Como viajar o mundo de carona em veleiros e embarcações

Site reuni barcos e veleiros para você trocar trabalho por viagens ao redor do mundo

Você pode, por exemplo, cruzar do Panamá ao México, tudo isso sem pagar nada viajando em embarcações de diferentes tamanhos. Como contribuição você ajuda nas tarefas do dia a dia, trabalhando nas mais diversas atividades. As viagens são dividas em três categorias: recreativas, profissionais e comerciais. Embora a maioria das oportunidades sejam para trabalhar em embarcações menores como veleiros e barcos de pequeno porte. Os destinos? Expedições pelos lugares mais fascinantes do mundo, perfeito para quem quer uma experiência totalmente diferente do comum.

Quer viajar de carona em barcos e veleiros? As oportunidades podem funcionar como uma troca, onde o viajante se candidata para um trabalho voluntário ou sendo remunerado, fazendo um acordo onde a pessoa recebe pelo período de trabalho. Tudo isso negociado direto com o proprietário da embarcação. Hoje em dia está cada vez mais fácil encontrar oportunidades como essas, já falamos aqui sobre profissões para você trabalhar viajando, onde você mantém sua carreira profissional e só adapta seu trabalho para um estilo nômade. E também tem como trocar trabalho em hostels ao redor do mundo para quem não se anima com a ideia de morar em um barco, essa funciona basicamente igual, onde você recebe hospedagem e às vezes alimentação em troca de poucas horas de trabalho. Essa nova onda colaborativa que tem surgido, busca permitir que pessoas possam viajar gastando menos, podendo conhecer diferentes lugares do mundo.

 

Como conseguir carona em veleiro?

A cultura do veleiro é muito mais ampla do que imaginamos e está cada vez mais em ascensão. No mundo da vela há três formas muito comuns de viagens, são elas:

  • Viajando como turista: você paga um valor por dia e desfruta de todo o conforto da viagem sem esforço.
  • Viajando como carona: o capitão busca companhia para a viagem e também alguém para auxiliar nas tarefas do dia a dia, como manter a limpeza e cozinhar durante a viagem. Nessa você não paga nada, mas também não recebe dinheiro pela troca.
  • Viajando como funcionário: o capitão contrata você como um funcionário, as vagas podem variar conforme o tipo de viagem e embarcação.

Leia também:

Os melhores destinos para fazer um mochilão
10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil
Hostels no Brasil onde você troca trabalho por hospedagem grátis
Descubra as cidades mais baratas para fazer um mochilão
50 destinos com águas absolutamente claras para você conhecer no Brasil

Uma das formas de encontrar vagas para trabalhar a bordo em viagens de barco, é a rede social Find a Crew, em português “encontre uma tripulação”, a iniciativa busca conectar donos de barcos com pessoas interessadas em trabalhos a bordo, viajando como funcionário ou como carona. No site há a opção de cadastro gratuito, onde há algumas limitações para contacta as vagas e uma outra opção premium, onde os contatos com os donos dos barcos é feito por mensagem direta. Entretanto, mesmo na opção free é possível encontrar uma oportunidade, basta criar o seu perfil e enviar alertas para as vagas de interesse. A rede social está apenas em italiano e em inglês, mas é bem intuitiva.

No Brasil o site Sail Brasil, um dos maiores sobre veleiros e barcos, tem uma categoria que funciona da mesma maneira, intermediado donos de barco com pessoas que querem ser tripulação e viajar de carona. O site é totalmente gratuito e você pode cadastrar seu interesse na parte tripulação dos classificados.

No Facebook também há grupos de velejadores e sempre aparecem oportunidades para caronas, vale acompanhar também:

Site permite conectar donos de barcos com voluntários para viajar. Foto: Find a Crew

Laura Dekker, velejadora profissional, é uma das embaixadoras da rede social. Via: Find a Crew

Começando a viagem em alto mar. Foto: TRAVELSTACHE

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Booking.com