Descubra porque você precisa fazer um intercâmbio

De acordo com os dados publicados na plataforma ICEF Monitor, em 2016 mais de 247 mil estudantes resolveram investir em cursos internacionais, um crescimento de 14% com relação ao ano anterior. Cada vez mais, estudantes brasileiros buscam pelos benefícios de fazer um intercâmbio.

Os estudantes buscam cursos de idiomas e possibilidades de estudo combinados com oportunidades de trabalho. Os principais objetivos ao investir no intercâmbio são o aprendizado ou aprimoramento de um segundo idioma e o investimento acadêmico.

Mas além de benefícios acadêmicos o intercâmbio também auxilia para o amadurecimento e crescimento psicológico de uma pessoa. O que auxilia o estudante a se adaptar melhor aos desafios do mercado de trabalho que ele ainda terá que enfrentar. Se já pretende fazer um intercâmbio ou ainda está em dúvida de como uma experiência internacional pode ser útil, confira os motivos de porque todo estudante deve fazer um intercâmbio uma vez na vida.

Leia também:

Trabalho no exterior: melhore seu currículo conhecendo novos países
Colegial no exterior, saiba quais são os principais destinos para estudar fora do país durante o ensino médio
Por que você deveria viajar o mundo antes da faculdade
Viajar deixa as pessoas mais felizes do que comprar coisas

Foto: Shutterstock

Conhecer novas pessoas

É inevitável que, ao estudar em outro país, principalmente quando você viaja sozinho, faça novas amizades. Por estar em um local estranho, as chances de tornar-se uma pessoa mais comunicativa aumentam e, dessa forma, você pode conhecer pessoas incríveis que podem virar amigos para a vida e te farão aprender a se relacionar com culturas diferentes, além de trocar experiências pessoais.

Aumentar a autoconfiança

No novo país, você precisará ser responsável por muitas tarefas que nem sempre precisava se preocupar na sua casa. Você começará a ser mais organizado com suas atividades domésticas e acadêmicas e se tornará uma pessoa mais responsável.

Aprender sobre a cultura local

Estudar em um país diferente presume entrar em contato com hábitos completamente diferentes dos seus. Por isso, o estudante pode conhecer o máximo que puder sobre a vida naquele local, ampliando sua bagagem cultural. Ao demonstrar interesse pela cultura local, os estudantes demonstram empatia e passam a ter sensibilidade a outras culturas, habilidade de se sentir confortáveis em ambientes não familiares, ver o mundo sob ângulos diferentes e entender a razão de alguns atos, até então, pouco compreendidos.

É a melhor forma de se aprender um idioma e potencializar o currículo

A imersão total em outra cultura é a principal maneira de aprender uma língua. O contato regular com estrangeiros vai ajudar a praticar e ter mais confiança no idioma. Afinal, não é novidade que vivemos num mundo globalizado e saber se comunicar em outra língua é um grande diferencial para o currículo. Muitas empresas valorizam profissionais que já tenham feito intercâmbio em algum momento da vida.

Valorizar sua origem

Passar uma temporada em um país desconhecido fará com que você veja que certos comportamentos e verdades para você podem não ser os mesmos mundo afora. Em alguns casos, esse entendimento faz com que o estudante veja valores no país natal onde antes achava que o internacional era sempre melhor.

Você se divertirá

Além de poder usufruir de certa independência, você viverá muitas situações inusitadas, como perder a mala na rodoviária, pegar o ônibus errado, se perder pela cidade e acabar conhecendo uma loja fantástica. Acumulando histórias e mais histórias que você vai querer contar mais de uma vez quando voltar de viagem. Você poderá unir o estudo ao lazer, às viagens e festas, aprendendo e se divertindo muito nesse novo ambiente.


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.
- Consiga a melhor cotação de câmbio turismo do dia em diferentes moedas.