Dicas práticas para conseguir viajar muito mais barato

Com as altas temporadas, encontrar viagens com preços acessíveis se torna uma missão quase impossível nas vésperas de feriado. Com o grande movimento de turistas buscando um lugar ao sol no verão brasileiro, encontrar passagens baratas ou hospedagens vagas exige muita paciência e horas de pesquisa. Talvez a maior dificuldade ainda seja para encontrar o trecho aéreo ideal. Para garantir uma passagem com bom preço, sempre recomendamos efetuar as reservas com o máximo de antecedência, já que isso garante maior disponibilidade nas companhias ficando mais fácil de achar o melhor voo. Entretanto, se a disponibilidade surgiu de última hora, não se preocupe, algumas estratégias podem te ajudar na hora de economizar aproveitando um destino legal.

Economizando nas Passagens

Já comentamos nesse outro artigo como encontrar passagens aéreas mais baratas com a Voopter, um buscador de passagens aéreas que permite ao viajante encontrar a melhor passagem conforme o trecho e data escolhida. Esse sistema faz a pesquisa apresentando os valores de todas as companhias aéreas, destacando a opção mais barata no primeiro resultado e você compra sem taxas direto no site da companhia. Além disso, diversas outras funções também possibilitam encontrar a melhor passagem, como sugestões de melhores datas para o período, emitir um aviso quando encontrar a passagem mais barata, entre outros, tudo sem custo adicional ou comissões.

Muitas vezes surgem promoções de última hora ou vagas reduzidas para determinados destinos com valores menores. Acompanhar as companhias aéreas nas redes sociais pode ser uma boa forma de ficar sabendo das promoções logo no início. De qualquer forma, para viajantes de última hora, o melhor jeito ainda é consultar na Voopter para encontrar o trecho mais barato.

Economizando na Hospedagem

Como grande parte dos viajantes reservam as hospedagens com antecedência, essa também se torna uma das etapas mais estressantes para quem faz um planejamento tardio. Algumas opções podem facilitar na busca, como o Booking.com, buscador  de hotéis e pousadas que apresenta as disponibilidades em lista, conforme a cidade que você escolheu. Esse é um dos mais usados no Brasil e conta com diversos parceiros em diferentes destinos.

Dependendo do destino escolhido você poderá encontrar hospedagens fora de hotéis e pousadas. Sites como o Airbnb ou o Alugue Temporada, possibilitam que os moradores da região coloquem anúncios de quartos, apartamentos ou casas para veranistas. Essas opções acabam sendo mais acessíveis que hotéis, pousadas e hostel’s, já que é possível dividir a hospedagem com seus amigos, repartindo o valor final. O conforto não é igual ao de um hotel, entretanto, pode ser o ponto chave para você curtir bons dias de descanso gastando menos.

Escolhendo o Destino

João Pessoa (PB)

Um dos estados mais baratos do Nordeste, a Paraíba oferece inúmeras opções de destinos com preços acessíveis. Cidades aos arredores de pontos turísticos costumam oferecer valores diferenciados, possibilitando fácil acesso para as principais atrações com baixos custos de hospedagem, alimentação e transporte. A capital João Pessoa, por exemplo, oferece boa estrutura hoteleira, com praias paradisíacas de tirar o fôlego em um dos litorais mais cobiçados do país.

viajar barato no ano novo tambau joao pessoa

Florianópolis (SC)

No Sul, a capital catarinense é considerada o destino mais barato entre as 10 regiões mais visitadas do Brasil. Com inúmeras praias para todos os gostos e bolsos. Seja em bairro ostentação, como Jurerê Internacional ou em vilas caiçaras muito mais baratas, a Ilha da Magia oferece opções para todos. Lugares como a Barra da Lagoa (30 min. do centro) ou em outros bairros como o Campeche e o Ingleses, você encontrará opções mais acessíveis para hospedagens.

viajar barato no fim do ano viajar barato no ano novo

Arraial do Cabo (RJ)

Entre as viradas do ano mais caras do país, esse destino pode ser uma boa para visitantes que querem economizar aproveitando alguma praia carioca. Arraial do Cabo está geograficamente entre o réveillion de Copacabana e a badalada Búzios, entretanto, suas praias e atrativos não deixam o destino para trás. Como há bastante moradores em Arraial, caso não consiga uma hospedagem em pousadas e hotéis locais (que também tem bastante), busque por essas outras alternativas, você terá grande chance de encontrar o espaço ideal para você e para o seu grupo de amigos.

12824692113_1d0322b83d_b-1024x683 prainahs

Delta do Parnaíba (PI)

O terceiro maior delta do mundo está localizado no litoral do Piauí, os rios formam um arquipélago com mais de 75 ilhas, cheio de dunas e lagoas de água doce. No município de Cajueiro da Praia, integrando a Rota das Emoções, você poderá curtir diferentes cenários na Praia do Pontal, praticando esportes como kite surf, SUP – stand UP, entre outras modalidades.  Embora ainda não seja consagrada como um dos principais destinos do nordeste, a região agrada pelas belezas naturais sendo bem visitadas pelos moradores dos entornos.

barra grande Piauí bgk10

Cavalcante (GO)

Integrando o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, o município de Cavalcante em Goiás é um dos mais reservados da região. O ar rústico ainda presente deixa o clima mais agradável, destino perfeito para mochileiros e viajantes que buscam conhecer um lugar encantador longe de qualquer luxo ou grande conforto. Inúmeras cachoeiras de águas cristalinas compõem o cenário pé na areia, trilhas e outras atividades ao ar livre proporcionam aos visitantes um extremo contato com a natureza. Não espere encontrar hotéis ou pousadas de charme, por lá, as opções de hospedagens mais comuns são os campings com estruturas básicas, mas as atrações locais valem qualquer esforço.

cachoeiracavalviajar barato

Acompanhe também pelo Facebook

Leia também:

Destinos exóticos para visitar no Brasil
Jovem dá a volta na Europa gastando apenas 1 euro por dia
Trabalhando no exterior: melhore o seu currículo conhecendo novos países
Americano viaja durante 50 anos e conhece todos os países do mundo
25 parques nacionais para relaxar e curtir a natureza no Brasil
A terra dos Incas: descubra os principais atrativos turísticos peruanos
Viaje gastando pouco: descubra as cidades mais baratas para fazer mochilão

 

Fotos: SETUR PB, Hotel Tambaú, Reprodução Prefeitura de Florianópolis, Reprodução SETUR SC, Rodrigo Viena, Javier Bidart, Pousada BGK, Reprodução, Marcio Cabral.