Diário de Bordo: roteiro 3, 5 e 7 dias em Aracaju

Terra de povo hospitaleiro e alegre, a capital sergipana, Aracaju, é cidade dos cajueiros e das araras, o nome inclusive, é a mistura de ambos, fazendo uma referência ao fruto e a ave. Destacada por suas belas praias, pela variedade de comidas típicas e pratos generosos, mas principalmente por sua tranquilidade. Aracaju está na lista de melhores cidades do Brasil quando o assunto é qualidade de vida.

Sergipe é o menor estado do Nordeste e faz divisa com Bahia e Alagoas, tornando-se um ponto estratégico para quem quer desbravar as belezas desse pedacinho do Brasil. Assim como os estados vizinhos, Sergipe também reúne belas praias, um grande acervo cultural e histórico, e lugares preciosos para quem deseja reviver as tradições nordestinas. Visitando a capital sergipana, o visitante encontra um litoral de águas rasas e praias extensas cortadas por rios. Um litoral generoso com banhos de mar ou mergulhos em praias de água doce, combinado com a beleza e imensidão do Rio São Francisco são pontos fortes para quem visita o destino. Motivos não faltam para embarcar nesse pequeno estado do Nordeste que certamente te receberá de braços abertos.

A curta distância para outras cidades e atrativos turísticos possibilitam que os visitantes também conheça outras regiões de Aracaju e do estado, como as regiões do sertão e o litoral sul de Sergipe. O destino vem ganhando o coração dos turistas que procuram atrações diversas, boa estrutura hoteleira e uma gastronomia refinada. Nos restaurantes os preparos são a base de frutos do mar e opções com referências sertanejas. Nos meses de agosto e setembro ocorre o Festival do Caranguejo de Aracaju, onde alguns restaurantes apresentam variações criativas utilizando o crustáceo.

Leia também:

Lugares para conhecer em Aracaju: o que ver e fazer
Cânion do Xingó – Desbravando as belezas do Rio São Francisco
Museu da Gente Sergipana, passeio cultural em Aracajú
O que conhecer em Aracaju: Projeto TAMAR, o primeiro oceanário do nordeste
Roteiros culturais e museus para visitar em Aracaju

Nessa matéria nós do Guia Viajar Melhor separamos algumas sugestões de passeios para quem busca um roteiro para aproveitar o melhor que Aracaju e região têm a oferecer. Todos esses passeios são feitos acompanhados de receptivos locais, garantindo maior comodidade e segurança aos viajantes, incluindo transfer buscando você no hotel que estiver e roteiros com guias bilíngues para estrangeiros.

#Dia1 – Orla do Atalaia e Projeto Tamar

A Praia do Atalaia é o principal cartão postal da cidade e é também a queridinha dos aracajuanos. Por estar bem próxima do centro é a mais movimentada e possuí uma estrutura tão boa que ganhou o título de “ A Orla mais Bonita no Brasil”. Nos seus 6km de extensão, lagos, parques, quadras de tênis, pista de skate, lanchonetes, restaurantes, feira de artesanato, um kartódromo e o oceanário do Projeto TAMAR com as principais espécies aquáticas. O oceanário está instalado na Região dos Lagos, com uma enorme estrutura em forma de tartaruga. A sede de Aracaju abriga 18 aquários e 5 tanques que mostram toda a diversidade de fauna marinha da região.

Bem recomendado na região o refinado restaurante Pitú com Pirão da Eliane está localizado na orla e oferece combinações de pratos acompanhado de uma carta de vinhos abundante. A região é cercada com os melhores restaurantes e hotéis da cidade, são inúmeras opções de casa na sua extensa área.

Aracaju

Foto: Gustavo Albano

#Dia2 – Ilha da Sogra e Mangue Seco

O litoral sul do estado de Sergipe oferece algumas atrações inesperadas como a ilha da Sogra. O passeio tem início no atracadouro Porto de Cavalo, onde os viajantes pegam uma escuna com destino a um imenso banco de areia com aproximadamente 1km de extensão em formato de ferradura. A atração fica entre o rio Piauí e o litoral, possibilitando que os visitantes possam escolher entre tomar banho em águas salgadas ou doces.

Aracaju ilha da sogra

Foto: Gustavo Albano

Em seguida pegamos a escuna e seguimos em direção a pequena vila de Mangue Seco no estado da Bahia, que ficou muito famoso por ter sido palco para as gravações de Tiêta. A vila pé na areia é cercada por dunas, coqueirais e uma praia extensa e paradisíaca com diversas opções de restaurantes rústicos com maravilhosos pratos típicos regados de frutos do mar, quando estivemos na região fomos indicados para conhecer o Restaurante Asa Branca. Um quiosque de costas para as dunas e de frente ao mar, depois de degustar o almoço a melhor pedida é deitar no redário pra curtir o entardecer. Mesmo ficando na Bahia, o acesso mais prático para chegar em Mangue Seco é pelas escunas que passam fazendo o roteiro da Ilha da Sogra (Sergipe).

Bahia Mangue Seco

Foto: Gustavo Albano

#Dia3 – Museus e mercado municipal de Aracaju

A melhor maneira de conhecer o lado cultural e as tradições de uma cidade é explorando os museus e conhecendo atrações históricas de cada lugar. Separamos um dia cultural na cidade e começamos o dia conhecendo o Centro Cultural de Aracaju, que abriga um imponente casarão bem preservado logo no centro. O complexo abriga o Teatro João Costa com espetáculos grátis, um cinema, um espaço para exposições itinerantes, a Biblioteca Mário Cabral, além de oferecer palestras e mini cursos com frequência. Adoramos a Sala de Cultura Popular, que chama atenção por ser um espaço totalmente lúdico com brinquedos populares da região, como a “baladeira”, os telefones sem fio, bonecos e diversos cordéis.

Em frente ao prédio encontra-se um espaço turístico dedicado ao Zé Peixe, um prático que se tornou famoso graças a maneira que exercia a função, quando nadava por quilômetros mar a dentro. Prático é um ofício no qual o profissional entendedor da região orienta manobras das navegações na chegada e saída dos portos, normalmente em áreas onde o tráfego é prejudicado pelo vento, banco de areia, correnteza, estado da maré, entre outras dificuldades locais. O mesmo largou a profissão aos 83 quando ainda fazia longas travessias a nado.

O Mercado Municipal de Aracaju Governador Albano Franco, fica na Praça Hilton Lopes, muito famosa por ser palco de grandes eventos como o Forró Caju. No enorme complexo é possível encontrar frutas da região e frutos do mar nos diversos box de feirantes espalhados no local. Ao lado estão os antigos mercados de Thales Ferraz e Antônio Francos, que reúnem história, cultura, artesanatos, produtos típicos e restaurantes regionais. Entre o eles o Caçarola que fica no terraço beira mar, famoso entre os aracajuenses por conter inúmeros pratos deliciosos da gastronomia sergipana.

Aracaju Museu

Foto: Gustavo Albano

#Dia4 – Cânion do Xingó

É necessário separar um dia inteiro para conhecer o Cânion do Xingó, principal atração do estado, localizada em Canindé, no sertão de Sergipe a 220km de Aracaju. Fizemos o passeio com a empresa Crystal Tour, que fez o transfer de ida e volta até o Restaurante Karrancas, espaço de onde saem os catamarãs em direção a atração.

São em média 3 horas de carro até o destino, passando por diversos cenários do estado. O passeio tem o mesmo período de duração sendo 1 hora navegando entre os imensos paredões em tons alaranjados do Rio São Francisco, momento de apreciar toda a beleza da região. Em seguida paramos em um espaço com duas estruturas para banho que formam uma piscina em meio ao rio cercada por redes de proteção, uma com 1 metro de profundidade recomendada para crianças e outra com 5 metros. Na segunda são disponibilizadas boias macarrão para quem não se sente muito confortável em nadar em grandes profundidades.

Na volta para Aracaju as agências que realizam o passeio fazem uma parada na Casa de Doces Caseiros da Dona Nena, localizada à margem da rodovia, no município de Nossa Senhora da Glória. A casa já foi palco de várias reportagens é tem no cardápio doces de queijo, doce de leite e outras variações de doces caseiros sempre fresquinhos.

canion do xingo

Foto: Gustavo Albano

#Dia5 – Parque dos Falcões

O Parque dos Falcões em Itabaiana a 57km de Aracaju, é um verdadeiro santuário das aves de rapina que busca recuperar aves apreendidas de contrabando ou machucadas de diferentes formas. Persílio, o criador disso tudo, é conhecido com o encantador de falcões. Uma grande sintonia entre o homem e as aves, ao todo são mais de 300, todas com nome próprio, apelidado um a um pelo criador do espaço. Tomam banho, treinam voo e fazem até fisioterapia se precisar. Depois de recuperada elas voltam para a natureza, as mais debilitadas que não conseguem mais se adaptar são utilizadas para reprodução, reduzindo a extinção de algumas dessas espécies. Um dos únicos no Brasil com autorização do IBAMA para criação dessa espécies.

pqfalcoes2

Foto: Gustavo Albano

#Dia6 – Laranjeiras e São Cristovão

Por estar muito próximas de Aracaju, as cidades históricas de São Cristovão e Laranjeiras são ótimas opções para visitar enquanto estiver visitando o destino. A apenas 20 km o município de Laranjeiras ganhou da UNESCO título de Patrimônio da Humanidade e abriga diversos casarios e calçadas de pedras que nos remetem estar vivendo na época do Império, período em que a cidade era a mais importante do estado. Não deixe de passar pelo Conjunto de Engenho do Retiro, a Capelinha do Bom Jesus, o Mercado Municipal e a Igreja Nossa Senhora da Conceição de Comandaroba, um dos mais belos exemplares arquitetônicos da região.

Mergulhe de cabeça na história do estado conhecendo também a cidade de São Cristovão, a apenas 30 km da capital. Quarta cidade mais antiga do país, guarda um valioso conjunto arquitetônico como o Museu Histórico de Sergipe, o Museu de Arte Sacra, a Igreja e o Convento de São Francisco.

SONY DSC

Foto: Adilson Andrade

#Dia7 – Crôa do Goré e Lagoa do Tambaqui

A apenas 30 km da Orla de Atalaia a natureza preserva a mais agradável das surpresas de Sergipe, a Crôa do Goré é um verdadeiro santuário ecológico. A pequena ilha de areia branca, localizada no rio Vaza-Barris surge com o movimento da maré. Para quem quer mais sossego o indicado é visitar a atração durante a semana, aos sábados e domingos a o local costuma ficar mais lotada por conta dos moradores que também costumam aproveitar essa região.

Com quase 10km de extensão a Lagoa do Tambaqui, está localizada no município de Estância, a poucos quilômetros da capital. Na lagoa, os peixes tambaquis estão bem acostumados com pessoas. É possível vê-los de perto e ainda alimentá-los dando a ração na boca do peixe dependendo da época.

+info:

Restaurante Cariri
R. Niceu Dantas, 775 – Atalaia
Aracaju – SE
Tel:(79) 3243-1379

Restaurante Karrancas
Praia Beiro Rio, 01 – Zona Rural
Canindé de São Francisco – SE
reservas@mturxingo.com.br
Tel:(79) 9869-6428

Parque dos Falcões
BR 235, s/n – Povoado Gandú II
Itabaiana – SE
Tel:(79) 9885-2522

Crystal Tour
Rua Urbano Neto, 121 – sala 01 – Coroa do Meio
Aracaju – SE
crystalreceptivo@uol.com.br
www.crystalreceptivo.com.br
Tel: (79) 3255-4479 / (79) 99908-001

Restaurante Asa Branca
Rua Praia Costa
Mangue Seco – BA
Telefone:(75) 3445-9053

Restaurante Caçarola
R. José do Prado Franco – Mercado Municipal
Centro de Aracaju – SE
Tel: (79) 98831-9535

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

 


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.
- Consiga a melhor cotação de câmbio turismo do dia em diferentes moedas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *