Conhecendo a Alemanha em uma viagem de trem

Confira possíveis roteiros para conhecer a alemanha pelos trilhos

Uma das esperanças de quem vai para a Europa é viajar a bordo de um dos famosos trens de passageiros que fazem a viagem muito mais proveitosa e diferente. Os países da União Europeia investiram bastante em transporte ferroviário e hoje é um dos principais meios de transporte por lá.

A Alemanha, além de ser um dos países mais ricos da região é muito apreciado pelos turistas, graças a suas lindas paisagens, modernos centros urbanos e deliciosa gastronomia. Apesar de ser conhecido como o país do automóvel a Alemanha possui uma grande malha ferroviária que representa o principal fluxo coletivo de passageiros em médias e longas distâncias dentro do país. Para os turistas que buscam conhecer as belezas alemãs de norte a sul é com certeza a melhor escolha.

Aqui, juntamos alguns dos diversos passeios encantadores a se fazer a bordo de um trem. Inspire-se para as suas próximas férias!

Leia também:

Descubra a Rota Romântica na Alemanha
Guia Alemanha: 24 cidades para visitar quando estiver no país
4 cidades brasileiras que vão fazer você se sentir na Alemanha
Fotos que vão fazer você se apaixonar pela Rota Romântica na Alemanha

Trem de Offenburg para Konstanz – Rota da Floresta Negra

A Rota da Floresta Negra é muito conhecida, afinal as paisagens são deslumbrantes. A Floresta Negra (Schwarzwald) se estende por 200 km no sul da Alemanha é uma cordilheira atravessada pela linha divisória de águas entre o Oceano Atlântico e o Mar Negro. A floresta é uma das regiões mais procuradas pelos alemães durante as férias de verão, são vales incrivelmente verdes, lagos, culinária.

A linha ferroviária percorre 150 km de paisagens memoráveis entre Offenburg e Konstanz, passando por túneis, florestas de pinheiros e árvores de galhos escuros. Paisagens tais que inspiraram a mitologia local, repleta de lobisomens, bruxas e duendes. Assim como os Irmãos Grimm em suas histórias, lembra da floresta que João e Maria quase foram devorados por uma bruxa? Então, essa mesmo.

Para os amantes da gastronomia, essa rota é ótima para provar pratos típicos da região durante as paradas, como o Kalbsrouladen (rocambole de vitela) e o mundialmente conhecido bolo Floresta Negra. A sobremesa foi criada nessa região da Alemanha e é feito com aguardente de cerejas. Na parada em Baden-Baden o legal são os relógios-cuco, típicos da cidade.

Nessa rota panorâmica, o turista viaja nos trens regulares Deutsche Bahn (DB)

Foto: Deutsche Bahn (DB)

Offenburg. Foto: Jüri Lillemets

Trem de Munique para Füssen – Rota Romântica

O trecho Munique – Füssen, também conhecido como a Rota Romântica, é procurado por quem quer conhecer a parte mais antiga e “alemã” da Alemanha. A Rota Romântica percorre 325 km e recebe cerca de 2 milhões de turistas por ano. As cidades e vilarejos que compõem a rota parecem ter saído de um livro de fantasia, o charme e a beleza das paisagens não são equiparados por nada no mundo, e a quantidade enorme de castelos e palácios ao longo do caminho só aumentam a ilusão de estar dentro de um mundo mágico. Um dos castelos, o de Neuschwastein, serviu de inspiração para o castelo da própria Cinderela. Ele é um dos principais cartões-postais da Alemanha, e está localizado entre as cidades de Hohenschwangau e Füssen, no sudoeste da Baviera.

Você pode adquirir o Bayern Ticket, passe que permite viagens ilimitadas durante 1 dia no estado da Baviera e pode ser utilizado para viagens de trem de Munique a Füssen (vice-versa), custando a partir de 25 euros para uma pessoa e a viagem dura em média duas horas.

De segunda a sexta o Bayern Ticket só vale depois das 9 da manhã e vai até as 3 da madrugada do dia seguinte. Nos sábados e domingos, vale o dia inteiro, a partir da zero hora. Este ticket ainda te dá direito a pegar um ônibus de Füssen até as proximidades do Castelo de Neuschwanstein.

O trecho e realizado pela empresa Rail Europe.

Füssen. Foto: Deborah Guber

Trem de Munique para Mittenwald

Mittenwald, situada nos Alpes da Baviera, quase na fronteira com a Áustria, é o paraíso para os praticantes de esqui. Desde Munique o percurso leva apenas 2 horas e os trens saem quase que de hora em hora. O trem passa por paisagens estonteantes: saindo de Munique, a linha ferroviária acompanha as margens do lago Starnberger, onde se afogou o “Rei Louco”, Luís II. Em seguida, o trem sobe a serra junto ao rio Isar até Mittenwald.

A cidade tem a fama de ser uma das mais belas da Baviera, é conhecida pela produção de violinos (Klotz, os melhores da Alemanha) e pelas “pinturas no ar” (Lüftlmalere): pinturas presentes nas fachadas dos prédios que representavam quão ricos os proprietários dos imóveis eram.

Quando mais elaborada a pintura, mais rico o proprietário.

Foto: Christoph Schneider

Mittenwald. Foto: Angela B.

Rota dos Castelos

Rota dos Castelos é considerada uma das mais tradicionais rotas de férias na Alemanha. A rota leva você para uma viagem até a Idade Média – saindo de um castelo para o outro, de uma grande atração para a próxima, e sempre seguindo os passos de imperadores, reis, príncipes, cavaleiros medievais, duques e muitos romances.

A Rota conta com mais de 70 castelos e pode ser feita de Frankfurt até Bruxelas. O roteiro começa em Frankfurt, em um trem InterCity Express (ICE), o trem alemão de alta velocidade. O primeiro destino é Heidelberg (viagem de 50 minutos), onde fica o famoso Castelo de Heidelberg, que no século XVII era considerado a oitava maravilha do mundo.

De lá a dica é embarcar em um trem local com direção a Mannheim, onde o Neckar e o Reno se encontram e está um dos maiores palácios barrocos da Europa.

De Mannheim você deve pegar o trem suíço Eurocity com destino a Colônia. Neste trecho com duração de uma hora e meia, você passará pelos lindos castelos ao longo do Rio Reno: Marksburg, Stahleck e Rheinfels, além do Mosteiro Eberbach, onde foram feitas as filmagens internas de “O Nome da Rosa”, que hoje é uma vinícola.

Castelo Marksburg. Foto: thinduck42

Trem de Berlim para Schöna

Para quem pretende conhecer a efervescente Berlim, um roteiro bacana de trem é ir até o município de Reinhardtsdorf-Schöna, mais conhecido somente como Schöna, que fica na divisa da Alemanha com a República Tcheca, na região da Saxônia.

Um passeio recomendado por muitos dos que já exploraram a região da Saxônia é o Saxon Switzerland National Park (Sachsische Schweiz National Park), onde você pode fazer trilhas em meio a paisagens estonteantes, com seus desfiladeiros de arenito. O parque fica a mais ou menos 7 km da estação de trem de Schöna.

Há uma hora de trem de Schöna está Dresden, uma cidade cheia de opções bacanas de passeios, como a fábrica da Volkswagen, os jardins do Zwinger , um complexo de edifícios, fontes e jardins barrocos e o Markthalle, um mercado do século 19 que hoje abriga restaurantes, cafés e bancas de produtos locais.

Foto: Josef Mráček

Reinhardtsdorf-Schöna. Foto: Hans-Dieter Vesely

Trem de Munique para Berchtesgaden

O tempo médio de viagem entre Munique e Berchtesgaden Hbf é de 3 horas e 12 minutos. Em um dia de semana normal, existem 17 trens fazendo este trajeto de Munique para Berchtesgaden Hbf.

O trem de Munique vai até Freilassing atravessando belas paisagens do sul da Bavária. De lá, já parte outro trem para Berchtesgaden. É praticamente descer de um trem e entrar no outro, tudo com letreiro indicativo e tempo de espera de no máximo 5 minutos.

Berchtesgaden é cercada de montanhas que trazem além do ar limpo e fresco para a cidade. Os lagos e as minas de sal da região também possuem um papel importante nos tratamentos de saúde naturais oferecido pelas clínicas da região.

Salzheilstollen, é um spa debaixo da terra, em uma mina de sal. Um trenzinho leva os visitantes para as profundezas da montanha até uma impressionante “catedral de sal”.

Berchtesgaden. Foto: Andreas Mordhorst

O pessoal da Turismo Munique recebem brasileiros na Alemanha e oferece os melhores tours e passeios totalmente personalizados em todo o país.

+ info

Turismo Munique – Mario Del Pra
+49 172 8610606
mario@dalpra.de
Site.


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.
- Consiga a melhor cotação de câmbio turismo do dia em diferentes moedas.