Fuja do stress e desconecte-se em Algodal no Pará

Começar o dia caminhando por praias semi-desertas formadas por bancos de areia finas e intensamente brancas, contemplar revoadas de garças, mergulhões, guarás vermelhos e outras espécies que parecem se exibir em voos que pincelam um grandioso céu azul. Refrescar-se do clima quente em um litoral de águas calmas e claras ou optar por banhos em lagoas de água doce cercada por uma vegetação rasteira e dunas, caminhar tranquilamente em uma vila com ruas de areia onde não é permitido o acesso de qualquer veículo motorizado e aproveitar o clima zen de uma charmosa vila de pescador em um pedacinho do litoral brasileiro chamado de costa amazônica, são apenas alguns motivos para você deixar-se levar pelas belezas naturais da vila de Algodoal e adicionar o destino paraense na sua lista de próximos destinos.

A simpática e bucólica vila fica na Ilha de Maiandeua, que pertence ao município de Maracanã, no nordeste do estado do Pará é um dos lugares mais cobiçados dos paraenses durante as férias e feriados prolongados, mas ainda não é muito popular entre os brasileiros e estrangeiros que visitam o estado. O charme de Algodoal começa no trajeto para chegar até ilha, partimos em um barco tradicional da vila de Marudá em Marapanim em um rústico Porto, erguido sobre palafitas.

A viagem dura em torno de 40 minutos dependendo da maré, no trajeto nos deslumbramos com as belezas da região, com inúmeras praias e manguezais e com sorte você pode avistar alguns botos cinzas que passam com frequência ao redor da ilha.

Leia também:

Como chegar na ilha de Algodoal saindo de Belém, no Pará
Você está precisando tirar férias em Algodoal, uma ilha no Pará
Quer viajar para Belém? Veja 18 fotos da exótica capital paraense

Ilha do Marajó – Turismo exótico no Pará

Veja o lugar que ficou conhecido como caribe amazônico

O destaque da vila são as casinhas de alvenaria típica dos ribeirinhos que moram em toda a região da Amazônia e as poucas ruas de areia quase sem iluminação que mantém a calmaria do lugar, internet e sinal de telefone também são bem escasso na ilha, outro fator que promete fazer com que você interaja 100% com a natureza.

Belas praias para usufruir ao máximo também não falta na ilha, começando pela Praia Grande que durante a maré baixa ganha um extenso banco de areia que desenha todo o cenário deixando a paisagem ainda mais paradisíaca. A Praia da Princesa é a mais famosa e frequentada pelos turistas e locais pela enorme quantidade de bares e restaurantes disponíveis em toda a praia. Para chegar até a atração você pode optar em fazer uma tranquila e relaxante caminhada ou pedir uma ajuda para os simpáticos “táxi-charretes”, outra opção interessantíssima de turismo para fazer na praia é conhecer o charmoso Lago da Princesa.

No outro lado da ilha o charme fica por conta da vila de Fortalezinha, um lado ainda mais rústico da Ilha de Maiandeua e menos explorado pelos turistas. O pequeno vilarejo está situado em uma parte alta da ilha onde é possível admirar essa parte do litoral recortado por um banco de areia.

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis