Bagan a incrível cidade com mais de 2000 templos

Imagine uma paisagem infinita, onde o horizonte é repleto de templos. Imagine infinitas maneiras de se perder em lugares que vão te deixar sem palavras. Imagine mil e uma histórias e lendas sobre reis, inimigos, batalhas e emboscadas. E acrescente isso tudo com o um dos lugares mais bonitos do mundo. Se você ainda não tem ideia do que estou falando, vou dizer apenas uma palavra: Bagan.

As ruínas de Bagan cobrem uma área de 16 milhas quadradas (41 km 2). A maioria dos seus edifícios foram construídos do século XI ao século XIII, durante o tempo em que Bagan era a capital do Primeiro Império birmanês. Atualmente só podemos observar em ruínas cerca de 2.200 templos, distribuídos em uma área de 25 quilômetros quadrados. Um maravilhoso local sobrevivente às catástrofes naturais e aos saques de tesouros e riquezas por séculos.

Leia também:

Veja a beleza dos templos mais impressionantes da Ásia
Grande Buda de Leshan a estátua gigante da China

Conheça o incrível e exótico Rio Encantado nas Filipinas
Os incríveis terraços de arroz em Honghe Hani na China
Conheça o arquipélago de Palau, paraíso em alto mar

16064246688_bc054333f9_z

Como chegar:

De avião, há voos das principais companhias saindo diariamente de Yangon (ex-capital de Myanmar, e o voo dura cerca de 1 hora), que por sua vez está conectada à Bangkok, Cingapura, Hanoi, Chiang Mai. Também de Yangon saem ônibus noturnos para Bagan. Outra opção é ir de barco (9 horas de viagem), saindo da cidade de Mandalay, em Myanmar.

História:

No ano de 1044, o rei Anawrahta, super poderoso e que tomou o trono a força, resolveu unificar grande parte da Birmania (hoje Mianmar) e implantou em Bagan o Budismo Theravada. O rei começou a construir templos e converter todos ao Budismo. A aceitação foi bem tranquila, pois eles tinham várias “seitas” e com o Budismo a população achou um caminho mais lógico e interessante ao entendimento das coisas. O rei  morreu logo, mas por 200 anos foram seguidas suas vontades e mais templos foram construídos.

Até que em 1287 outro rei acabou quebrando financeiramente a cidade, que foi então invadida por Kublai Khan (filho de Gengis Khan, da Mongólia) parando as construções. Ainda, em 1975 um fortíssimo terremoto danificou muito toda a região. Só em 1990 o governo resolveu investir e reconstruir tudo visando o turismo.

Em Bagan não espere encontrar templos grandiosos e ricos, todas as construções são bem rústicas, quase sem cores e pedras preciosas como ouro. Aqui o que realmente impressiona é a quantidade e tudo isso misturado entre as vilas. A visão do horizonte cheio de templos é linda.

3250770916_f66061a33a_zbagan2Bagan5bagan614135495286_735685a09f_zbagan4bagan8bagan7Lylian Soup bagan9

Qual a melhor época para conhecer Bagan?

Faz muito calor o ano todo, com as temperaturas sempre ultrapassando os 30 graus, ocasionalmente superando os 40 graus entre fevereiro e maio.

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

Leia também:

Destinos exóticos para visitar no Brasil
5 ilhas paradisíacas para conhecer na Ásia
As melhores cidades para visitar na República Tcheca
A terra dos Incas: descubra os principais atrativos turísticos peruanos
Viaje gastando pouco: descubra as cidades mais baratas para fazer mochilão

Fotos: Long Tran, Alubach, Barbany Robson, Terje Grimsgaard, Maciej Dakowicz, Michael Anderson, Eric Lafforgue, Oscar Tarneberg, Lylian Soup.

 

 

Booking.com