Destinos internacionais para viajar sem passaporte

Seleção mostra lista de países para brasileiros viajar sem passaporte

Esse mês a Polícia Federal informou sobre o bloqueio na emissão de novos passaportes no Brasil, a medida adotada prejudicou vários brasileiros que estavam planejando uma viagem para o exterior. O motivo alegado é a falta de verba da Polícia Federal para a emissão dos novos documentos, o que gera uma forte contradição, já que existe um custo pago pelo viajante para conseguir retirar o passaporte. Se você foi um desses prejudicados, saiba que ainda é possível viajar para alguns desses países sem depender necessariamente de passaporte.

Com o acordo do Mercosul de 1991 que busca facilitar a relação comercial dos países da América do Sul, propõe entre inúmeras vantagens, a possibilidade da entrada e saída de turistas latinos de forma menos burocrática nos países que fazem parte desse acordo. Em alguns desses destinos só o uso do RG já se torna suficiente para conseguir concretizar essa viagem e retirar o visto de turista sem grandes complicações.

O visto para turismo nos países da América do Sul pode ser de até 90 dias inicialmente. Para quem deseja ficar mais tempo em algum desses países, também é possível renovar o período para um tempo maior conforme o motivo e finalidade da sua viagem. Ideal para quem busca conhecer destinos internacionais para viajar sem passaporte.

Argentina
A permanência máxima para turistas brasileiros na Argentina é de 90 dias e para entrar no país necessita apenas do documento de identidade (RG), atualizado com no máximo 10 anos de emissão.

Chile
Turistas brasileiros também podem entrar no Chile portando apenas o RG. O prazo para permanência máxima também é de 90 dias e não necessita de passaporte.

Uruguai
Além do Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela, o viajante que quer conhecer o Uruguai pode permanecer até 90 dias no país e também entra portando somente o documento de identidade.

Peru
Assim como o Uruguai, o Peru também necessita de um certificado de vacina contra a Febre Amarela, que pode ser retirado nos postos de saúde municipais. O prazo de permanência para turismo também é de 90 dias usando apenas o RG.

Bolívia
O período máximo de permanência para viagens a turismo na Bolívia é de 90 dias, assim como nos outros países da lista. Na Bolívia também necessita portar a carteirinha de vacinação contra a Febre Amarela e o RG.

Equador
O passaporte também não é obrigatório para quem visita o Equador, no país é possível entrar portando apenas o certificado de vacinação e o RG. Prazo de permanência máximo de 90 dias.

Colômbia
O viajante brasileiro também pode entrar na Colômbia sem passaporte, portando apenas o RG e o certificado de vacinação contra a Febre Amarela. A validade do visto para turismo também é de 90 dias. A Colômbia autoriza no máximo três viagens por ano.

Venezuela
A Venezuela também autoriza no máximo três viagens anuais. A permanência para turismo é no máximo 90 dias e exige o RG e o certificado contra a Febre Amarela.

Paraguai
Brasileiros também podem entrar no Paraguai portando apenas o RG e o certificado de vacinação contra a Febre Amarela. A permanência máxima para turismo são de 90 dias.

Salar de Uyuni, cartão postal na Bolívia. Foto: Manuel Romarís

Machu Picchu é um dos destinos peruanos mais visitados. Foto: Gustavo Albano

Glaciar Vinciguerra, em Ushuaia, na Patagônia Argentina. Foto: Miguel Rigoni / Flickr

Outra atração da Patagônia Argentina, o trem do fim do mundo. Foto: Excursoes_/Flickr

Leia mais:
Como chegar em Machu Picchu
O que conhecer em La Paz, a capital da Bolívia
30 lugares que você precisa conhecer na América do Sul
7 lugares pouco conhecidos que você precisa visitar no Peru
Salar de Uyuni na Bolívia, o lugar onde o céu e a terra se encontram

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.
- Consiga a melhor cotação de câmbio turismo do dia em diferentes moedas.