Destinos nacionais para quem busca contato com a natureza

Nada melhor que entrar em contato com a natureza e renovar as energias para continuar com a rotina que a vida moderna nos oferece. O Brasil possui uma das biodiversidades mais ricas do mundo, seus 8,5 milhões km² ocupam quase a metade da América do Sul e abarcam várias zonas climáticas – como o trópico úmido no Norte, o semi-árido no Nordeste e áreas temperadas no Sul. Evidentemente, estas diferenças climáticas levam a grandes variações ecológicas, formando zonas distintas e atrações nos 4 cantos do país: a Floresta Amazônica, maior floresta tropical úmida do mundo; o Pantanal, maior planície inundável; o Cerrado de savanas e bosques; a Caatinga de florestas semi-áridas; os campos dos Pampas; e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica. Além disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.

Com tantas opções turísticas fica até difícil escolher o próximo destino, separamos alguns locais que se destacam por oferecer ao turistas um contato direto com a natureza. Confira a lista de atrações e comece a planejar sua próxima viagem!

Novo Airão – Amazonas

Município localizado a apenas 180 km da capital do estado Manaus, é conhecido por ser a porta de entrada para o maravilhosos Arquipélago de Anavilhanas, considerado o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, com cerca de 400 ilhas onde é possível ter um contato direto com os animais e as paisagens mais incríveis do Amazonas. Outro forte da região é a interação com os botos cor de rosa, uma das maiores atrações turísticas do estado.

novoairao 9708391788_525db5f92c_z12934019605_e5240bc131_zAnavilhanas

Pantanal – Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal estende-se pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em função de sua importância e diversidade ecológica, a região é considera pela UNESCO como um Patrimônio Natural e Mundial. O ecossistema do Pantanal é muito diversificado, abrigando uma grande quantidade de animais, que vivem em perfeito equilíbrio ecológico. Para explorar a região, agências de receptivo oferecem atividades como safáris, focagem noturna e passeios de barcos.

pantanal-passeio-trilha-credito-divulgacao-cvc pantanal 7034452605_6a0df55e70_b pantanal2

Chapada dos Veadeiros – Goiás

Ficando cada vez mais famosa, a Chapada dos Veadeiros está se tornando um destino comum entre os brasileiros que buscam dias de paz e belezas naturais. A fácil localização do Parque Nacional, a cerca de 260 km de Brasília ajudam a região a receber os turistas para conhecer as belas cachoeiras que o parque e seu entorno oferece. Entre as dezenas de quedas cachoeiras como a Santa Bárbara com águas tão cristalinas que parecem ser mentira se destacam.

chapada 3846467988_dd530cc8f5_o 7553075406_eb725f75fe_b 7737449108_cabb98c43e_o

Santo Amaro – Maranhão

Sonho de muitos turistas o Parque Nacional dos Lençois Maranhensesé um deserto tropical localizado no estado do Maranhão banhado por centenas de lagoas formadas pela chuva que invade a região durante os meses de fevereiro a junho. Muitos turistas procuram a cidade de Barreirinhas para explorar o incrível deserto através de barcos e carros 4×4. Um pouco mais afastado está a cidade de Santo Amaro, o diferencial é que o município está poucos quilômetros do Parque nacional, podendo chegar lá até mesmo a pé! Sem dúvidas a melhor maneira de conhecer os atrativos da região.

4189072230_059412e651_b 4189072710_d47a642fbe_b 10355088356_51965b3b5e_b santo amaro1

Bonito – Mato Grosso do Sul

O destino número 1 de ecoturismo do país encontra-se no estado de Mato Grosso do Sul. Não haveria melhor adjetivo para o nome da cidade, Bonito é famosa por toda natureza que a rodeia. Rios cristalinos, cachoeiras,grutas e atividades esportivas fazem do destino um dos mais famosos do país.

bonito2 bonito3 tucano 15019817290_d7148df3a5_z

Foz do Iguaçu – Paraná

Visitar as Cataratas do Iguaçu é um experiência inacreditável, através de caminhadas em trilhas no meio da mata ou passeios de barcos é possível conhecer a imensidão de quedas d’água do Rio Iguaçu na Divisa do Brasil, Argentina e Paraguay. As Cataratas do Iguaçu recebem mais de 1 milhão de visitantes por ano, sendo um destino mundialmente conhecido por sua beleza.

cataratas2iguacu Iguacu_paranaturismo

Caraíva – Bahia

Considerada por muitos o mais belo dos destinos da Rota do Descobrimento, no sul da Bahia, Caraíva é banhada pelo Oceano Atlântico e pelo rio Caraíva, esta península paradisíaca está inserida na diversidade ambiental do Parque Nacional de Monte Pascoal, marco da chegada dos portugueses ao Brasil. Com seus 600 habitantes, Caraíva agiganta-se para receber seus inúmeros turistas nacionais e estrangeiros que buscam paz, privacidade e beleza. Suas ruas cobertas de areia, sem carros, belas praias, casas tradicionais, campings, pousadas aconchegantes e bons restaurantes atraem pessoas que se integram com a natureza e procuram preservar o meio ambiente.

espelho2 caraiva 3172227805_5477c9fa0c_b5613477859_e1ef79ebf2_b

Ilha Grande – Rio de Janeiro

Maior ilha da baía de Angra dos Reis, Ilha Grande reúne mais de cem praias – entre elas, algumas das mais bonitas do Sudeste brasileiro, como Lopes Mendes, Aventureiro e Cachadaço. O arquipélago, entretanto, oferece mais que cenários idílicos. As águas cristalinas abrigam rica vida marinha; as trilhas em meio à mata Atlântica que levam às enseadas descortinam ainda rios e cachoeiras; e o clima rústico é garantido pela informalidade da Vila do Abraão, o centrinho da ilha, e a ausência de carros – para chegar lá, só de barco, partindo de Angra ou Mangaratiba, em viagem de cerca de uma hora e meia.

Praia do Aventureiro - Ilha Grandeilha-grande lagoa-azul-durante-passeio-em-angra-e-ilha-grandelagoa-azul-ilha-grande-angra-dos-reis-3

Fernando de Noronha – Pernambuco

Ao aportar no arquipélago brasileiro, em 1503, o navegador italiano Américo Vespúcio disse a famosa frase: “O paraíso é aqui”. E ele não estava errado. Fernando de Noronha, formado por 21 ilhas e apenas 17 quilômetros quadrados, esbanja belezas naturais, com mar de águas claras, praias de areias douradas e ampla biodiversidade. O distrito, que pertence a Pernambuco, está dividido entre APA (Área de Preservação Ambiental) e Parque Nacional Marinho, e é considerado Patrimônio Mundial Natural desde 2001 pela Unesco.

FernandoDeNoronha14 praia-do-leao-fernando-de-noronha-amearquitetura fernando Baia-do-Sancho-Fernando-de-Noronha-2

Chapada Diamantina – Bahia

A Chapada Diamantina reúne variados atrativos naturais e culturais, no coração do Estado da Bahia. Roteiro certo para quem busca paz e tranquilidade ou para quem está atrás de história e aventura. A vasta Mata Atlântica, campos floridos e planícies de um verde sem fim dividem a paisagem com toques de caatinga e cerrado. Imensos paredões, desfiladeiros, cânions, grutas, cavernas, rios e cachoeiras completam o cenário de rara beleza da Chapada Diamantina, um dos destinos mais bonitos do Brasil.

Chapada Diamantina poçoazul4chapada 5 (1) chapada 2

Jalapão – Tocantins

No estado do Tocantins, encontra-se um paraíso natural de beleza única: o Jalapão, um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura. A região é um lugar de descobertas permanentes. Em plena mata de transição entre o cerrado e a caatinga, onde predomina uma vegetação rasteira similar às savanas, surgem cachoeiras, rios de águas cristalinas, corredeiras, grandes chapadas e formações rochosas de cores e formas variadas. Neste cenário, destacam-se dunas de areias douradas, com até 30 metros de altura, o que levou o lugar a ser chamado de deserto do Jalapão. Seria um deserto, se o Jalapão não fosse também um paraíso das águas e um lugar onde a presença de flores e animais exóticos salta aos olhos. Um convite à contemplação e à aventura.

por do sol jalapao jalapaofervedouro

Jericoacoara – Ceará

A pequena vila do município de Jijoca, a 300 quilômetros de Fortaleza, é o lugar perfeito para as férias sossegadas que você sempre sonhou. Com belezas naturais incríveis e sol o ano inteiro, Jericoacoara – ou simplesmente Jeri – tem ambiente aconchegante, com ar rústico, dunas, mar, lagoas e mangues. Destino certo para quem adora velejar e praticar kite e windsurfe, possui ventos fortes e constantes. De pés descalços, afinal sapatos não combinam com as ruas sem calçamento e cheias de areia, conheça restaurantes deliciosos, participe de festas e faça compras em lojinhas de artesanato. As atrações mais famosas são a Pedra Furada e a Duna do Pôr do Sol, onde você irá apreciar o espetáculo sem igual do sol se despedindo junto ao mar.

lagoa azullagoa azul jeri 15429227511_689f977060_z 16949533253_12e3fcbe0c_z

São Miguel dos Milagres – Alagoas

São Miguel dos Milagres, está localizada a 108 km de Maceió, no litoral norte do estado de Alagoas. A cidade encontra-se aproximadamente 5m acima do nível do mar. Toda majestosa com suas águas calmas e cristalinas, o destino apresenta-se como uma verdadeira piscina natural proporcionando aos turistas além de deliciosos banhos, a prática do mergulho livre e autônomo, principalmente na praia de Porto da Rua, a mais procurada pelos turistas.

saomiguel saomiguel2 saomiguel3

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

As melhores praias para surfar no Brasil
24 praias paradisíacas para você curtir no Brasil
Conheça as praias mais procuradas do Brasil
6 praias em Alagoas que você precisa conhecer
Destinos paradisíacos: as piscinas naturais mais lindas do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *