Dúvidas frequentes sobre o transporte de bagagens

Pesos e dimensões para bagagens de mão:

– Voos Nacionais
5kg é o máximo permitido para bagagem de mão. A soma de suas dimensões (comprimento + largura + altura) não pode ultrapassar 115cm. Ela deve caber embaixo dos assentos do avião ou compartimentos acima das poltronas. Muitos países permitem um maior limite de peso, podendo chegar até a 18 quilos na classe executiva, dependendo do destino.

– E se minha bagagem de mão for muito grande?
A companhia aérea pode exigir que você despache a bagagem e você tera que encarar a fila do check-in, podendo perder seu voo.

– E se eu tiver algo restrito?
Na verificação da sua bagagem de mão no raio-x, antes da área de embarque, o funcionário do aeroporto pedirá para você retirar o item da mala para poder viajar.

– Líquidos em viagens internacionais
Você só pode levar uma quantidade limitada de líquidos, cremes e latas de aerossol na bagagem de mão. É proibido que o recipiente de cada um deles exceda 11 ml. Os itens devem ser colocados em uma sacola plástica transparente e selada. O volume total não pode ultrapassar 1 litro.

– Free shop
Perfumes, bebidas e qualquer outro líquido adquirido no Free Shop deverá ser mantido em sacolas seladas e ter o recibo de compra à mostra.

Leia também:

Escandinávia: conheça os países nórdicos
100 destinos brasileiros que você precisa conhecer
As melhores cidades para visitar na República Tcheca
Conheça 7 rotas turísticas para fazer de trem na Europa
10 imagens que vão te deixar morrendo de vontade de ir para a Croácia

A Terra dos Incas: descubra os principais atrativos turísticos peruanos

Peso e Tamanho – Despache

23kg de bagagem (em uma ou mais malas) é o total permitido pra cada passageiro em voos nacionais e na América do Sul. Duas malas e no máximo 32kg cada é o total permitido por passageiro voos do Brasil para a Europa e Estados Unidos na classe econômica.

– O que não é permitido
Materiais esportivos, instrumentos e outros artigos.
Em voos nacionais, podem ser despachados desde que não excedam o limite de 23 quilos. Cada companhia possuí suas próprias regras. Consulte a sua antes de chegar no aeroporto.

– Alimentos
No Brasil são permitidos, porém devem ser despachados em embalagens que evitem vazamento, abertura e mau cheiro.
Em voos para Europa é proibido transportar produtos de origem animal.
Em voos para os Estados Unidos é proibido levar alimentos frescos e facilmente perecíveis.

– Animais de Estimação
É cobrado uma taxa para levar animais de estimação. Deve-se apresentar atestado de saúde do animal e a maioria das companhias aéreas não permite levá-los na cabine de passageiros.

– Plantas
Voos Nacionais: Podem ser transportadas como bagagem de mão ou despachadas.Em alguns casos é preciso ter os documentos para poder embarcar com a planta.

Voos Internacionais: As plantas devem ser despachadas e é necessário consultar o Ministério da Agricultura para verificar a legislação vigente e os documentos necessários.

– Objetos de valor
Evite despachar jóias, dinheiro e eletrônicos. Se decidir despachar, peça um formulário para declarar bens.

– O que é proibido?
Materiais explosivos, produtos tóxicos, sólidos ou líquidos inflamáveis e armas (fogo, caça ou brinquedo)

Bagagem extraviada

A bagagem de mão é responsabilidade do passageiro.

– Extravio
Se você não encontrar sua bagagem ao chegar no seu destino, avise a companhia aérea ainda na área de desembarque. Caso seja localizada, a bagagem vai ser enviada para o endereço informado pelo passageiro. Se não for encontrada em 30 dias (voos nacionais) ou 21 (voos internacionais), a empresa deve indenizar o passageiro.

– Bagagem danificada
Avise a companhia aérea ainda na área de desembarque. Você também pode comunicar qualquer dano por escrito e registrar na companhia num prazo de sete dias.

– Furto
Se alguém levar sua bagagem ou faltar algum item nela, avise a companhia aérea ainda na área de desembarque e registre um boletim de ocorrência na polícia. A companhia é responsável pela bagagem do momento em que ela é despachada até a sua devolução ao passageiro.

Excesso de bagagem

– Evite comprar passagens para o exterior separadamente
Se você emitir trechos de sua viagem fora do Brasil poderá ter uma surpresa bem desagradável: o limite do peso pode ser diferente dos 32kg permitidos em passagens adquiridas no Brasil. Por exemplo, se você viajou para a Inglaterra e de lá comprar um bilhete para a Itália, o limite de bagagem dessa viagem poderá cair para 20kg.

– Alternativas para não pagar excesso de bagagem
Em trechos internos de uma viagem no exterior, você pode utilizar o guarda-volumes de um aeroporto para guardar parte de sua bagagem. Depois, na volta, é só retirar seus pertences.

– Companhias aéreas de baixo custo na Europa e América do Norte
A maioria dessas empresas oferecem franquias menores de bagagem, com limites de peso que podem chegar a apenas 15kg.

– O que acontece se houver excesso
Normalmente, você paga uma taxa pelo excesso de peso, no entanto, a companhia aérea pode obrigar o passageiro a se livre de parte da bagagem. Vale lembrar que a taxa pode ser bem elevada, em alguns casos, ultrapassando o valor do bilhete aéreo.

– Excesso de peso em voos nacionais
As companhias aéreas cobram 0,5% do valor da passagem aérea por quilo excedente. Vale lembar: neste caso, o preço do bilhete aéreo refere-se à tarifa cobrada no dia do embarque.

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

 

via.