Cavalcante, o pedaço mais sossegado da Chapada dos Veadeiros

Pacote_saldao_300x250

Localizada em meio às belezas naturais do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a cidade de Cavalcante em Goiás, vem crescendo no gosto popular de viajantes com perfis aventureiros e amantes da natureza por inúmeras razões. Sua geografia acidentada e abundância de águas que brotam e recortam essa região do cerrado formam inúmeras cachoeiras em uma área cheia de paisagens de tirar o fôlego.

A Chapada dos Veadeiros já é um grande destino turístico nacional graças a alguns cartões postais do destino e ao misticismo e exotismo presentes no município de Alto Paraíso e da Vila de São Jorge. Diferente desse universo mais alternativo, Cavalcante cativa seus visitantes com seu clima de sossego, suas ruas tranquilas, quase sem movimento de turistas e moradores, pela história e pelo cenário surreal composto de gigantescas serras forradas por veredas e vegetação rasteira, que podem ser avistadas em qualquer ponto da cidade.

O município ocupa 60% do território da Chapada dos Veadeiros e dispõe também de construções históricas, mirantes, formações rochosas peculiares e maravilhosos banhos de rios. Se você gosta de história, vai se maravilhar com a região do Vão das Almas e o Vão do Moleque, áreas que abrigam até hoje a última comunidade quilombola descoberta no Brasil. Essas comunidades são originalmente formadas por descendentes dos primeiros escravos que fugiram dos cativeiro e organizaram quilombos, passando a viver isolados, construindo para si uma identidade e uma cultura próprias, com os elementos africanos de sua origem.

Mesmo apresentando uma grande quantidade de quedas d’água (passando de centenas), as cachoeiras de Cavalcante não estão tão próximas do município, sendo necessário a contratação de guias para a grande maioria das atrações, apenas cachoeiras em propriedades privadas onde já existe uma estrutura turística possuem trilhas auto guiadas.

Leia também: Guia completo da Chapada dos Veadeiros

O que fazer:

Cachoeira Santa Bárbara

As águas claras da Cachoeira de Santa Bárbara é um dos principais cartões postais da Chapada dos Veadeiros, sua cor intensamente azul é devido ao fundo do poço onde a queda d’água desaba ter um fundo de areias finas e brancas.

A atração é acessada através de uma comunidade kalunga onde é necessário fazer uma trilha em direção ao pequeno oásis em meio a um enorme território com mata rasteira,característica típica do cerrado.

Foto: Joachim Rembold

Foto: Joachim Rembold

Cachoeira da Capivara

Uma das mais belas cachoeiras de Cavalcante, mais precisamente na Comunidade Kalunga do Engenho II. A Cachoeira da Capivara é uma ótima alternativa para quem deseja desfrutar o melhor que o município tem a oferecer, pois além de belíssimas queda d’aguas, há também um mirante com uma vista espetacular.

Foto: Flickr - Nova Origem

Foto: Flickr – Nova Origem

Cachoeira Veredas

Para chegar até a cachoeira Vereda é necessário fazer uma trilha de 1500m até a base de um enorme cânion, depois é só percorrer um curto caminho em meio a rochas e o rio, realizando pequenas escaladas, a recompensa é uma magnífica queda d’água com 90m de altura.

Foto: Lívia Buhring

Foto: Lívia Buhring

Ponte de Pedras

Um impressionante arco de pedras natural com 30m de altura passando por cima do Rio São Domingos localizado no limite do parque nacional, uma espécie de divisor natural do Parque.

Foto: Adelano Lázaro

Foto: Adelano Lázaro

Cachoeiras do Prata

Localizadas na Fazenda Ouro Fino em uma propriedade privada, as cachoeiras do Rio do Prata estão a 67km de Cavalcante em uma região fantástica da Chapada dos Veadeiros onde o Rio Prata corre e despenca em várias quedas sucessivas formando o complexo.

Foto: Jurandir

Foto: Jurandir

Cachoeira Ave Maria

A cachoeira fica na Serra da Ferradouro e despenca em uma queda de 120m, cortando um imenso paredão. O visual pode ser observado do mirante Nova Aurora, a 14km do centro de Cavalcante.

9-ave-maria

Foto: Eduardo Vessoni

 

Outros atrativos em Cavalcate:

  • Comunidade Kalunga Engenho II
  • Vão das Almas
  • Vão do Moleque
  • Cachoeira do Segredo
  • Águas Quentes de Caldas
  • Cacheira Barroco
  • Serra da Nova Aurora
  • Serra da Boa Vista
  • Cachoeira Santa’Ana
  • Cachoeira Renascer
  • Cachoeira São Bartolomeu
  • Vale das Araras
  • Cachoeira Toca da Onça
  • Parque Municipal do Lava-Pés
  • Reserva Bacupari
  • Cachoeira Véu da Noiva
  • Cachoeira São Félix
  • Cachoeira Poço Encantado
  • Cachoeiras Rei do Prata e Urubu Rei
  • Cachoeira Candarú

Como chegar:

De avião
O aeroporto mais próximo é o Juscelino Kubitschek em Brasília.

De ônibus
Para quem vai de ônibus, a viação Santo Antônio opera os trajetos de Brasília, saindo da rodoviária do plano piloto, até Cavalcante (passando por Alto Paraíso). Outra opção é pegar um ônibus da viação Real Expresso para Teresina de Goiás, de onde você deverá pegar outra condução para Cavalcante.

De carro
Localizada a 322 km de Brasília, a 498 km de Goiânia e a 85 km de Alto Paraíso, a melhor maneira para se chegar a Cavalcante é de carro. O acesso a cidade é feito pela estrada GO-118. Depois que passar por Alto Paraíso, você deve seguir mais 65 km até Teresina de Goiás, de onde você pegará um trecho de 20 km até Cavalcante.

Melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros:

A Chapada dos Veadeiros recebe turistas durante o ano inteiro. A temperatura média anual é de 24 a 26ºC. A melhor época para práticas de aventuras é o período de estiagem, quando a temperatura está mais baixa, chove pouco e as pedras não estão quentes nem escorregadias, evitando acidentes e queimaduras.

A melhor época para visitação de Abril a Outubro, sendo que nos meses de Julho e Agosto as águas estão mais cristalinas devido ao período de maior seca no cerrado.

Onde ficar:

Vale das Araras
Ch Vera Cruz, s/n
Cavalcante – GO
[email protected]
www.valedasararas.com.br
Tel: (62) 9665-4447

Pousada Aldeia Cayana
Estr. Cavalcante / Colina do Sul S/N, km. 4
Cavalcante – GO
[email protected]
www.pousadacayana.com.br
Tel: (61) 3245-7735 / (61) 9986-8806 / (62) 9914-7446

Tapuio Park Hotel
Rodovia para Colinas, Km 02 Zona Rural
Cavalcante – GO
[email protected]
www.tapuioparkhotel.com.br
Tel: (61) 9827-5587

Receptivos:

Agência Zaltana
Rua Borba Gato Quadra 24 lote 191 – Centro
Cavalcante – Goias
www.zaltanaecotur.com.br
Tel: (62) 3494-1357 / (62) 9820-3482 / (62) 9616-8368

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

10 cachoeiras imperdíveis para conhecer na Chapada dos Veadeiros!
Hospedagem em Alto Paraíso de Goiás: Pousada Alfa & Ômega

Vale da Lua, encantos e mistérios na Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros um paraíso no coração do Brasil
Cachoeiras em Alto Paraíso de Goiás – Almécegas I e II
8 cachoeiras com águas cristalinas para conhecer no Brasil

_728x90_CGH_SDU.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>