Hostels no mundo pra trabalhar em troca de hospedagem grátis

Nós já havíamos citados alguns hostels no Brasil onde você pode trabalhar em troca de hospedagem e algumas pessoas perguntaram se é possível conseguir trabalhos assim também pelo exterior. Se você está com a grana curta, mas quer viajar, fazer um intercâmbio ou quem sabe só passar um tempo em outro país, saíba que existem alguns meios de conseguir trabalhos que já te dão hospedagens e refeições. Isso já é uma realidade em dezenas de países e existe sites especializados nesses tipos de oportunidades. A carga horária é reduzida, normalmente o viajante trabalha cerca de 3 ou 4 dias por semana, já que o mais importante é que você também aproveite e possa desfrutar do destino que escolheu. A modalidade funciona na base da troca, onde tudo é acordado com o profissional e com o anfitrião – o proprietário do hostel, permitindo que todos ganhem com isso.

Você que escolhe o tempo de duração do trabalho e agenda o período com antecedência: podem ser duas semanas ou meses! Work Exchange ou “intercâmbio de trabalho” em tradução livre, nada mais é do que a troca de algumas horas de trabalho semanais por acomodações e despesas básicas. Um jeito prático que permite as pessoas viajarem gastando muito menos, além de poder contribuir de alguma forma nos lugares por onde passa.

bar-best-beer-vienna-cheap-happy-hour-960x500

São diferentes vagas que você pode se candidatar: recepcionista do hostel, ajudar na divulgação, no preparo do café da manhã, como barman, ajudante de serviços gerais, guia turístico e até promover festas e atividades para os hóspedes interagirem.

Com isso você também pode planejar uma trip passando por uma sequência de destinos dos sonhos, trabalhando e viajando em diferentes cidades. Você pode começar sua viagem em um hostel em Santiago, depois em Barcelona, Roma e ainda incluir Londres na mesma trip, além de conhecer pessoas do mundo todo! A hospedagem está garantida e disponível em dezenas de países.

Como encontrar um trabalho no exterior?

Alguns sites centralizam essas oportunidades, possibilitando que os usuários localizem as vagas conforme a escolha dos destinos. É assim que funciona o Worldpackers, um site criado por um brasileiro que viajava o mundo ajudando em hostels. Já são mais de 90 países e dezenas de hostels cadastrados. Também no conceito de intercâmbio de trabalho, mas com outras oportunidades além de hostels, o Workaway divulga trabalhos voluntários em vários projetos ao redor do mundo, podendo ser uma outra alternativa para os viajantes independentes viajarem mais.

Como me candidatar as oportunidades?

Esses sites funcionam como facilitadores e fazem a ponte entre quem está contratando e quem quer encontrar os trabalhos. Se você achou alguma oportunidade legal e quer conhecer mais sobre as vagas, basta fazer um cadastro e depois disso, entrar em contato com os antitriões e negociar a sua participação. Para localizar as oportunidades e navegar no site é grátis, entretanto, para entrar em contato com o possível contratante precisa ser assinante e contribuir com uma tarifa simbólica.

E aí, se animou? Talvez essas novas ferramentas para viajar gastando menos possa ser o incentivo que você precisava para embarcar de vez em uma viagem. Já utilizou alguns desses sites? Deixe o seu comentário para motivar ainda mais pessoas.

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

Leia também:

Jovem dá a volta na Europa gastando apenas 1 euro por dia
Como é trabalhar em fazendas orgânicas ao redor do mundo
Trabalhando no exterior: melhore o seu currículo conhecendo novos países
Americano viaja durante 50 anos e conhece todos os países do mundo
Viajando o mundo como voluntário: uma viagem para o bem
Cidades brasileiras que vão te deixar com a sensação de estar em outro país

Booking.com