Descubras as belezas do Rio Grande do Norte, no nordeste

Atualizada em:

Certamente, o sol do ano inteiro e suas praias paradisíacas, dunas, lagoas, águas mornas e tranquilas espalhadas pelo Rio Grande do Norte, fazem do estado um point turístico muito procurado entre os brasileiros. Isso porque são mais de 44 praias espalhadas, que destacam o litoral potiguar, um verdadeiro parque de diversões natural, aconselhável para todas as idades.

Além disso, uma das qualidades interessantes do Rio Grande do Norte é que apesar do turismo intenso, ainda é possível encontrar praias preservadas, pouco movimentadas e perfeitas para quem busca sossego. Por isso, selecionamos aqui algumas das melhores e mais bonitas praias do estado e sabemos que a lista poderia ser muito maior. Separamos os principais atrativos do estado para te ajudar a fazer uma viagem inesquecível.

Ponta Negra – RN

Sem dúvida, Ponta Negra é a praia mais movimentada de Natal e destaca-se pela excelente estrutura e pelo visual. As águas mornas já são suficientes para fazer a alegria de muita gente, mas o visual para o Morro do Careca, ponto turístico famoso de Natal, é como a cereja do bolo. Praias e dunas são grandes símbolos do estado e a Ponta Negra representa com maestria as belezas portiguares.

Ponta Negra - RN

Ponta Negra - RN

Maracajaú

Um dos principais pontos turísticos do estado está localizado a apenas 55km de Natal. Maracajaú possui 7km de banco de corais que percorrem suas praias formando incríveis piscinas naturais com águas mornas. Além disso, a cidade oferece trilhas ecológicas, passeios de buggy por dunas e lagoas e uma ótima estrutura turística.

Maracajaú - RN

Genipabu – RN

Genipabu está localizada no município de Extremoz, distante 25km de Natal. É considerada uma área de preservação ambiental. Por fim, uma das melhores maneiras de conhecer as dunas do local é através dos famosas passeios de buggy.

Genipabu - RN

Genipabu - RN

Baía dos Golfinhos

Com toda a certeza, Baía dos Golfinhos para muitos é a praia mais deslumbrante de Pipa. Como o nome diz, a praia é sempre visitada por golfinhos que vão ali para brincar nas águas lindas e calmas.

Pipa - RN

Baía dos Golfinhos

Tibau do Sul – RN

A praia de Tibau do Sul é uma praia abrigada sob falésias altas e bastante sossegada. Sua paisagem inclui areias brancas e fofas, conchas, pedras e coqueirais, e ondas fracas, graças aos recifes e molhes. Ao sul, considera-se como última praia, a praia de Cacimbinhas, as praias seguintes já pertencem ao distrito de Pipa. Ao norte, a Lagoa de Guaraíras separa Tibau do Sul de Malembá. Sem dúvida, é na lagoa que se tem uma das melhores vistas do pôr-do-sol da região.

Tibau do Sul

Tibau do Sul

Forte dos Três Reis Magos

O Forte dos Três Reis Magos tem o formato de estrela. A fortaleza foi construída pelos colonizadores portugueses em 1598, nas proximidades do encontro do Oceano Atlântico com o Rio Potengi. Em 1633, apesar da localização estratégica, não impediu a invasão dos holandeses. Anos mais tarde, os portugueses conseguiram retomar a cidade e o forte. Como resultado, o monumento ainda preserva os canhões – expostos na parte superior do prédio -, capela com poço de água doce e alojamentos.

forte

Forte dos Três Reis Magos

Dunas do Rosado – RN

Dunas do Rosado, em Areia Branca, no Rio Grande do Norte. Situadas ao lado da belíssima Praia da Ponta do Mel, a 255 km de Natal.

Dunas do Rosado

Dunas do Rosado

Barra da Tabatinga

Certamente, a enseada de águas calmas é procurada por famílias com crianças, que lá encontram barracas e restaurantes de praia. Mas, quem garante a fama de Barra de Tabatinga são os golfinhos, que costumam brindar os visitantes no final da tarde. Para avistá-los, siga para o mirante da estrada. Mas, enquanto os animais não dão o ar da graça, aprecie o visual emoldurado por dunas e falésias. Tabatinga é a última praia do litoral Sul de Natal.

Barra da Tabatinga

Cajueiro de Pirangi

Surpreendentemente, com 8.500 metros quadrados de copa, num emaranhado de galhos e cipós, o Cajueiro de Pirangi está registrado no Guinness Book como o maior do mundo. Na época da safra, de setembro a dezembro, os visitantes podem saborear a fruta enquanto dão voltas pela árvore.

Cajueiro de Pirangi - RN

Cajueiro de Pirangi - RN

Leia também:

» Dicas de turismo em Natal
» Encante-se com as praias cercadas por falésias do litoral brasileiro
» Fuja do stress, vilas de pescadores para conhecer no Brasil
» Dunas de Genipabu, a primeira grande atração turística do Rio Grande do Norte

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima