Guia Completo da Península de Maraú no sul da Bahia

Localizada na famosa Costa do Dendê no sul da Bahia, a Península de Maraú é uma das área mais reservadas do estado graças ao difícil acesso á regão. Este santuário ecológico mostra uma variedade de ecossistemas costeiros, piscinas naturais, estuários e o vasto Oceano Atlântico com belíssimas praias, recifes, manguezais, campos naturais e tipos florestais da Mata Atlântica com uma variada fauna e flora. Além do litoral a península também oferece outros tipos de atrações voltadas ao ecoturismo como cachoeiras e trilhas ecológicas.

São aproximadamente 40 quilômetros de praias praticamente desertas. Durante a maré baixa dezenas de piscinas naturais lotadas de peixinhos coloridos aparecem nos arrecifes. Barra Grande é a maior vila da península e ainda preserva a simplicidade caiçara, apesar de abrigar as principais pousadas, bares e restaurantes da região.

A península conta com diversos restaurantes de boa qualidade disponibilizando um enorme roteiro gastronômico em casas especializadas em todo tipo de culinária. Os pratos típicos da região ficam por conta da banana com catado de siri,  tapera, camarão no coco e o peixe na chapa com arroz de polvo.

A península pertence à APA (Área de Proteção Ambiental) Maraú, unidade de conservação de uso sustentável da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no sul da Bahia, que possui uma série de leis de preservação da natureza.

O que fazer:

Praia de Taipus

É na praia de Taipus de Fora é considerada uma das mais belas do Brasil porque tem uma piscina natural de um quilômetro de extensão com peixes de todas as cores . Lá pode-se observar arrecifes, corais e peixes de todas as cores. No verão, são feitos mergulhos com lanternas para observar a fauna marinha noturna.

Foto 2

Mirante do Morro do Farol

O ponto mais alto da península, com 51m de altura. De lá se temvisão de toda a extensão de praias. O melhor modo de chegar é a opé, pela praia de Taipu de Fora.

Foto3

Lagoa do Cassange

Com 5 quilômetros de extensão a lagoa de água doce é separado do aceano por uma faixa de areia clara de apenas 300 metros, um ótimo local para curtir o banho.

Foto4

Cachoeira do Tremembé

Na Baía de Camamú, em meio ao mar de águas límpidas, matas, rios e mangues, o Rio Maraú despenca em um queda d’água alucinante de 30 metros de largura por 5 de altura, formando um grande lago, ideal para recarregar as energias e aproveitar toda a natureza do lugar. Ponto de encontro do rio com as águas salgadas do mar, o resultado é um banho refrescante na temperatura ideal.

Foto5

Ilha da Pedra Furada

Localizada a 30 minutos de barco a partir de Barra Grande e 1h a partir de Camamu, a Ilha da Pedra Furada deve seu nome a uma rocha cavada pela erosão. A ilha é bem pequena. Possui uma fonte natural e uma praia com águas cristalinas. Ali funciona um único restaurante servindo comida típica.

Foto6

Outras atrações para conhecer na Península do Maraú:

  • Praia de Barra Grande
  • Praia do Cassange
  • Praia de Taipú de Dentro
  • Praia Bombaça
  • Caminhada ao rio Carapitangui
  • Coroa Vermelha
  • Ilha do Goió
  • Morro Bela Vista
  • Praia Piracanga
  • Ponta do Mutá

Como chegar:

De avião:
O aeroporto mais próximo de Maraú fica em Ilhéus que atualmente é servido por voos diários. Outra opção é o aeroporto de Salvador.

De barco:
Para chegar de barco via Camamu é preciso pegar uma estrada a partir de Salvador pelo ferry-boat e a BA-001. No porto de Camamu existem duas opções de transporte para Barra Grande e Taipus: barcos comuns e lanchas rápidas. Barcos comuns são mais baratos mas levam um tempo a mais. O horário de funcionamento é das 6 da manhã até as 5 da tarde.

De carro:
Há um acesso pela BR-030 a partir de Itacaré (65 km de Ilhéus). Após a travessia de balsa do rio de Contas é preciso seguir em veículo 4×4, pois a estrada tem 42 km de buracos e pouca sinalização.

De Ônibus:
Há linhas regulares de todo o país para Salvador, Ilhéus e Itabuna, de onde partem ônibus para Camamu, onde há um porto que serve toda a península. Vale ligar na rodoviária da capital baiana.
Rodoviária de Salvador
Tel: (71) 3460-0000

Quando ir?

A Península de Maraú pode ser visitada o ano todo, já que na região as temperaturas costumam ser bastante agradáveis. As chuvas são mais constantes nos meses de junho e julho, mas os passeios acontecem normalmente.

Onde ficar:

Nirvana Beach Hotel
Ponta do Mutá, Barra Grande
Maraú – Bahia
www.nirvanabeachhotelbahia.com
Tel: (73) 3258-6357

Viking Inn Boutique Hotel
Taipú de Fora
Marau- Bahia – Brasil
[email protected]
www.vikinginnboutiquehotel.com
Tel: (73) 3258-6471

Villa Balidendê
Av. Vasco Neto, 5, Barra Grande
Península de Maraú – Bahia
[email protected]
www.villabalidende.com.br
Tel: (73) 3258-6347

Butterfly House Bahia
[email protected]
www.butterflyhousebahia.com.br
Tel: (73) 3258-4113

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

Vilas de pescadores e praias paradisíacas na Rota do Descobrimento na Bahia
As melhores praias para você conhecer na Bahia
Conheça as principais atrações da Chapada Diamantina
Gruta da Pratinha, águas cristalinas surpreendem na Chapada Diamantina
Praias desertas para curtir no Brasil
10 refúgios ecológicos para relaxar no Nordeste

Fotos1: Rogério Knebel / Foto2: Dimas de Campos / Foto3 e 4: Rita Barreto.