Círio de Nazaré em Belém, a maior festa religiosa do Brasil

Atualizada em:

No Pará o mês de outubro é marcado pela maior manifestação de fé do mundo, o Círio de Nazaré traz milhares de fiéis dos quatros cantos do mundo para o acompanhar a imensa procissão que reúne mais de 2 milhões de fiéis todos os anos que fazem diversas manifestações e homenagens para Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.

O início da imensa manifestação de fé no Pará, teve início em 1700 quando o caboclo Plácido José de Souza encontrou uma pequena imagem da Senhora de Nazaré às margens do Igarapé Murutucú. Após o encontro do objeto, Plácido teria levado a imagem da santa para a sua casa e, no outro dia, ela já não estava mais lá. Em seguida o caboclo retornou ao local e para sua surpresa a imagem estava no mesmo lugar. O fato se repetiu inúmeras vezes e a notícia se espalhou rapidamente e a “Santinha” foi levada para o Palácio do Governo e hoje tradicionalmente, a imagem é levada da Catedral Metropolitana até a Basílica de Nazaré.

O Círio de Belém foi registrado em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Além do grande ato realizado no domingo, o Círio de Nazaré também participa de outras manifestações de devoção, como a romaria fluvial, automobilística e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena.

A celebração começa com uma missa em frente à Catedral da Sé por voltas das 5h30 da manhã com duração de 1 hora e em seguida é iniciada a procissão que percorre várias ruas de Belém em um percurso de 3,6 quilômetros. O maior círio da história ocorreu em 2004 com duração de 9 horas e 15 minutos.

O termo Círio vem da palavra latina “cereus”, que significa vela grande, a principal oferta dos fiéis nas procissões em Portugal, com o tempo passou a ser sinônimo da procissão de Nazaré aqui Belém e de muitas outras pelas cidades do interior do Pará.

Foto: Flickr - Lombra
Foto: Flickr – Lombra
Foto: Hamilton Braga
Foto: Hamilton Braga
Foto: Rosinei Vasconcelos
Foto: Rosinei Vasconcelos
Foto: Papy Leite
Foto: Papy Leite
Foto: Flickr - Lombra
Foto: Flickr – Lombra
Foto: Rosinei Vasconcelos
Foto: Rosinei Vasconcelos
Foto: Walter Costa
Foto: Walter Costa
Foto: Fernando Miceli
Foto: Fernando Miceli

» Quer viajar para Belém? Veja 18 fotos da exótica capital paraense
» Ilha do Marajó – Turismo exótico no Pará
» Praias de água doce encantam turistas na região norte
» Veja o lugar que ficou conhecido como caribe amazônico

 

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima