Destinos exóticos para você visitar no Brasil

Com 8,51 milhões de km² o Brasil é o quinto maior país do mundo. Esse extenso território reserva lugares exóticos, onde a cultura e a beleza natural, muitas v

ezes são totalmente diferentes do que estamos acostumado a ver. Paisagens inóspitas, cidades distantes e diferentes culturas de diferentes povos e nacionalidades, fazem com que o Brasil seja conhecido como o país da diversidade. Conheça os destinos mais exóticos para conhecer no Brasil:

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

Pantanal

O bioma do Pantanal é uma das maiores planícies úmidas do planeta. São 150 mil km² de área, que formam um verdadeiro santuário ecológico com uma infinidade de animais selvagens, paisagens surpreendentes e um pôr-do-sol multicolorido. Existem cerca de 2.000 espécies de plantas e mais de 1.000 espécies de animais, diversidade que atrai milhares de turistas estrangeiros. Para conhecer esse paraíso natural, várias atividades estão disponíveis, como safáris fotográficos, passeios a cavalo e barco, observação animal, entre outras.

Victoria Regia Water Lily and Lily Pads

Jalapão

Um dos principais roteiros para quem pratica ecoturismo e turismo de aventura fica no estado do Tocantins. O Jalapão está entre o cerrado e a caatinga e possui uma vegetação similar às savanas, entre as atrações estão cachoeiras, rios com águas cristalinas, dunas, chapadas e formações rochosas de cores e formas variadas.

6070923796_ae883effcf_b

Ilha de Marajó

A maior ilha fluviomarinha do mundo fica no Pará. A Ilha de Marajó é banhada pelo Oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins e é dividida em 12 municípios pontilhados por matas, rios, campos, mangues e igarapés que formam um cenário perfeito quase intacto da selva amazônica.

36

Vale da Lua

O Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros é famoso por conter formações rochosas que lembram crateras lunares, que escondem pequenas quedas d’água, piscinas naturais, buracos e grutas.

Vale da Lua no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Monte Roraima

Encravado no extremo norte do Brasil, na fronteira com a Guiana e a Venezuela o Monte Roraima com seus 2.739 metros é um lugar lendário e misterioso e fascina exploradores. Não bastasse a altura, o lugar impressiona pelas formas esculpidas nas rochas e paredões pela ação dos ventos em meio às savanas Amazônicas. Completam a paisagem, ainda, os rios, as cachoeiras, as esculturas em cristal e as mais de 400 espécies de bromélias.

6871277969_c6126408bc_o

Serra da Capivara

Localizado no sudeste do estado do Piauí, o Parque Nacional Serra da Capivara, ocupa áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. O parque foi criado com motivações ligadas à preservação de um meio ambiente específico e de um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos. O parque recebeu pela UNESCO o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

8718470549_94fe8b25c9_o

Alter do Chão

Quando é tempo de baixa e as águas do rio Tapajós abaixam, as famosas praias do simpático vilarejo de Alter do Chão aparecem, o local possui uma paisagem tão mágica e diferente, que foi apelidado carinhosamente de “Caribe brasileiro”.

alter

Aroe Jari

Considerado por muitos um dos passeios mais bonitos da chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, a caverna de Aroe jari é a maior gruta de arenito do Brasil. Possui 1.550 m de extensão, é extremamente plana e apresenta inúmeras cachoeiras no interior. Próximo da entrada, existe uma nascente que formou a Lagoa Azul, piscina natural com água azul cristalina que se reflete nas paredes da gruta.

CAVERNA_AROE_JARI_01_COMTUR_DSC_1724

Gruta do Maquiné

Uma viagem subterrânea em meio às belezas naturais é aventura garantida para quem visita a Gruta do Maquiné, localizada na cidade de Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte. A caverna, descoberta em 1825, pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, o Seu Maquiné, é considerada o berço da paleontologia brasileira e possui sete salões com belíssimas formas arquitetônicas, esculpidas pelo trabalho da água durante milênios.

16303504345_d6f5cb3507_b (1)

Lençois Maranhenses

A imensidão de areias e centenas de lagoas formadas por água de chuva, fazem dos Lençois Maranhenses um dos locais mais exóticos do mundo. A cidade mais conhecida como ponto de partida para se aventurar nesse deserto tropical é Barreirinhas, mas se você pretende aproveitar a região mais a fundo, a cidade de Santo Amaro e os vilarejos de Betânia, Baixa Grande e Queimada dos Britos, são os locais ideias para você se hospedar, já que os municípios estão dentro do Parque Nacional.

6372842931_58b370308f_o

Arembepe

A Aldeia Hippie de Arembepe, na Bahia reúne um monte de cabanas rústicas feitas com pedras e cobertas de taipa, um clima de liberdade e desapego e diversas belaz naturais com praias, piscinas natuais e lagoas. O local ficou conhecido no final dos anos 60 quando hippies do mundo inteiro elegeram a cidade como moradia temporária. O sucesso foi tanto que o local recebeu artistas como Janis Joplin, Mick Jagger, Roman Polanski e os Novos Baianos.

DSC03314

Floresta Amazônica

Com uma área de aproximadamente 5,5 milhões de km², a Floresta Amazônica é a principal cobertura vegetal do Brasil, ocupando 45% do nosso território, além de espaços de mais nove países, sendo também a maior floresta tropical do mundo. A floresta também abriga 225 tribos indígenas e uma das mais ricas biodiversidades do mundo, alguns registros e pesquisas revelam que na Floresta Amazônica, existem aproximadamente cerca de 1.800 espécies diferentes de aves, 2.500 de peixes, 320 de mamíferos e dezenas de espécies de répteis, anfíbios e insetos.

5327719868_a08b2325f3_b

Acompanhe também pelo Facebook

Leia também:

Pintura Rupestre no Brasil: conheça a Serra da Capivara
O que ver e fazer em Manaus
25 lugares surreais que você precisa conhecer nos EUA
Explorando a Turquia, descubra o que ver e fazer no país mais exótico da Europa

Fotos: Suçuarana Expedições, Ricardo Lima, Waldyr Neto, Edgar de Brito, Marcus Santos, Cherly, Victor Andrade, Everaldo Vilela.