Paulo

Iguape é umas das cidades mais antigas do Brasil, e está localizada a 220 km de São Paulo no Litoral Sul Paulista. Está localizada a 220 km de São Paulo no Litoral Sul Paulista. Quem gosta de praia pode pegar uma balsa e atravessar uma ponte para Ilha Comprida, ou pegar uma balsa para a Barra da Ribeira.

Encontre hotéis e pousadas em Iguape pela Bokking.com.

Foto: André Camargo Keller

Ouro Preto – Minas Gerais

Concebida com o título de Patrimônio Histórico da Humanidade , a cidade de Ouro Preto é a grande joia do estado de Minas Gerais. Ouro preto simplesmente abriga o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro e preservando imponentes construções que fazem parte da história do país, como as igrejas de São Francisco de Assis e a de Nossa Senhora do Pilar, decorada com mais de 400 quilos de ouro.

Encontre hotéis e pousadas em Ouro Preto pela Bokking.com.

Foto: Antonio Klaus Kaarsberg

São João del Rei – Minas Gerais

Entre os principais cartões postais da charmosa cidade histórica estão a igreja de São Francisco de Assis, e sobrados e casarões, como o Solar dos Neves, que até hoje pertence a família de Tancredo Neves. Outra atração muito procurada é o passeio de Maria Fumaça até a cidade de Tiradentes.

Encontre hotéis e pousadas em São João del Rei pela Bokking.com.

Foto: DayTrippers

Tiradentes – Minas Gerais

Outra cidade muito famosa pelos turistas que passam pela Estrada Real, é o município de Tiradentes. A simpática cidade mineira atrai visitantes que buscam um turismo que mescla história, gastronomia, artesanato, cultura e ecoturismo. Localizada a 200 km de Belo Horizonte, a cidade fica aos pés da Serra de São José possibilitando vários passeios em meio a natureza para desfrutar de trilhas ecológicas e maravilhosas cachoeiras.

Encontre hotéis e pousadas em Tiradentes pela Bokking.com.

Foto: Flickr – Taqueopa

Diamantina – Minas Gerais

Fundada em 1713 o município alcançou o posto de terceira maior povoação do estado graças a descoberta da grande concentração de diamantes. Caminhe pelas ruas e descubra um pouco da história brasileira através das construções antigas da cidade. Se você gosta de natureza não deixe de explorar a Gruta do Monte.

Encontre hotéis e pousadas em Diamantina pela Bokking.com.

Foto: Flickr – Whltravel

Serro – Minas Gerais

Rodeado de belas serras, morros, rios e cachoeiras a pequena cidade de Serro está localizada no nordeste do estado de Minas Gerias, na região da Serra do Espinhaço a 240 km de Belo Horizonte.

Encontre hotéis e pousadas em Serro pela Bokking.com.

Foto: ACHMG

Congonhas – Minas Gerais

Declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos é um dos maiores tesouros do destino. A melhor época para visitar Congonhas é durante a Semana Santa, quando a cidade recebe encenações, procissões e novenas que movimentam todas as ruas e ladeiras.

Encontre hotéis e pousadas em Congonhas pela Bokking.com.

Foto: Adriano Ferreira Rodrigues

Mariana – Minas Gerais

Foi a primeira vila, a primeira capital e a cidade mais rica do estado de Minas Gerais, o cartão postal pricnipal do destino sã as igrejas de São francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, ambas construídas na mesma praça por famílias que brigavam para ver quem tinha mais prestígio.

Encontre hotéis e pousadas em Mariana pela Bokking.com.

Foto: Cristian Klen

Nordeste:

Porto Seguro – Bahia

A cidade de Porto Seguro no sul da Bahia abriga o primeiro núcleo habitacional do país. Construída no topo de uma falésia, o espaço conta com imponentes prédios e igrejas históricas.

Encontre hotéis e pousadas em Porto Seguro pela Bokking.com.

Foto: Adilson Andrade

Salvador – Bahia

Tombada em 1984 como Patrimônio Brasileiro e no ano seguinte inscrito na lista do Patrimônio Mundial da Unesco, o centro histórico de Salvador possui um maravilhoso conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico.

Encontre hotéis e pousadas em Salvador pela Bokking.com.

Foto: Leo Alvarez

Lençóis – Bahia

Ponto de partida para quem deseja conhecer a Chapada Diamantina, a encantadora cidade de Lençóis é a cidade mais próxima do Morro do Pai Inácio e das grutas Pratinha e Torrinha.

Encontre hotéis e pousadas em Lençóis pela Bokking.com.

Foto: Vismar Ravagnani

Valença – Bahia

Valença é a porta de entrada para Morro de São Paulo, um dos mais cobiçados destinos da Bahia. A pequena cidade tem um charmoso centro colorido com sobrados e construções do século 18.

Encontre hotéis e pousadas em Valença pela Bokking.com.

Foto; Mateus de Queiroz

Piranhas – Alagoas

Erguida sobre as margens do Rio São Francisco, a encantadora cidade de Piranhas ficou famosa por ter sido local onde foi exposta a cabeça de Lampião e seu bando. O destino abriga casinhas coloridas bem distribuídas em ruas e becos que levam a impressionantes mirantes onde é possível observar toda a região.

Encontre hotéis e pousadas em Piranhas pela Bokking.com.

Foto: Cláudio Maranhão

Penedo – Alagoas

Penedo foi o primeiro povoado do estado. Fundada em meados do século 16, á cidade também está localizada às margens do Rio São Francisco. A maior atração da região, porém, é o passeio de barco que leva à foz do Velho Chico, no município vizinho de Piaçabuçu.

Encontre hotéis e pousadas em Penedo pela Bokking.com.

Foto: Francisco Aragao

São Cristóvão – Sergipe

A quarta cidade mais antiga do país atrai turistas que desejam observar alguns dos mais ricos acervos de arte sacra do Brasil.

Foto: Adilson Andrade

Laranjeiras – Sergipe

Bem próxima de Aracaju, a cidade de Laranjeira está a apenas 24km da capital e foi sede de inúmeros engenhos de cana-de-açúcar e um importante centro de comercialização de escravos.

Encontre hotéis e pousadas em São Cristóvão pela Bokking.com.

Foto: Adilson Andrade

Olinda – Pernambuco

A apenas 6 km de Recife, o centro histórico de Olinda é repleto de ladeiras pontilhados por charmosas casinhas que levam o turista que as explora ao Mirante da Sé, onde é possível ver toda a cidade com Recife no plano de fundo.

Encontre hotéis e pousadas em Olinda pela Bokking.com.

Foto: Luiz Felipe Sahd

São Luís – Maranhão

A atração é famosa pelos azulejos portugueses que decoram as fachadas dos casarões de seu centro histórico. Lá é possível encontrar mercados que comercializam produtos locais, restaurantes e ótimos barzinhos.

Encontre hotéis e pousadas em São Luís pela Bokking.com.

Foto: Zé Luiz Cavalcanti

Alcântara – Maranhão

Distante a apenas uma hora partindo do centro histórico de São Luís, Alcântara, no Maranhão merece seu reconhecimento como uma das cidades históricas mais belas do Brasil. Suas ruas carregam até hoje casarões imponentes e ruínas que tombaram com o passar do tempo. A cidade está localizada em uma parte alta onde é possível observar o mar e a capital do Maranhão mais ao fundo.

Encontre hotéis e pousadas em Alcântara pela Bokking.com.

Foto: Juscelino Barão

Norte:

Bragança – Pará

Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém é um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam a região norte do país. A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.

Encontre hotéis e pousadas em Bragança pela Bokking.com.

Foto: Rui Oliveira Santos

Sul:

Lapa – Paraná

A simpática cidade de Lapa possui 14 quadras e 258 construções tombadas pelo patrimônio nacional. O destino fica a apenas 65 km de Curitiba e possui o maior conjunto arquitetônico do estado.

Foto: Diogenes Andrei Stachera

São Francisco do Sul – Santa Catarina

Localizada na Baía da Babitonga, o destino foi fundado em 1504, sendo o terceiro mais antigo do Brasil e o primeiro de Santa Catarina.

Encontre hotéis e pousadas em São Francisco do Sul pela Bokking.com.

Foto: Armando Magalhães

São Miguel das Missões – Rio Grande do Sul

Tombadas pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade as ruínas de São Miguel é um dos mais importantes monumentos históricos brasileiros e ficam quase na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e foram heranças deixadas pelas missões jesuítas no século 17.

Encontre hotéis e pousadas em São Miguel das Missões pela Bokking.com.

Foto: Divulgação SETUR RS

Antônio Prado – Rio Grande do Sul

A “cidade mais italiana do Brasil” foi a última colônia italiana criada no período imperial, em 1886. Hoje o destino conta com o maior e mais completo conjunto arquitetônico da colonização italiana no país, com 48 imóveis do centro urbano tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Encontre hotéis e pousadas em Antônio Prado pela Bokking.com.

Foto: Miriam Faleiros

Centro Oeste:

Pirenópolis – Goiás

A pequena Pirenópolis ou Piri, para os mais intimos está no interior de Goiás e além do seu charmoso centro histórico é cercada por morros e cachoeiras.

Encontre hotéis e pousadas em Pirenópolis pela Bokking.com.

Foto: Comunica Extend

Cidade de Goiás – Goiás

Volte ao tempo caminhando pelas belas ruas do centro histórico de Goiás. Para conhecer as igrejinhas do século 18, experimentar os famosos doces goianos e fazer uma visita à Casa de Cora Coralina, esqueça o carro e caminhe sem pressa pelas pitorescas ruas de pedra.

Encontre hotéis e pousadas na Cidade de Goiás pela Bokking.com.

Foto: Divulgação

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis