Chapada das Mesas: Cachoeiras do Prata e São Romão

Atualizada em:

As cachoeiras mais volumosas do Parque Nacional da Chapada dos Mesas, tem acesso apenas por veículos 4×4, o que torna o passeio uma aventura ainda mais emocionante

Denominado parque nacional em 1995, a Chapada das Mesas acolhe um cenário surreal composta de diversos morros com formatos pitorescos, inúmeras nascentes de água potável e uma fauna e flora bem diversificada, mas os destaques ficam por conta das magníficas quedas d’água, que desatacam essa região ainda pouco desbravada pelos turistas como um verdadeiro santuário para os amantes da natureza.

A Cachoeira do Prata e do São Romão estão localizadas dentro da reserva e são alguns dos destaques da Chapada das Mesas. Por terem difícil acesso, essas duas atrações fazem parte de um circuito que é realizado em apenas um dia.

Para chegar até as cachoeiras é necessário percorrer 30 km de asfalto na estrada que leva até Balsas, e um percurso de 50km de estrada de areia fofa onde apenas veículos 4×4 conseguem seguir o trecho.

No caminho os visitando se deparam com as mais belas serras do parque nacional, passando por alguns povoados com uma grande quantidade de buritis, árvore que indica a presença de água em um determinado local. Com sorte é possível avistar alguns pássaros da região como tucanos, araras e siriemas.

A primeira cachoeira do roteiro é a Cachoeira do Prata, a queda d’água fica dentro de uma área privada que cobra uma pequena taxa de preservação do espaço. O terreno conta com áreas de lazer, redário e uma lanchonete simples.

Uma pequena trilha de fácil acesso, leva até uma ponte pênsil onde nos deparamos com a magnífica cachoeira de 26 metros de altura. A Cachoeira do Prata pode mudar de acordo com a época, nos períodos mais secos a queda diminui seu fluxo de água e se transforma em duas quedas, na época de chuva as duas quedas se encontram formando um enorme véu.

Foto: Otávio Nogueira
Foto: Otávio Nogueira
Foto: Otávio Nogueira

A Cachoeira de São Romão é uma das maiores e mais fascinantes do destino, saindo da Cachoeira do Prata é preciso pegar mais uma hora de estrada até a segunda queda que tem 35 metros de altura. O grande destaque é o caminho fascinante que leva o visitante atrás da queda d’água, em uma enorme gruta fechada pela cortina de água despejada pela cachoeira.

Foto: Otávio Nogueira
Foto: Otávio Nogueira

» Guia completo da Chapada das Mesas
» Chapada das Mesas: conheça a Cachoeira do Santuário
» Poço Azul encanta turistas na Chapada das Mesas no Maranhão
» Chapada das Mesas: conheça a Cachoeira do Itapecuru

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima