Cachoeira do Santuário, atração indispensável na Chapada das Mesas

A cachoeira fica escondida entre um imponente cânion, como se fosse um segredo a ser descoberto. A água despenca de uma altura de 46 metros formando um enorme lago com águas geladas.

O Complexo da Pedra Caída é o principal balneário com atrações na Chapada das Mesas, são 25 cachoeiras que podem ser visitadas no espaço, o turista também pode usufruir de piscinas, serviços de hospedagem e restaurante ou fazer atividades de aventura como tirolesas, andar em um imenso teleférico e caminhar por trilhas para observar as belezas da região.

A Cachoeira do Santuário é a grande atração do complexo, para chegar nela o turista precisa caminhar por 600 metros em uma ótima estrutura que garante segurança. No percurso os mais corajosos podem caminhar sobre uma ponte pênsil que cruza um enorme cânion, os menos corajosos podem se divertir na segunda parada que contém diversas quedas d’água que deslizam sobre os paredões das rochas que formam o cânion.

Na última parte do caminho os visitantes precisam caminhar em meio aos paredões do cânion com água até a cintura, durante alguns momentos o enorme som do fluxo da água é a sua única referência de caminho. A cachoeira do santuário fica escondido em meio aos paredões rochosos, sua enorme queda despenca de 50 metros de altura em uma piscina com 1,5 metro de profundidade. O enorme fluxo de respingo geram uma nuvem de água pelo ar o tempo todo, sendo praticamente impossível tirar uma foto perfeita.

Leia mais:

Conheça o Parque Nacional da Chapada das Mesas, no sul do Maranhão
Cachoeira do Santuário, atração indispensável na Chapada das Mesas
Poço Azul encanta turistas na Chapada das Mesas no Maranhão
Chapada das Mesas: conheça a Cachoeira do Itapecuru
Chapada das Mesas: Cachoeiras do Prata e São Romão

Foto: Chapada William Miranda

Foto: Flickr – Iet_alberto

Foto: Otávio Nogueira

Foto: Fabian Kron

Foto: Chapada William Miranda

Foto: Otávio Nogueira

Foto: Fabian Kron

Foto: GOVMA

Melhor época para visitar a Chapada das Mesas:

A região da Chapada das Mesas tem temperaturas elevadas durante o ano todo. Em julho as praias fluviais do Tocantins aparecem e são invadidas por turistas da região. As estações predominantes são o inverno (de Setembro a Maio época em que são freqüentes as trovoadas) e o verão (de Junho a Agosto).

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis