América do Sul: melhores destinos para visitar no meio do ano

As férias de julho já estão chegando e é nessa época que alguns destinos ficam ainda mais encantadores. Com o inverno que chega com tudo em boa parte do nosso continente, algumas paisagens recebem um tempero a mais na estação mais fria do ano. E para os viajantes mais atentos, aproveitar esse período pode ser a chance de curtir o melhor momento de alguns destinos emblemáticos.

A América do Sul é um prato cheio para quem busca novas experiências em cenários únicos e diversos. São inúmeras as opções de destinos de ecoturismo e aventura que, certamente, irão te encher os olhos. Com os preços mais competitivos do que de outros países, essa também é uma boa oportunidade para quem busca viagens mais econômicas, sem abrir mão do conforto, vivenciando experiências fascinantes.

Para quem está planejando viajar no meio do ano, separamos alguns destinos que valem ser considerados para suas próximas viagens.
Confira essa seleção:

Patagônia Invernal

Como se as belezas imponentes da Patagônia não bastassem, durante o inverno, a região conhecida como ‘fim do mundo’ fica ainda mais encantadora. A região leva esse apelido por estar localizada exatamente em um dos pontos mais extremos do planeta (o extremo sul do nosso continente), por isso e também devido as baixíssimas temperaturas, a região é extremamente inóspita, possibilitando uma das viagens mais memoráveis para os aventureiros que escolhem o destino como opção.

Venerada por montanhistas e trekkers de todo o mundo, o que não falta são paisagens que tiram o fôlego de qualquer viajante exigente, oferecendo diferentes alternativas para quem desbrava essa parte curiosa da América do Sul, você que escolhe: seja conhecendo as montanhas e os lagos durante as caminhadas, esquiando ou apenas curtindo a paisagem pilotando motos de neve ou a bordo de um trenó. Se fizer ao menos um desses passeios, pode ter certeza, já terá válido toda a viagem. Outra opção são os passeios percorrendo o Canal de Beagle, chamados de Safari Náutico, que permite conhecer as belezas da Patagônia em uma outra ótica. O passeio refaz parte da rota feita em duas missões inglesas no século XIX, a segunda ficou ainda mais conhecida por fazer parte da viagem de Darwin pela América do Sul.

patagonia2

Colômbia

Mesmo no inverno, por aqui alguns destinos são quentes durante o ano todo, sendo opções convidativas para quem quer destinos de sol e praia nessa época. Se as férias chegaram, a sugestão é curtir bons dias de sossego nas praias paradisíacas do Caribe! O território colombiano é rico em diversidade e paisagens que deixam qualquer um extasiado, além de também contemplar uma série de ilhas do Caribe e Pacífico. Isso significa que não falta praias de águas cristalinas para deixar sua viagem ainda mais especial.

Em San Andrés, por exemplo, o cenário típico caribenho impressiona pela transparência das águas e pelas belas praias que formam um verdadeiro paraíso na terra. O arquipélago reúne três ilhas principais, além de dezenas de rochas, ilhotas e bancos de areia que proporcionam excelentes mergulhos.

Uma outra pérola colombiana é a cidade Cartagena das Índias, no estado de Bolívar. A Cidade Murada foi criada para proteger a região da frequência de ataques piradas, anos depois, com o fim dos ataques, algumas vias de acesso foram feitas entre os muros para facilitar a circulação pela cidade, entretanto, o charme ainda permanece na imensa fortificação que cerca o complexo. A parte histórica também concentra boa parte de restaurantes, comércios e casas históricas que completa a paisagem.

colombia

Machu Picchu

Prepare-se para um mergulho intenso desbravando uma das regiões mais curiosas do planeta. É na Terra dos Incas que você poderá ter uma das viagens mais alucinantes da sua vida. Machu Picchu, a Cidade de Pedra, é o ponto máximo da sua viagem que passa pelas histórias e mistérios fascinante das regiões peruanas. Os costumes tradicionais e a cultura inca ainda bem preservada nos permiti conhecer um outro lado da América Latina, aprendendo mais sobre as civilizações e curiosidades da América no período pré-colonial.

Podendo ser explorada de diversas maneiras, Machu Picchu é uma das heranças mais fortes das civilizações Incas, tendo bastante fluxo de turistas boa parte do ano. Para aproveitar o melhor da região, e principalmente se seu objetivo é fazer uma das trilhas Incas, vale a pena optar por roteiros pré-agendados com guias, para garantir disponibilidades nos passeios e nas hospedagens.

machupicchu

Altiplano Boliviano

Para quem busca viagens extremas em territórios vizinhos, sem necessariamente desembolsar muito dinheiro, uma boa pedida pode ser embarcar direto para uma aventura pelos destinos bolivianos.

Com cenários diversos, a Bolívia é um daqueles destinos que nos tiram suspiro do começo ao fim da viagem. Em especial o rota que segue pelo Altiplano Boliviano, que se tornou uma das principais atrações do país. Cercada por lagoas coloridas e pequenos povoados que vivem isolados, o viajante encontrará paisagens desérticas a mais de 4 mil metros do nível do mar. No Salar de Uyuni o céu e a terra se misturam formando uma paisagem única, sendo uma das máximas da viagem, o fabuloso deserto de sal é simplesmente de outro mundo! São mais de 10 mil quilômetros quadrados formando a maior planície de sal do planeta, próximo a Cordilheira dos Andes.

bolivia

Lençóis Maranhenses

Para quem sonha em conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a melhor época é durante o inverno. Mesmo com calor o ano todo, é nesse período que se forma as lagoas entre as dunas, transformando a paisagem em um verdadeiro cartão postal, graças as chuvas que antecedem esses meses do ano permitindo esse fenômeno. São inúmeras piscinas naturais de água doce cristalina, em uma paisagem diferente de tudo o que você já viu.

O trajeto garante experiências curiosas antes mesmo de chegar nos Lençóis Maranhenses, embarcando em uma lancha saindo de Barreirinhas, o visitante navega pelas águas calmas do Rio Preguiças passando por povoados que beiram o Parque Nacional, como a parada em Vassouras, onde o turista é recepcionado por vários macacos-prego que parecem não se amedrontar com a presença de humanos. Seguindo adiante, já na praia de Caburé o visitante pode escolher por banho de rio ou banho de mar, além de um passeio de buggy pelas dunas e pela praia, em um oásis fascinante. Para quem tiver disponibilidade, uma outra sugestão é incluir o Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE) no mesmo roteiro, fechando por completo a famosa Rota das Emoções – já falamos desse roteiro com mais detalhes nesse outro artigo.

lecois

Conheça esses e outros roteiros no Brasil e no exterior com a PISA Trekking, agência especializada em promover viagens junto à natureza e outras culturas.

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Foto1: PV Pictures / Foto2: Victor Valdebenito / Foto3: Neal Wilson / Foto4: Cedric Favero / Foto5: Luis Reina.

Booking.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *