Cânion do Xingó – Desbravando as belezas do Rio São Francisco

O Cânion do Xingó é a principal atração turística do estado de Sergipe. O simbólico Rio São Francisco tem sua nascente no estado de Minas Gerais e deságua no sul de Alagoas, passando também pelos estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe. Seu grande destaque é o Cânion do Xingó que possuí uma beleza rara. A atração é formada por enormes paredões em tons alaranjados que se destacam em meio às águas verdes do Rio São Francisco. Cheia de histórias sobre a cultura nordestina e do cangaço, que nos anos 30, teve um grande marco no Brasil, ficando conhecido mundialmente pelos feitos de Lampião, Maria Bonita e seu bando.

O acesso para os cânions está na pequena cidade de Canindé, no sertão sergipano, a 220km de distância da capital Aracaju. A estrada que corta o estado passa por 7 cidades e inúmeras paisagens em meio a caatinga, que vão se transformando com os enormes pedregulhos e cactos típicos da região, como o xique-xique, palma e mandacaru, que brotam do chão em uma vegetação rasteira típicas do sertão. No caminho várias casinhas modestas com famílias sertanejas conversando na calçada, revelam um pouco da calmaria do sertão nordestino.

Quando chegar em Canindé procure pela estrada que leva ao restaurante Karrancas a beira do Rio São Francisco. Lá o visitante pagará pela entrada na atração e pode usufruir do espaço que conta com uma pequena praia de água doce particular, um ótimo restaurante com mais de 40 opções de pratos regionais e até mesmo um helicóptero que oferece passeios rápidos sobrevoando o velho Chico.

O Cânion do Xingó surgiu após o represamento das águas do Rio São Francisco para a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó, na divisa entre Alagoas e Sergipe.  São 60km de extensão onde a água do rio pode alcançar 190 metros de profundidade em alguns pontos.

12800164_1095189890501489_3008983619935812015_nIMG_6666 IMG_6727

Para chegar no 5º maior cânion navegável do mundo é preciso percorrer 18 km em charmosos catamarãs que suportam até 250 passageiros. O passeio dura em média 3 horas, sendo 1 hora para chegar até o cânion, 1 hora para banho e outra para voltar. Na viagem os funcionários da embarcação apresentam histórias regionais e curiosidades sobre o Rio São Francisco e as cidades do entorno. A embarcação também oferece banheiros, duchas e um restaurante compacto com opções de petiscos e bebidas. Durante o percurso o visitante segue admirando a imensidão do Rio São Francisco, cercado por montanhas iluminadas pelo forte azul do céu, quase sempre com poucas nuvens.

IMG_6676IMG_6714

Existe um apoio fixo da empresa que faz as travessias até a atração. Lá os turistas são convidados a sair do barco e se refrescar em um banho revigorante em dois espaços cercados por uma rede, uma de 1 metro de profundidade perfeita para crianças e outra com até 5 metros, com boias disponíveis para que o visitante não precise fazer grandes esforços, apenas relaxar e aproveitar esse momento único. Na parada é possível comprar alguns artesanatos expostos no próprio deck de apoio. Canoas circulam entre os Cânions mais estreitos do rio, nesse trecho os fortes raios de sol refletem na água que espelham luzes em todo o paredão, uma paisagem cênica, que tem em média 100 m de percurso.

IMG_6416IMG_6431IMG_6688

Os barcos que saem do restaurante Karrancas embarcam todos os dias, sempre as 9:00 / 10:30 / 11:30 / 14:00, podendo aumentar o número de saídas em épocas de alta temporada como nos meses de Junho e Julho, e de Novembro a Fevereiro.

Na volta para Aracaju as agências que realizam o passeio fazem uma parada na Casa de Doces Caseiros da Dona Nena, localizada à margem da rodovia, no município de Nossa Senhora da Glória. Os destaques são os doces queijo e leite, sempre fresquinhos.

Como chegar:

De Ônibus:
Para chegar a Canindé de São Francisco você pega o ônibus na rodoviária velha de Aracaju. Há várias saídas diárias.

Excursões:
Se você não vai visitar a região em um veículo próprio, para facilitar a viagem vale a pena contratar um receptivo que te leve com segurança até local. Saindo de Aracaju indicamos a agência Crystal Tour.

+info:

Restaurante Karrancas
Praia Beiro Rio, 01 – Zona Rural
Canindé de São Francisco
reservas@mturxingo.com.br
Tel:(79) 9869-6428

Crystal Tour
Rua Urbano Neto, 121 – sala 01 – Coroa do Meio
Aracaju – SE
crystalreceptivo@uol.com.br
www.crystalreceptivo.com.br
Tel: (79) 3255-4479 / (79) 99908-001

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

Praias de água doce encantam turistas na região norte
10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil
Destinos brasileiros para apaixonados por montanhas
Destinos paradisíacos: as piscinas naturais mais lindas do Brasil
Vilas e vilarejos super charmosos que você precisa conhecer no Brasil

Fotos: Gustavo Albano.

Booking.com

comentários

  1. Pingback: Conhecendo o Cânion do Xingó, no rio São Francisco | Catraca Livre

  2. Pingback: Confira as notícias publicadas em 15.03.16 | CBH São Francisco

  3. I am so grateful for your article.Really looking forward to read more. Will read on…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *