34 praias nacionais que valem toda a viagem

O Brasil está no ranking dos países que mais recebem visitantes em busca de destinos que esbanjam natureza. Grande parte desse público são atraídos pelas encantadoras praias espalhadas em toda nossa costa.

São inúmeras as opções de banhos para diferentes perfis: praias com águas calmas e piscinas naturais para família e grupos de amigos, praias mais isoladas com cenários totalmente paradisíacos para os mais aventureiros, praias mais agitadas para adeptos do surf ou praias com falésias, dunas e coqueirais perfeitas para começar o dia relaxando com uma caminhada para aqueles que desejam um pouco mais de privacidade.

Confira 36 praias encantadoras que valem qualquer viagem e explore a beleza do litoral brasileiro.

Leia também:

50 destinos com águas absolutamente claras para você conhecer no Brasil
100 destinos para conhecer no Brasil
Sossego e tranquilidade, praias no nordeste paradisíacas com poucos turistas
Fuja do stress, vilas de pescadores para conhecer no Brasil
Vilas de pescadores e praias paradisíacas na Costa do Descobrimento na Bahia

Praia do Rosa, Imbituba – SC

Ponto disputado entre os adeptos de surf e esportes náuticos, a Praia do Rosa já foi um reduto hippie no começo dos anos 70 e hoje conta com uma bar estrutura de pousadas, bares e restaurantes. Quem visita a atração também tem a opção de explorar as piscinas naturais, fazer trilhas, cavalgar e para os mais corajosos há algumas agências que oferecem salto de paraquedas.

Foto: via Flickr – Caminhosdosertao

Praia da Guarda do Embaú, Palhoça – SC

Considerada uma das praias mais belas do país, a Guarda do Embaú fica bem próxima da capital de SC, Florianópolis no município de Palhoça. A praia fica em um pequeno vilarejo e seu acesso é feito pelo Rio Madre, nadando ou de canoa. Se você gosta de caminhar não deixe de conferir o visual da Pedra do Urubu, que dispõe de uma vista panorâmica de toda a região.

Foto: Rennan Mager

Praia Lagoinha do Leste, Florianópolis – SC

A praia fica em um pedacinho totalmente isolado da Ilha de Florianópolis, a praia tem aproximadamente 1.200 metros de extensão com cenários selvagens. Para chegar o aventureiro pode escolher duas trilhas; a primeira pela Praia do Pântano do Sul extensão de 2.400 metros, com cerca de 1h15 de duração ou pela Matadeiro com extensão é de 4.300 metros, com cerca de 3h de duração e uma vista imperdível do costão.

Foto: Pedro Ripoll

Praia do Estaleiro, Porto Belo – SC

Famosa pela ótima visibilidade de suas águas, a Praia do Estaleiro recebe muitos visitantes adeptos de mergulho e é um excelente alternativa para quem busca um local mais tranquilo e longe da movimentação normal de praias mais populares.

Foto: Loucos por Viagem

Praia da Lagoinha, Bombinhas – SC

Praticamente sem ondas e com mar bem clarinho a Praia da Lagoinha é altamente indicadas para a prática de mergulho e de flutuação com snorkel. Quando estiver por lá não deixe de aproveitar as piscinas naturais espalhadas entre as pedras à beira mar.

Foto: Bruno Costa

Maresias, São Sebastião – SP

A Praia de Maresias é um dos points mais badalados do litoral norte de São Paulo. O local é conhecido por ser palco de diferentes campeonatos de surf por conta de seu mar de ondas fortes.

Foto: Luma Spigolon

Itamambuca, Ubatuba – SP

Outro ponto famoso por ser palco de grandes competições nacionais de surfe. A Praia de Itamambuca é cortada pelo rio que leva o mesmo nome oferecendo banhos de água salgada e doce. Quem decidi visitar esse pedacinho de Ubatuba pode se hospedar nas opções de pousadas, campings e até de um ecoresort presente no local.

Foto: Giovani Cordioli

Praia do Cedro, Ubatuba – SP

Com difícil acesso a Praia do Cedro é uma das mais tranquilas e menos visitadas de Ubatuba, o cenário se destaca como uma das mais belas do litoral de São Paulo e está localizado no final de uma península cercada por vegetação cerrada e águas com tons impressionantes.

Foto: Fábio Schettini

Praia de Castelhanos, Ilhabela – SP

Para chegar até a maravilhosa Praia de Castelhanos é preciso seguir por uma estrada de 22 km que “corta” a Ilhabela no sentido Oeste a Leste em carros 4×4. A recompensa é uma praia paradisíaca sem muito contato humano. Quem tiver pique pode conferir um mirante que se chega por uma pequena trilha no canto da praia e avistar o famoso postal da baía com formato de coração.

Foto: Luis Daniel Molinari

Prainhas do Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo – RJ

As Prainhas do Pontal do Atalaia ficam em Arraial do Cabo, município que  tem algumas das melhores praias do Brasil. A atração fica em frente a Ilha do Farol e é cercada pelo Pontal do Atalaia, península que garante diversos mirantes que possibilitam ótimos cliques da atração.

Foto: Amanda Costa

Praia do Caxadaço, Ilha Grande, Angra dos Reis – RJ

Com apenas 15 metros de extensão a charmosa Praia do Cachadaço é protegida por um imenso paredão de rochas que vão de encontro ao mar.

Foto: Bruno Rodrigues

Praia do Aventureiro, Ilha Grande, Angra dos Reis – RJ

Essa é a praia mais bem falada da Ilha Grande, muitos turistas que visitam o outro lado da ilha afirmam falar que esse é a atração mais paradisíaca. A praia não tem muita estrutura e fica em uma modesta vila de pescador.

Foto: Henrique Franco

Praia da Cueira, Ilha de Boipeba – BA

Deserta e extensa, a Praia da Cueira pode ser considerado um santuário natural. Seu mar de águas cristalinas acompanham fileiras de coqueiras a perder de vista.

Foto: Ian Duffield

Praia de Jeribucaçu, Itacaré – BA

Com acesso por trilha de 40 minutos, a Praia de Jeribucaçu é uma isoladas de Itacaré. Tem areia branquinha cercada por coqueiros e ondas fortes, ótimas para prática de surfe.

Foto: Leandro Macedo Gonçalves

Praia do Forte, Mata de São João – BA

Um dos pontos mais procurados da Praia do Forte é a Praia do Papa Gente, com suas piscinas não muito rasas que possibilitam deliciosos mergulhos para contemplar cardumes de peixes coloridos.

Foto: Amanda Vivian

Praia do Espelho, Trancoso – BA

Escondida entre os povoados de Trancoso e Caraíva, a Praia do Espelho é um dos destinos mais desejados do litoral sul da Bahia.

FOto: Sec Tur Porto Seguro

Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL

Emoldurada por uma extensa faixa de coqueirais que seguem o litoral de águas intensamente azul, a Praia do Patacho é um daqueles redutos que você tanto imagino quando programa férias para um destino no nordeste, sossego e rusticidade.

Foto: Sec. Tur. Alagoas

Praia de Antunes, Maragogi – AL

A Praia de Antunes se destaca as outras praias do município de Maragogi pelo cenário que relembra paisagens caribenhas: coqueiros que vão em direção ao mar, águas extremamente azuis, calmas e refrescantes.

Foto: Almerindo Lana

Praia do Gunga, Barra de São Miguel – AL

A praia fica próxima da capital Maceió e é um dos cartões postais mais lindos do estado. Uma imensa península de areia branquinha e pontilhada de coqueiros vem em direção ao mar, formando uma gigantesca baía de um lado com águas incrivelmente calma. Seguindo o lado oposto o turista pode fazer uma caminhada ou alugar um buggy e conhecer as falésias coloridas do Gunga.

Foto: Luiz Felipe Sahad

Praia dos Carneiros, Tamandaré – PE

A atração é super recomendada para quem visita o estado de pernambuco. A Praia dos Carneiros tem seu charme selvagem/paradisíaco se destacando entre as mais belas do Brasil. O destaque fica por conta da pequena Capela São Benedito erguida em frente ao mar.

Foto: Sec Tur Pernambuco

Baía do Sancho, Fernando de Noronha – PE

Eleita duas vezes consecutivas como a praia mais bonito do mundo a Baía do Sancho é um verdadeiro aquário natural, por tamanha transparência e biodiversidade. Cercada por uma imensa falésia o acesso é feito por uma escada ingrime montada em meio a uma fenda. Outra opção é chegar com os passeios de barco oferecidos em todo o arquipélago.

Foto: Pedro Martins

Maracaípe, Ipojuca – PE

Vizinha da badalada Praia de Porto de Galinhas a praia de Maracaípe recebe os turistas mais tranquilos que buscam um lugar isolado em meio a praias perfeitas. A praia tem ondas fortes e é palco de inúmeros festivais de surf.

Foto: Sec Tur Porto de Galinhas

Porto de Galinhas, Ipojuca – PE

O badalado vilarejo de Porto de Galinhas fica a apenas 50km de Recife e é famoso pelas faixa de arrecifes de corais que formam piscinas naturais presentes em todo o litoral.

Foto: Sec Tur Porto de Galinhas

Ilha de Santo Aleixo, Sirinhaém – PE

Situado em frente ao pacato litoral de Sirinhaém o Ilha de Santo Aleixo é uma ilha vulcânica de aproximadamente 36 hectares com praias de águas cristalinas que contam uma infra-estrutura simples com alguns serviços ao turista, como cadeiras, barracas, petiscos e bebidas refrigeradas.

Foto: Marcio Dumel

Praia de Coqueirinho, Conde – PB

Com cenários composto por falésias multicoloridas e coqueiros, a charmosa praia é uma das atrações da Costa do Conde, que passa pelas praias mais bonitas do litoral sul da Paraíba.

Foto: Cacio Murilo

Praia de Tabatinga, Conde – PB

O mar de coloração verde chama para um delicioso banho em águas com temperatura média acima dos 20ºC. A praia tem falésias lindas e com imponentes mirantes.

Foto: Erick Feitosa

Baía dos Golfinhos, Tibau do Sul – RN

A praia tem um formato de ferradura e é por isso que é chamada de baia, com águas calmas e mornas. O local é abrigo de golfinhos rotadores sendo possível ver o animal com frequência se exibindo pelo litoral.

Foto: João Henrique

Praia de Genipabu, Extremoz – RN

Passeio clássico de quem visita Natal, a praia é cercada por gigantescas dunas que formam um dos cartões postais do Rio Grande do Norte. Passeios de buggy também são muito procurados, e costumam ser uma aventura à parte. O lugar conta com boa infraestrutura, com bares e quiosques que servem ótimos petiscos tradicionais da região.

Foto: Fred Ferreira

Praia de Maracajaú, Maxaranguape – RN

A grande atração da Praia de Maracajaú são os parrachos, ou piscinas naturais. Distantes a 7 km da costa litorânea essas incríveis piscinas são perfeitas para nadar com todo a família! Fica atento com as tábuas quando for visitar Maracajaú, só é possível conhecer a atração durante a maré baixa.

Foto: Sec Tur RN

Praia de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara – CE

Classificada em uma lista das mais belas do mundo a praia da vila de Jericoacoara é emoldurada pela famosa Duna do Pôr do Sol, com mais de 30 metros de altura. o charme dia por conta das águas extremamente claras e as pequenas jangadas coloridas espalhadas pelo litoral.

Foto: Gustavo Albano

Canoa Quebrada, Aracati – CE

Localizada a 12 km do município de Aracati, desde os anos 70 Canoa Quebrada é uma das praias mais conhecidas e badaladas do Ceará.

Foto: Jose Luiz Minatel

Barra Grande, Cajueiro da Praia – PI

Pouco explorada pelo turismo de massa, a simpática praia é procurada por aqueles que buscam tranquilidade em um paraíso com pouco movimento.

Foto: Pousada BGK

Praia do Caburé, Barreirinhas – MA

A praia é na verdade uma gigantesca península de areia que divide as águas do litoral maranhense com o Rio Preguiça no município de Barreirinhas.

Foto: Sec Tur Maranhão

Ilha do Amor, Alter do Chão – PA

Situada no coração da floresta amazônica a Ilha do Amor fica em frente ao vilarejo de Alter do Chão, no município de Santarém. A ilha aparece na época de baixa do Rio Tapajós, formando cenários inacreditáveis com praias de água doce, lagos e igarapés.

Foto: Marcos Casiano