Brasília: o que ver e fazer no Distrito Federal

A ideia de se levar a Capital para o centro do País atravessou o Império e ressurgiu na República. Concretizada, finalmente pela coragem e visão de futuro de Juscelino Kubitschek, Brasília possui atributos que lhe outorgam inegável vocação para o desenvolvimento do turismo cívico. Afinal, é onde atuam os representantes eleitos pelos cidadãos de todos os estados para decidir o destino do Brasil.

Esse roteiro pretende despertar nos turistas que visitam a capital o sentimento de pertencimento e o resgate de valores cívicos e patrióticos. Para facilitar esse contato, foram desenvolvidas seis rotas temáticas a partir das características históricas de brasília.

A Rota Antecedentes da Capital apresenta uma época da cidade, com atrativos que indicam fatos importantes sobre a mudança e seus antecedentes históricos.

A Rota da Construção de Brasília, dá evidência ao processo de construção da Capital Federal, destacando seus primeiros marcos, prédios e espaços.

A Rota da Democracia e da Soberania Nacional, mostra os poderes constituídos da República, seus símbolos e os órgãos que zelam pela democracia e pela soberania nacional.

Rota Cultura e Concreto, evidencia a monumentalidade de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Rota Brasília Cidade Parque mostra a vivência do visitante com a cidade criada por Lucio Costa, valorizando as escalas residenciais e bucólicas, humanizadas pelos brasileienses e a Rota Brasília de Todos os Povos e Nações, que mostra as tradições culturais de povos, nações e dos brasileiros com a sua história.

Principais atrativos da cidade:

Palácio da Alvorada

Residência oficial do Presidente da República, é uma das obras primas de Oscar Niemeyer. Foi projetado em 1956, antes mesmo da escolha do plano piloto de Brasília.

8562183509_f13bae56f4_k

Planetário de Brasília

O Planetário de Brasília fica localizado no centro da capital, entre a Torre de TV e o Centro de Convenções. Ele foi totalmente revitalizado e conta com exposições, oficinas, aulas, exibições de filmes, biblioteca digital equipada com computadores com acesso à internet, e mobiliário adaptado, como cadeiras inclinadas, além de três salas para reuniões e área de alimentação dentre outros.

11339041205_695ac206f2_b

Pontão do Lago Sul

O Pontão do Lago Sul é um dos lugares para quem busca diversão e tranquilidade em Brasília. Considerado o maior centro de entretenimento e lazer da capital o Pontão do Lago Sul conta com ótima estrutura, bares, restaurantes além de uma bela visão para o Lago Paranoá.

11582803173_4b3a9fc5d7_k

Parque da Cidade Sarah Kubitschek

Fundado em 1978 o parque é o maior de Brasília e do mundo, com 420 hectares, sendo maior que o próprio Central Park em Nova York que possui somente 320 hectare.

ermida-dom-bosco

Jardim Botânico de Brasília

Que tal conhecer o primeiro Jardim Botânico do Brasil de ecossistema predominante de cerrado? Pois assim é o Jardim Botânico de Brasília, que oferece mais de 5 mil hectares com diversas plantas nativas e exóticas.

jardim botanico

Jardim Zoológico de Brasília

O Jardim Zoológico de Brasília foi inaugurado em 1957, antes mesmo da capital do Brasil. O parque do Zoológico ocupa uma área de 139,75 hectares e conta com diversas espécies de animais do Brasil e do mundo, sempre bem cuidados.

16393656743_e351710842_k

Museu Nacional de Brasília

O Museu Nacional é integrante do Conjunto Cultural da República. É um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes e mostra o que há de melhor na arte brasileira.

Museu Nacional de Brasília

Museu da Cidade de Brasília

O Museu da Cidade foi projetado por Oscar Niemeyer com o objetivo de preservar os trabalhos relativos à história da construção de Brasília. É o museu mais antigo da capital, foi inaugurado no dia 21 de abril de 1960 – mesmo dia da inauguração da cidade e representa um marco histórico, pois a inauguração representou a transferência oficial da Capital do RJ para Brasília. Possui uma exposição permanente com inscrições históricas também transcritas em Braille. Integra o Conjunto Cultural Três Poderes.

museu nacional

Estádio Nacional de Brasília – Mané Garrincha

O Estádio Nacional de Brasília, também conhecido como Estádio Nacional Mané Garrincha, Estádio Nacional de Brasília ou simplesmente Mané Garrincha, é um estádio de futebol e arena multiuso brasileiro localizado na região administrativa de Brasília, no Distrito Federal.

14607796994_1b660d49d4_h

Memorial dos Povos Indígenas

Construído em 1987, o Memorial dos Povos Indígenas foi projetado por Oscar Niemeyer em forma de espiral que remete a uma maloca redonda dos índios Yanomami. O espaço tem área construída de 2.984,08m2, com acesso principal através de uma rampa.

16467799368_e631613387_k

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Pojetada por Oscar Niemayer, foi inaugurada em 31/5/1970. Possui 40 m de altura com 16 arcos de concreto armado circundados por um espelho d’água. A cruz metálica de 12 m de altura no topo foi benzida pelo Papa Paulo VI, doador do altas.

3062626377_a108cb3d79_b

Palácio do Planalto

Inaugurado em 21/4/1960, abriga a sede do Poder Executivo, lugar de trabalho do Presidente da República. No primeiro andar estão as salas nobres de audiências e salões de banquetes; no segundo fica o gabinete do Presidente da República; e no terceiro, os gabinetes Civil e Militar. Seu acesso é feito pela famosa rampa. Apresenta troca de guarda a cada 2 horas e todas as sextas-feiras às 17h30, realiza-se a cerimônia de arriamento da bandeira com a presença de bandas e Dragões da Independência.

palacio

Memorial Juscelino Kubitschek

Localizado em um dos pontos mais altos de Brasilia, o Memorial JK foi construído no espaço em que, no 3 de maio de 1957, antes mesmo da transferência da Capital, foi celebrada a 1ª missa de Brasília, por Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, Cardeal Arcebispo de São Paulo.

leonardo martins

Congresso Nacional

O Congresso Nacional foi projetado por Oscar Niemeyer e é sede do Poder Legislativo brasileiros. Os blocos em forma de H têm 28 andares e abrigam atividades administrativas. No seu interior, encontra-se vasto acervo cultural e paisagístico.

7933834960_0321cba6e3_b

Torre de TV de Brasília

A Torre de Televisão de Brasília é um projeto de Lúcio costa que alia o lazer à funcionalidade. Além de funcionar como uma torre de televisão, o local oferece aos turistas uma já tradicional feira de artesanato, aberta aos finais de semana e um mirante a 75m que dá ao visitante uma vista incrível da cidade.

8252317989_4bbbb506bb_k

Ponte JK Brasilia

Eleita em 2003 como a ponte mais bonita do mundo pela Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos, a Ponte Juscelino Kubitschek é um exemplo de arrojo arquitetônico que faz jus ao espírito de mudança que foi o marco da construção de Brasília (obra do arquiteto Alexandre Chan ).

ponte jk

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

Leia também:

100 destinos para conhecer no Brasil
Jovem dá a volta na Europa gastando apenas 1 euro por dia
Americano viaja durante 50 anos e conhece todos os países do mundo
Viajando o mundo como voluntário: uma viagem para o bem
Destinos exóticos para visitar no Brasil

Francisco Aragão, Israel Batista, João Eduardo Ferreira Neto, Silvana Bertolucci, Agência Brasília, Rodrigo Maia, Kianoosh Raik, Karlão de Natal, Bruno Pinheiro, Ana Kléa Moraes, Leonardo Martins, Leandro Discaciate.

Fonte: Soubrasilia.com

 

Booking.com

comentários

  1. Im obliged for the blog.Thanks Again. Want more.

  2. Looking forward to reading more. Great blog.Really looking forward to read more. Great.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *