Dicas de passeios em Dublin, a capital da Irlanda

Dublin é uma cidade de muitas cores, histórias e paisagens arrebatadores. A porta de entrada da Irlanda oferece aos visitantes momentos únicos, como visitas a pubs tradicionais e igrejas de valor imensurável.

Fundada pelos vikings e localizada às margens do rio Liffey, atualmente, essa metrópole cosmopolita, mais com cara de vila pela sensação hospitaleira que oferece, vem se tornando uma das mais animadas capitais do mundo! Na cidades dos Pubs, claro que diversão é o que tem de sobra. Em Dublin existem quase 1000 Pubs que garantem à cidade uma vida noturna muito agitada. Além do mais, a capital possui uma população com idade mais jovem do mundo.

É fácil movimentar-se pela cidade de Dublin, levando-se em consideração que a maioria dos monumentos e os principais pontos turísticos da cidade são acessíveis a pé e estão situados em uma área relativamente pequena, no centro da cidade.

M_645e889aaad4ac2Carlos Manuel Villamayor Díaz15069782799_646b9ea587_z dublin2

Como chegar:

Saindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro, o turista conta com diversos voos até a Irlanda, porém não existe uma viagem direta, sem escalas. Há várias opções de companhias aéreas e a maioria das escalas passa por Paris (Air France), Amsterdã (KLM), Frankfurt (Lufthansa) e Londres (British Airways), mas também é possível via Lisboa (TAP) ou Madri (Iberia).

O que fazer:

Dublin Castle

Construído originalmente no século 13, o Dublin Castle serviu de fortaleza, prisão, casa do tesouro e da justiça e sede da administração inglesa durante 700 anos. Reconstruído, o castelo hoje recebe eventos de estado e jantares presidenciais.

8783357748_7aeed0e6e6_bdublin-castle 11033071606_c70b7ee81f_z

Saint Patrick’s Cathedral

A Saint Patrick’s Cathedral encontra-se no epicentro da história de Dublin e da Irlanda há mais de 800 anos. Nesse período, já foi visitada por algumas das figuras mais proeminentes do país e do mundo, como Oliver Cromwell, William of Orange, Rei James I, a Rainha Victoria e seu marido, o príncipe Albert. A catedral abriga o corpo de Jonathan Swift, autor de As Viagens de Gulliver e decano da igreja. Os funerais de dois ex-presidentes da Irlanda, Douglas Hyde e Erskine Hamilton Childers, ocorreram aqui em 1949 e 1974, respectivamente. Por fim, a igreja é considerada a Catedral Nacional da Irlanda. 

15478205782_b149e162c1_b19343757038_8a0a62481d_z dublin3

Guinness Storage House

Para os amantes de cerveja, uma parada obrigatória além dos pubs é a fábrica da Guinness, estabelecida em 1759 em St. James’s Gate, em Dublin. Na verdade, você não poderá visitar a fábrica, e sim o grande depósito ao lado, a Guinness Storage House. Além de conhecer o processo de produção, você também vai descobrir diversas curiosidades – como a origem do Guinness Book e o arrendamento da área por 9 mil anos – aprender como servir adequadamente um pint da cerveja e depois ainda bebê-lo. Se sobrar tempo, dê uma passadinha no Gravity Bar, com visão panorâmica da cidade.

guinessguinness-storehouse-casks-img_6260_anurag-mallick dublin4

Temple Bar

A Temple Bar é uma região de Dublin que preserva o estilo medieval em suas ruas, estreitas e pavimentadas com pedras. É uma ótima opção para quem deseja encontrar pubs, danceterias e restaurantes bacanas na cidade, além de observar a arquitetura das casas e a movimentação dos frequentadores. O lugar também abriga diversos centros culturais, como o Photography Centre, o Irish Film Institute e o Projects Arts Centre.

14350621974_daf9090549_hdublin5 12213308093_0573caaebe_b

Gafton Street

Quem gosta de fazer compras não pode deixar de visitar a famosa Grafton Street, uma das principais e mais movimentadas ruas comerciais da cidade. Localizada entre o parque St. Stephen’s Green e a Trinity College, esta rua reservada para os pedestres é um ótimo local para uma caminhada e uma espiada nas vitrines das lojas. A Grafton Street funciona como um shopping a céu aberto e é um dos pontos mais agitados de Dublin.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAgrafton_street maxresdefault

Acompanhe também pelo Facebook

Leia também:

Turismo na Grã-Bretanha – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte
Reino Unido: conheça Edimburgo a capital da Escócia

Londres: as principais atrações da capital inglesa
Viagens clichês que você precisa fazer antes de morrer
Viajando o mundo como voluntário: uma viagem para o bem

Fotos: Carlos Manuel Villamayor, Worldstudy, Dara Pilyugina, Christian Wilt, Dan Vartaria, Hervé BRY, Jim Nix, Philip Moor.