Cidades e principais atrações turísticas para conhecer na Polônia

Repleto de palácios, castelos, igrejas e cidades históricas, a Polônia vem atraindo cada vez mais turistas a procura da sua rica cultura e os belos cenários que nos remetem a contos de fadas. Fazendo fronteira com países bastante turísticos como Alemanha e República Tcheca, a Polônia possui fácil acesso das principais cidades europeias e pode ser um ótimo destino turístico se você pretende conhecer um lado menos explorado da Europa.

Marcada pela sombra da II Guerra Mundial, o país ficou esquecido no ramo turístico durante muitos anos. Hoje a Polônia oferece estrutura completa para turistas e cidades como Varsóvia, Cracóvia e a pequena Wadowice – berço do Papa João Paulo II.

A capital Varsóvia, localizada as margens do rio Vístula, foi completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, como retratado no premiado filme O Pianista, de Roman Polanski, mas ao longo do tempo foi reconstruída nos mínimos detalhes e hoje seu centro histórico (Stare Miasto) é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e oferece atrações como palácios, museus, restaurantes e cafés espalhados pelas ruas além de um eficiente sistema de transporte.

warsaw1 warsaw2 warsaw3 18664794102_77d25ea6e8_k

  • Parque Lazienki – Principal parque da cidade, possui vias para longas caminhadas e abriga o Palácio de Lazienki bem em frente a um maravilhoso lago.
  • Old Town – Cercada de bares e restaurantes, a cidade velha é composta com diversas construções com arquitetura tipíca, local ideal para conhecer caminhando.
  • Museu da Revolta de Varsóvia – O Museu mostra toda a história de como o povo polonês se reerguiu após os ataques da Segunda Guerra Mundial.
  • Krakowskie Przedmiescie – Avenida de Varsóvia que liga a cidade nova à velha, repleta de palacetes, igrejas, belos hotéis, bares e parques.
  • Castle Square – O Castelo Square é uma das principais atrações da cidade. Totalmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial, foi totalmente reerguido e fica bem em frente a principal praça da cidade velha.
  • Basílica de São João Batista – A ingreja mais antida de Varsóvia, construída em 1339.

Conhecida como a jóia da Polônia, a romântica Cracóvia encanta com seus mais de 1000 anos de história. A cidade já foi capital do país e capital do governo geral nazista durante a II Guerra Mundial. Segunda a lenda, Cracóvia foi construída em cima de uma caverna que o corpo do dragão morto pelo rei mítico Krak. Tradicionalmente a cidade é um dos principais centros da vida acadêmica, cultural e artística da Polônia e um dos polos econômicos mais importantes, recebendo o título de Capital Europeia da Cultura no ano 2000.

carcovia 16273647942_5ec4d64101_z 4422279909_ea17e6cfa0_b20239362046_c2cd3cf509_b

  • Catedral de Wawel – Localizada na mesma colina do Castelo de Wawel, a bela catedral abriga os corpos dosreis Sigismundo I e II.
  • Praça do Mercado – Local amplo aonde se encontram vários restaurantes, ao seu redor, além de algumas atrações turísticas.
  • Cidade Velha – Um dos pontos mais visitados do país, a cidade velha abriga casarões medievais e igrejas históricas. O local foi declarado Patrimônio ad Humanidade em 1978.
  • Basílica de Santa Maria – Um dos principais cartões postais da cidade, a igreja possui arquitetura gótica e a cada uma hora reproduz um som de clarinete tocada no alto da torre.
  • Kazimierz – Bairro judeu da cidade.
  • Minas de sal de Wieliczka – Passeio popular a 15 km da cidade onde encontram se dezenas de esculturas feita de sal, inclusive uma igreja completa, que demorou cerca de 30 anos para ficar completa.

Poznan é a 5° maior cidade da Polônia e foi o berço do estado Polaco, sendo a primeira capital da Polônia. Seu nome significa “encontrar”, dizem que o nome se deu ao reencontro entre 3 irmãos que não se viam a muito tempo e o encontro se deu onde hoje é a cidade. Em homenagem a este dia, eles deram o nome da cidade e foi a partir deste evento que a Poznan e a Polônia nasceram.

4173232245_5b64517eeb_b pozna pozna3 pozna4

Localizada na província de Pomerânia, a cidade portuária de Gdansk tem influências arquitetônicas germânicas, holandesas e flamencas. pontos turísticos interessantes. A cidade também tem fortificações preservadas, classificadas como as maiores da Europa, um destino bem conhecido do país e uma ótima opção de parada se você está pretendendo explorar a Polônia.

gdansk gdansk2 6920884553_cfc4954eac_b 8244787668_9715ce83a7_k

  • Igreja de Santa Maria – Maior igreja feita de tijolos da Europa, com capacidade para 35 mil pessoas.
  • Catedral de Oliwa – Construída entre os séculos 13 e 18 com um comprimento de 107 metros, a catedral é a maior igreja da Polônia.
  • Artus Court – Usado antigamente como ponto de encontro de comerciantes e um centro de atividade social no passado. Hoje, ele é um ponto de interesse de inúmeros visitantes e uma filial do Museu de História de Gdansk.
  • Museu Nacional de Gdansk – Localizado em um antigo convento franciscano, foi construído em estilo gótico no final do século 15. Este museu foi inaugurado em 1872 e as obras de arte daquela época ainda constituem o núcleo das coleções.

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

5 cidades para conhecer na Suiça
10 destinos para você visitar quando estiver na Holanda
As melhores cidades para visitar na República Tcheca
Conheça Praga na República Tcheca, uma das cidade mais bonitas do Leste Europeu
Todo o encanto da Romênia: 3 destinos para visitar no país
Conheça 7 rotas turísticas para fazer de trem na Europa

Fotos: Frans Sellies, Giuseppe Milo, Margrét Adamsdóttir, kike fernandez, Antonio Martín, Bjonar Andersen, Teemu Pöntelin, Rosmarie Wirz.