As melhores praias de Santa Catarina

A região sul do Brasil reúne diversas opções de belas praias com águas claras e areias brancas. Famosa por receber jovens do mundo inteiro através de diversão, Santa Catarina possui uma ótima infraestrutura e muita natureza para ser explorada.

O estado é desfrutável durante todo o ano, no inverno tem até neve, mas no verão, todos os olhos se voltam para suas praias, lagoas e dunas, especialmente as da capital Florianópolis. Separamos as melhores opções para quem deseja curtir o litoral catarinense.

Leia também:

30 praias incríveis que você precisa conhecer no Brasil
Turismo na Guarda do Embaú: o que ver e fazer
Toda elegância do Vale Europeu em Santa Catarina
Turismo em Florianópolis: o que ver e fazer

Praia das Laranjeiras:

Balneário Camburiú é uma das cidades mais visitadas do estado por fornecer uma ótima estrutura de hotéis, restaurantes e uma agitada vida noturna. A praia que mais faz sucesso entre os turistas é sem dúvidas a das Laranjeiras, seu diferencial começa antes mesmo de chegar ao local. Além dos meios convencionais de chegar a praia como carro, ônibus e até mesmo de barco ha também outra alternativa, o bondinho que da acesso até a praia ainda é o meio mais empolgante de conhecer a região, com uma ótima vista de uma área preservada da Mata Atlântica.

O bonde liga a Estação Barra Sul, que está fora dos limites da praia, até a estação Laranjeiras.

Laira Porto

Foto: Laira Porto

Praia do Rosa:

Localizada na região sul de Santa Catarina, a Praia do Rosa é a única praia brasileira que está no Clube das Mais Belas Baías do Mundo – organização não governamental criada em Berlim, na Alemanha, com o reconhecimento das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Com duas lagoas à beira mar, é cercada por vegetação nativa,  tornando-se um balneário bem charmoso com ótimas ondas, restaurantes sofisticados e pousadas de charme que encantam tanto aventureiros quanto viajantes exigentes.

Foto: Viamercosul

Praia da Joaquina:

A apenas 17 quilômetros do centro de Florianópolis, a mais famosa praia da capital tornou-se mundialmente famosa a partir da década de 90 por abrigar diversos campeonatos internacionais de surfe. Suas ondas perfeitas fazem do lugar o preferido por surfistas.

Além da praia e do surfe, as dunas também são famosas, consideradas as melhores do sul do país. Lá se criou o sandboard, uma espécie de surfe, mas na areia. Hoje é a atração principal dos que não se arriscam a pegar ondas no mar.

Foto: Susana Galeano

Lagoinha do Leste:

Distante da “civilização”, a Lagoinha do Leste é uma opção para quem gosta de atividades e muita natureza. A região reúne lagoa, costão e praias com ondas pequenas e pouco agitadas. Para chegar até a região é preciso fazer uma trilha ou acessar a praia através dos barcos que saem da Praia do Pântano do Sul. Apesar de possuir um terreno pedregoso, o percurso não oferece tantas dificuldades. Quem preferir um caminho mais longos e consequentemente mais paisagens maravilhosas, é possível fazer um trajeto alternativo que começa na Praia do Matadeiro e exige três horas de caminhada.

Foto: Anna Lysakowska

Praia do Campeche:

A Praia do Campeche está localizada no lado leste da ilha de Florianópolis e é uma das mais frequentadas graças as ótimas condições de acesso. Com aproximadamente 6 quilômetros de extensão, tem areia branca e água fria. As ondas fortes atraem surfistas e praticantes de outras modalidades esportivas.

Foto: Álamo Construtora

Praia Mole:

Surf. Paquera. Agito. Esporte. Esse é o espírito que parece envolver a Praia Mole e os seus frequentadores. Durante o dia, a praia recebe centenas de pessoas interessadas em práticas esportivas, ou simplesmente curtir um sol, acomodado na etensa faixa de areia. De noite, os esportes dão lugar as rodas de música ao redor de fogueiras.

mole

Foto: Gustavo Santos

Praia da Ferrugem:

Dunas, mar cristalino, ondas fortes de um lado e piscinas naturais de outro, é assim que se resume a maravilhosa Praia da Ferrugem, uma das mais bonitas de Garopaba. Além de curtir um sol, a praia também possui diversas opções de trilhas nos arredores, destacando a que liga a Praia da Ferrugem a Praia do Rosa, um caminho com 12 quilômetros que passa por grutas, montanhas e praias desertas.

Foto: Renan Antonietto

Guarda do Embaú:

Com a praia longa de areias claras e finas, suas ondas quebram na boca do Rio da Madre, o acesso à praia é pelo rio nadando ou de canoa. Existe uma pequena praia no canto Norte que pode ser alcançada por uma trilha , sem a necessidade de atravessar o rio.

Localizada dentro do município de Palhoça, 50 Km ao Sul de Florianópolis, seu acesso é feito pela estrada da Pinheira. Toda esta região fica ao lado do Parque Estadual Serra do Tabuleiro, uma grande área preservada.

Foto: Harley Guido Hennich

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

comentários

  1. Indico a Praia do Rosa. Esse lugar é ideal para quem quer curtir a natureza e descansar, com varias opções de passeio e gastronomia!

  2. Para quem prefere águas mais calmas, indico a Praia do Rosa, há uma lagoa de água salgada que é uma ótima opção para se refrescar no calor do verão, principalmente para quem tem crianças. Entre as atividades é possível praticar stand up paddle, andar de caiaque, windsurf e outras atividades aquáticas.