Alter do Chão, o lado mais tropical da Floresta Amazônica

Paradisíaca é a palavra certa para descrever as paisagens em torno da rústica vila de Alter do Chão, com cerca de 30km de distância de Santarém, a segunda maior cidade do estado do Pará. No período de vazante do Rio Tapajós, o local se transforma em um espetacular balneário cercado de belas praias que emergem e expõem um lado caribenho da floresta amazônica. Durante as cheias, ainda é possível ver algumas praias, entretanto, a faixa de areia é bem mais reduzida. Já no período de maior nível da água a paisagem muda completamente, proporcionando explorar parte da floresta alagada.

As águas claras do Tapajós preenchem o Lago Verde e banham a Ilha do Amor, principal cartão postal do simpático vilarejo. A enorme península de areias brancas e finas abriga algumas malocas que servem de quiosques em toda a praia, também é possível realizar outros passeios perto da atração, como a Serra da Piraoca com um imponente mirante com vista 360° da região, nadar nos belos igarapés que desembocam no lago ou observar um belo pôr do sol amazônico na Ponta do Cururu.

Localizada dentro da floresta amazônica, se hospedar em Alter do Chão é uma ótima oportunidade de desbravar outras centenas de praias espalhadas pelo Rio Tapajós e Arapiuns, além de ter a oportunidade de conhecer comunidades ribeirinhas, comprar artesanato local e caminhar pela Floresta Nacional do Tapajós (FLONA), área de reserva ambiental com árvores centenárias e milenares.

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

O que fazer:

Floresta Nacional do Tapajós

A Floresta Nacional do Tapajós é uma área preservada, onde se pode ver trechos naturais da floresta Amazônica com árvores gigantescas como a Sumaúma, entre tantas outras espécies de plantas e animais. Além da floresta a área conta com terras ribeirinhas e diferentes comunidades com seus igapós, lagos, igarapés e prainhas de água doce, onde o visitante pode relaxar aproveitando para dar mergulho nessas águas claras.

Foto: Tom Alves

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

Ponta do Cururu

A ponta do Cururu é uma enorme península que corta o rio Tapajós com 2 quilômetros de extensão. A atração é o lugar preferido dos turistas para contemplar o pôr do sol e avistar os simpáticos botos que passam com frequência pela área. Normalmente essa é a parada final dos passeios de barco da região.

Foto: Bruno Rocha

Foto: Gustavo Albano

Praia de Pindobal

A praia fica no município de Belterra, mas tem fácil acesso de barco ou por automóveis. A praia também tem águas claras e fica pertinho de Alter do Chão e conta com quiosques que servem refeições, drinks e aperitivos para quem visita a atração.

Foto: Flickr – kedsonkede

Ponta de Pedra

A praia de Ponta de Pedras se destaca pelas belas formações rochosas existentes em toda a faixa de areia. A atração está localizada dentro da Área de Proteção Ambiental que abrange a ilha do amor e conta com algumas hospedagens e restaurantes que auxiliam os turistas que estão no destino.

Foto: Bruna Jaqueline

Igarapé do Camarão

O Igarapé do Camarão está bem próximo da vila de alter do chão, próximo a ilha de Santana na Lagoa Verde. Ao chegar os visitantes caminham sobre um caminho com areias claras e águas cristalinas que vão de encontro a um lado mais intacto da floresta, com fauna e flona exuberante.

Foto: Luan Carvalho

Onde Ficar:

Don Preguiça Hostel
Travessa Antônio Alves, Nº492
Tel.: (93) 3016-0139
www.donpreguicahostel.com.br

Hotel Mirante da Ilha
Rua Lauro Sodré, 369
Tel.: (93) 3527-1268
www.hotelmirantedailha.com.br

Pousada e Hostel Coração Verde
Rua Dom Macedo Costa, 837
Tel.: (93) 3527 1262
www.pousadaehostelalterdochao.coracaoverde.com

Pousada do Mingote
Tv. Antônio Agostinho Lobato
Tel.: (93) 3527-1158
www.pousadadomingote.com.br

Hotel Borari
Rua Dom Marcedo Costa, 1061
Tel: (93) 3527-1152
www.hotelborari.com.br

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

Leia mais:

Melhor época para conhecer Alter do Chão
Como o turismo de base comunitária pode transformar a Amazônia?

Alter do Chão: veja o lugar que ficou conhecido como caribe amazônico

Dica de Destino – Floresta Nacional do Tapajós (FLONA), no Pará
Ilha do Marajó – Turismo exótico no Pará
Círio de Nazaré em Belém, a maior festa religiosa do Brasil