8 lugares para curtir o carnaval

Está chegando uma das festas mais aguardadas por nós brasileiros, aliás, não só pelos brasileiros, mas também pelos gringos que visitam o nosso país nessa época só para poder fazer parte dessa grande festa que acontece simultaneamente em todo o país.

Com as inúmeras opções, qual o melhor lugar para curtir o carnaval? Não precisa arrancar os cabelos, o Guia Viajar Melhor selecionou 8 lugares para os que querem folia e fazer do seu carnaval de 2016 um feriado inesquecível.

Leia também:

6 lugares para passar o carnaval 2017
Viagens para quem quer fugir do agito neste carnaval
15 destinos para viajar no Carnaval
A terra dos Incas: descubra os principais atrativos turísticos peruanos
Viaje gastando pouco: descubra as cidades mais baratas para fazer mochilão

Rio de Janeiro – RJ

Nem só de Sapucaí é feito o Carnaval do Rio de Janeiro. Toda a cidade entra no clima da festa nessa época, e as ruas são tomadas por blocos e bandas – são mais de 400 esse ano, desfilando sua animação pela zona sul e pelo centro.

carna rio

Olinda – PE

Na cidade pernambucana de Olinda, passistas pulam Carnaval de sombrinha na mão e frevo no pé. Os cinco dias de festa, que começam com o típico desfile de bonecos gigantes conhecidos como mamulengos, oferecem diversos blocos de rua.

14420592382_59e84b0d30_z

Salvador – BA

Impossível falar de Carnaval de rua no Brasil sem dar devido valor a Salvador, onde trios elétricos com os maiores artistas da música baiana vão e vêm em um rodízio frenético pelos três principais circuitos da cidade.

salvador

Recife – PE

Com a vantagem de curtir o carnaval em duas cidades completamente efervescentes, os foliões que chegam a Recife têm motivos de sobra para comemorar. Além de participar dos blocos de rua e da animação nas ruas da capital pernambucana, os turistas podem, em poucos minutos, curtir a festança que acontece em Olinda.

recife

Ouro Preto – MG

O público universitário domina as ruas de Ouro Preto. Blocos de repúblicas dançam no embalo de axé por essa cidade histórica. Os mineiros também herdaram do carnaval baiano o uso de abadás para a festa.

2618181851_182c432a62_z

São Luís do Paraitinga – SP

São Luís do Paraitinga é perfeito para pessoas tradicionais, que gostam de marchinhas e dançar pelas ruas da cidade sem hora para terminar a diversão.

slz paraitinga

Porto Seguro – BA

Disputando a atenção dos foliões com o carnaval de Salvador, a festa de Porto Seguro não perde em nada para o evento da capital baiana. O cenário, pintado pelas cores da praia, só faz aumentar a animação do público que invade as ruas com o único intuito de se divertir.

Carnaval - Porto Seguro 2012 153

Manaus – AM

Na terra do Boi-Bumbá, o Carnaval não poderia ser uma festa longe de suas raízes culturais. Por isso, Manaus decidiu misturar a batida carnavalesca com as toadas de Parintins para criar o Carnaboi. Na região norte do país, não tem para mais ninguém.

Dica-de-Viagem-Parintins-A-Capital-Mundial-do-Folclore31

Paraty – RJ

Todos os anos o tradicional Bloco da Lama saem pelas ruas de Party cobertos de lama, a concentração se inicia na praia do Jabaquara.

blocodalama

Fotos: Marco Monteiro, Xiko Paraíba, Ratão Diniz, Gustavo Santos.