Guia de praias para conhecer em Arraial do Cabo

250x250_POA_RAO.jpg

Arraial do Cabo possuí algumas das mais belas praias da Região dos Lagos e do estado do Rio de Janeiro. Distante a apenas 140 km da capital carioca, o pequeno município com 30 mil habitantes possuí um litoral com águas tão claras que foi carinhosamente apelidado de “Caribe Brasileiro”, e não é por menos, suas águas cristalinas impressionam durante boa parte do ano. A cidade também é conhecida como a capital do mergulho, devido sua intensa vida marinha, o que atraí mergulhadores do mundo inteiro.

As praias de Arraial do Cabo realmente prendem a atenção de qualquer turista, são 9 ao redor da cidade, completando 35 km de belos cenários com características e paisagens diferentes, são elas: Praia Grande, Praia dos Anjos, Praia do Forno, Praia Brava, Prainha, Praia do Farol, As Prainhas e a Praia do Pontal.

Considerada a praia mais bonita de Arraial, a Praia do Farol está localizada na Ilha do Farol e só pode ser acessada de barco. Para chegar a praia é preciso de uma autorização do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreiram, muitos barcos de passeios possuem esse documento e realizam esse trajeto todos os dias levando dezenas de turistas através do porto da cidade.

A praia fica em frente as famosas Prainhas, no Pontal do Atalaia, conhecido pela maravilhosa vista. Para quem gosta de caminhar, se prepare para perder o fôlego com alguns dos cenários cariocas mais surpreendentes.

12824692113_1d0322b83d_b 14104368853_7b4c2dfd2e_k IMG_2512

De longe é possível ver uma figueira centenária no topo das dunas que contornam a praia do Farol, um pouco mais abaixo encontrasse uma área protegida com um cemitério centenário de uma tribo indígena que habitava o local. A praia possuí pouco mais de 700 metros com águas em vários tons de azul, já que a grande “piscina natural” que forma entre a Ilha do Farol, com o Pontal do Atalaia, possuí diversos bancos de areias brancos que deixam a paisagem ainda mais atraente.

2936673816_940f155c2b_b

A Praia Grande é a maior da cidade e possuí 43 km de extensão e vai até Saquarema.
O extenso litoral é cobiçado pelos surfistas que aproveitam os ventos fortes da região que formam ótimas ondas. A praia também é ponto de encontro de turistas e moradores durante todos os finais de tarde, onde se tem a melhor visão do pôr-do-sol, com sorte é possível ver algumas baleias passando no horizonte. Arraial do Cabo é caminho, e frequentemente turistas e moradores avistam as baleias que passam pela região, enquanto viajam sentido Abrolhos, na Bahia.

praiagrande praiagrande2 praiagrande3

Bem ao lado da Praia Grande, no lado de fora do Morro do Pontal do Atalaia, encontra-se a Praia Brava, com apenas 200 metros de extensão. A praia é completamente selvagem e só aparece durante a maré baixa. Aproveite o caminho pelo Pontal do Atalaia para tirar algumas fotos a cor do mar fica impressionante visto lá e cima. 

2159882256_e5185f4557_oIMG_2484

O acesso da Praia do Forno é por uma pequena trilha próximo ao cais da cidade. O trajeto já cativa os visitante com o seus mirantes naturais encontrados durante a caminhada. A praia possuí poucos bares e um famoso restaurante flutuante a alguns metros mar a dentro, que só pode ser acessado por barcos. Durante o dia é possível ver algumas embarcações turísticas bem animadas que ancoram em frente ao local para que os turistas aproveitem a imensa piscina natural formada pelas as águas calmas e claras. Um ótimo destino para quem está viajando com crianças ou para quem quer conhecer um outro roteiro carioca.

5581342430_baae9c11a0_b 8007941850_8e16d5705a_k

As prainhas na verdade é apenas uma praia localizada no Pontal do Atalaia que é dividida por uma pedra tornando-se uma só enseada quando a maré está cheia. As Prainhas tem 300 metros de areias branquíssimas e não possuí nenhuma estrutura como restaurantes e bares, apenas alguns vendedores ambulantes. O acesso pode ser feito de carro até o início da escadaria que leva o turista a praia, a pé ou em barcos de excurssões que saem diariamente do porto da cidade. O cenário fica ainda mais bonito com a imensa Ilha do Farol tampando o horizonte com a bélissima Praia do Farol.

prainahs

A praia dos Anjos é a mais próxima do centro da cidade, apesar de também possuir a cor caribenha, a praia é pouco menos movimentada por banhistas por conter o porto a sua esquerda. Durante todo o dia é possível ver pessoas se exercitando pela praia, em atividades que vão a caminhadas no calçadão ao famosos futebol de areia.

Sem título

A Prainha possui uma grande variedade de quiosques, que disponibilizam para os frequentadores cadeiras, mesas e barracas de sol com atendimento direto na praia.  É uma da praias mais movimentas e procuradas por sua facilidade de acesso e por estar bem na entrada da cidade. Suas areias são finas e brancas e água cristalina não tão fria.

prainha

A praia do Pontal fica à 4 km do centro da cidade, entre a Praia do Foguete (Cabo Frio) e o Morro do Mirante. É o lugar perfeito para quem aprecia mais tranqüilidade e até privacidade, fora da temporada. É uma praia própria à pesca de arrastão, nela existem alguns barracões de pesca artesanal bem típicos da Região e poucas canoas que ajudam a dar o clima de paraíso perdido.

Praia do Pontal

As praias de Arraial do Cabo fora de temporada estão sempre tranquilas, ideal se você está fugindo de lugares mais movimentados e agitados. Diferente da época de alta (Julho/ Dezembro/ Janeiro e Fevereiro), período que a cidade recebe quase 10 vezes o número de pessoas que habitam o município.

Leia também:

Passeio de barco em Arraial do Cabo
Região dos Lagos: conheça Arraial do Cabo no Rio de Janeiro
Arraial do Cabo, a capital brasileira do mergulho
Os melhores passeios para fazer em Angra dos Reis
Ilha Grande um paraíso no Rio de Janeiro
Atrações turísticas em Paraty, paraíso cultural na Costa Verde
Itacuruça, entrada para a magnifíca Costa Verde no RJ
O melhor da Costa Verde: conheça os principais atrativos dessa rota turística
Parque Nacional da Tijuca, muito verde no coração do Rio de Janeiro
Descubra os melhores lugares para ver o Rio de Janeiro do alto
Turismo no Rio de Janeiro: o que conhecer na cidade maravilhosa
Os melhores passeios para fazer no Rio de Janeiro

Fotos: Javier Bidart, Plínio Bordin, Gustavo Albano, Rodrigo Viena, Leandro Macedo Gonçalves, Fabio Novello, Javier Pimentel.

_728x90_CGH_SDU.jpg

comentários

  1. Enjoyed every bit of your blog post.Really thank you! Keep writing.

  2. We came across a cool internet site that you simply may possibly appreciate. Take a appear for those who want.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>