Conheça a cidade histórica de São João Del Rei (MG), um passeio pelo Brasil colônia

São João Del Rei é uma das maiores, mais importantes e antigas cidades setecentistas mineiras, a cidade nasceu em 1702 às margens do rio das Mortes pelas mãos de bandeirantes paulistas. Atualmente, São João del Rei conta com diversos comércios, trânsito movimentado e é conhecida por ser uma vibrante cidade universitária devido à expressiva presença de centros de ensino e repúblicas estudantis que atraem jovens do país inteiro e também do exterior.

Para o encanto dos locais e turistas, a cidade mantém viva uma tradição de séculos: o repicar dos sinos das igrejas. Tal costume fez dela a “cidade dos sinos” e a “terra onde os sinos falam”. Os toques religiosos são executados por sineiros que passam de geração a geração a sua arte. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) concedeu ao ofício de sineiro e aos acordes dos sinos o título de Patrimônio Imaterial Brasileiro.

A religiosidade é um traço marcante e está presente nas belas igrejas, testemunhas de um rico passado. A matriz de São Francisco de Assis (1774) tem projeto e decoração do Aleijadinho, um dos maiores artistas barrocos do país. A Basílica Nossa Senhora do Pilar é tombada pelo IPHAN e é a única da cidade com altares de talhas douradas.

Leia também:

Turismo em Belo Horizonte: o que ver e fazer
Turismo em Ouro Preto, melhores lugares para conhecer na cidade
Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo
6 motivos para conhecer Capitólio em Minas Gerais
100 destinos para conhecer no Brasil

O Centro Histórico exibe chafarizes, pontes de cantaria e belo casario colonial. Destaca-se o Memorial Tancredo Neves, criado para homenagear o advogado e político brasileiro nascido na cidade. São João del Rei também celebra a sua tradição religiosa através da atividade musical sacro-barroca e de cerimônias como a Festa do Divino e a Semana Santa, em que turistas e cidadãos enfeitam as ruas com delicados tapetes decorativos confeccionados com areia, serragem e pétalas.

Foto: Zeca Frota Vasconcelos

Foto: André Pessoa

Foto: Márcia Werlang

Foto: Leonardo Lima

Foto: Leonardo Lima

O que fazer:

Igreja São Francisco de Assis

Tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a igreja é uma das mais bonitas da cidade. A igreja barroca se destaca por sua construção impressionante.

Foto: Remo Alberto Pierri

Serra do Lenheiro

A enorme formação rochosa tem mas de 1,6 bilhões de anos, na trilha que da acesso ao local é possível ver de perto pinturas rupestres datadas com mais de 6 mil anos! A Serra do Lenheiro foi a principal fonte de extração de lenhas e pedras preciosas que serviram na construção de várias igrejas de São João del Rei.

Foto: Flickr – fafabarcelos

Maria Fumaça

Inaugurada em 1881 por D.Pedro II, é a única locomotiva em atividade no mundo. O trajeto percorre 12 quilômetros partindo da cidade até Tiradentes e vice-versa.

Foto: Luiz Paulo Maciel

Lojas de Estanho

São João del Rei é conhecida como a cidade do estanho, se destacando por ser o único lugar do Brasil que se produz artesanato com metal.

Foto: Sérgio Mourão

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis