As cachoeiras mais impressionantes ao redor do mundo

250x250_POA_RAO.jpg

As cachoeiras são de uma beleza magnífica, além de terem um som terapêutico. Espalhadas por todos os cantos do mundo, com diferentes formas, tamanhos e paisagens, as quedas d’água impressionam pelo espetáculo que proporcionam.

Nesta seleção separamos as cachoeiras mais impressionantes ao redor do mundo, confira:

Cataratas Victória, entre Zâmbia e Zimbabwe

É a maior queda-d’água da África, com uma vazão média de 1 milhão de litros por segundo. Localizada no rio Zambezi, entre a Zâmbia e o Zimbabwe, seu tamanho também impressiona: 1,7 km de largura e altura entre 61 e 128 m. Além da beleza incontestável, a cachoeira guarda duas curiosidades. A primeira é que ela é conhecida como “Mosi-ao-Tunya” no idioma local (“fumaça que troveja” em português). A segunda, é que ela foi encontrada em 1855 pelo explorador escocês David Livingstone, que a batizou em homenagem à rainha Vitória.

victoria falls

Cataratas do Iguaçu – Brasil, Argentina e Paraguay

Há quem diga que é a mais bonita do mundo, e nós brasileiros, temos muito orgulho disso. São 275 quedas de água no Rio Iguaçu, entre o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina. Patrimônio da Humanidade, as Cataratas entraram para a lista das Sete Maravilhas Naturais do Mundo com 1 bilhão de votos, ao lado da Floresta Amazônica e Rio Amazonas.

iguacu

Cataratas Yellowstone – EUA

Duas grandes cachoeiras são as atrações do Parque Nacional Yellowstone, em Wyoming, nos EUA. As quedas superiores têm 33 m de altura, e as inferiores, 94 m, enquanto a largura é estreita, com apenas 22 m. Um antigo e imponente cânion de 304 m de altura cerca as quedas-d’água, que chegam a atingir o volume de 240 m³ por segundo durante o escoamento de pico.

yellowstone

Angel Falls – Venezuela

Se levar em conta a altura, a Salto Angel, localizada na Venezuela, é a maior do mundo. Ao todo, são 979 metros de altura, sendo que a queda mais alta tem 807 metros! Mas fique ligado porque o acesso não é tão simples assim. Por estar num local isolado, no meio da selva inabitada, só é possível chegar lá de avião partindo de Puerto Ordaz ou Ciudad Bolívar para depois pegar uma balsa na entrada do rio que leva até a cachoeira. E, apesar de venezuelana, a Salto Angel foi batizada em homenagem ao aviado norte-americano Jimmie Angel, que “descobriu” a cachoeira voando por cima dela sem querer em 1933.

angel falls

Tugela Falls – África do Sul

Localizada em Northern Drakensberg, na África do Sul, a Tugela Falls tem 948 metros de altura, ficando atrás apenas da Angel Falls. A queda mais longa tem cerca de 400 m. A princípio, quem vê a Tugela não tem noção do quanto é difícil chegar lá. Um bom condicionamento físico é essencial, já que a caminhada até o início da cascata pode durar umas 4 horas (sem contar a volta) – porém, todo o esforço será recompensado pela vista sensacional do penhasco Amphitheatre.  É um passeio que dura um dia inteiro, contando a viagem de carro até o local mais ida e volta da caminhada.

Kukenan Falls – Venezuela

E de novo a Venezuela aparece na lista, agora com a Kukenan Falls, queda d’água com 674 metros de altura. Ela deságua no rio Kukenan que fica localizado perto do Monte Roraima, logo ali na fronteira entre Brasil e Venezuela, região considerada sagrada pelos índios. Apesar de ser uma das maiores do mundo e a segunda maior venezuelana, a Kukenan é pouco visitada.

kukenan

Ramnefjellsfossen – Noruega

Representando os noruegueses, a Ramnefjillsfossen (cuja pronúncia já é um desafio) já foi listada como a terceira maior do mundo em várias publicações e deixada de fora em outras listas. Ela possui três quedas principais, sendo que a mais alta tem 600 metros. Toda a água que cai de lá vem das geleiras Jostedalsbreen e vai para o lago Lovatnet, no condado de Sogn og Fjordane, região noroeste da Noruega. Para ver a cachoeira de perto é preciso pagar uma taxa que serve para bancar a manutenção das estradas pavimentadas  que levam os turistas até as proximidades da Ramnefjellsfossen.

ramnefjellsfossen waterfall

Waihilau Falls – Havaí

Considerada como um ponto turístico mais pop, a Waihilau fica no Vale Waimanu, no Havaí. A queda de 792 metros está situada numa região abandonada na década de 40 e, desde então, ficou quase inalterada – é um dos poucos locais naturais da ilha praticamente intocados. Aliás, é considerado um sacrilégio apreciar caminhadas, belas paisagens, ir pro Havaí e não visitar a catarata Waihilau.

Waihilau Falls

Cataratas d Kaieteur – Guiana

A Guiana, nossa vizinha sul-americana, entra na lista com a Kaieteur, que é uma das cataratas que mais produzem volume de água no mundo, fazendo 663 metros cúbicos por segundo. É a 123ª mais alta do ranking, com 226 metros de altura e deságua no rio Potaro, na região central da Guiana. De acordo com a “bíblia” das cachoeiras, a Kaieteur é a 26ª mais bela do planeta.

Kaieteur Falls

Yosemite Falls – EUA

Situada no Parque Nacional Yosemite, é a cachoeira mais alta da América do Norte, com 739 metros de altura. Contém várias quedas divididas em superiores, médias e baixas. As superiores tem, em média, 440 metros de altura; as médias chegam a atingir 206 metros; e as baixas ficam a cerca de 98 metros do solo. Pra quem for visitar a Yosemite Falls, é recomendado tentar ir na região das cascatas médias, de onde a vista é melhor apreciada.

Yosemite Falls

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

Leia também:

Viagens clichês para fazer antes de morrer
Porto de Galinhas, paraíso natural em Pernambuco
Férias no Amazonas: opções de passeios em Manaus e região
5 destinos brasileiros para apaixonados por cachoeiras
Conheça as praias mais bonitas do Nordeste

Fotos: Dietmar Temps, Luiz Henrique, Adam A, Jhonny Catanho, Marthe Marie, Vasudev (Vas) Bhandarkar.

 

_728x90_CGH_SDU.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>