Ilha do Marajó – Turismo exótico no Pará

250x250_POA_RAO.jpg

Praias desertas, rios, campos, mangues, dunas e uma rica fauna fazem da Ilha de Marajó um dos maiores santuários ecológicos da Amazônia. Banhada pelo oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins, a ilha é dividida em 16 municípios sendo, Soure a maior de todas com 22mil habitantes e Salvaterra com 17 mil.

Para desembarcar na ilha é preciso pegar um barco ou balsa que saem de Belém. O Terminal Hidroviário da capital do Pará serve pra quem não está de carro. A viagem dura três horas e meia até o Porto Camará, na cidade de Salvaterra.

Se você está de carro, vá até o município de Icoaroaci. De lá saem balsas que levam exatas 3 horas para ir ao Porto de Camará, na cidade de Salvaterra.

Horários:
Belém (Porto de Icoaraci) – Salvaterra (Porto de Camará)
2ª a 6ª – 06:30h – 07:30h | Sábado – 4h, 6:30h e 07:30h | Domingo – 06:30h
Duração da viagem: três horas

Salvaterra (Porto de Camará) – Belém (Porto de Icoaraci)
2ª a 6ª – 16h e 17h | Sábado – 16h e 17h | Domingo – 16h, 17h e 18h
Duração da viagem: três horas

No Porto de Camará você vai ver dezena de carros, vãs e ônibus de linha que saem em direção a três destinos: Salvaterra, Soure e Cachoeira do Arari. Os carros saem sempre poucos minutos depois que as balsas chegam ao porto. Saindo do porto de Camará são 31 km até Soure e pouco mais de 25 km para Salvaterra.

Foto: Gustavo Albano

caminh

Foto: Gustavo Albano

 

Com cerca de 3 mil ilhas e ilhotas, Marajó é o maior arquipélago fluviomarinha do mundo. Suas belezas naturais se dividem entre a planície coberta de savana e as densas florestas.

Os cenários são transformados a cada seis meses devido a grande quantidade de chuva, principalmente no primeiro semestre, quando os campos ficam cobertos por águas. O segundo semestre é um período mais seco na região o que acaba ajudando a observação dos animais e da vegetação.

Até hoje o principal meio de transporte da cidade são os búfalos, a ilha possui 700 mil cabeças, cerca de três vezes a população de todos os municípios.

buffalo

Foto: Gustavo Albano

 

Em Soure os principais atrativos são a praias do Pesqueiro, Barra Velha e Mata Fome mais conhecida como Garrote, a praia possui um farol onde é possível ter uma visão 360º do  lugar.

1

Foto: Gustavo Albano

2

Foto: Gustavo Albano

3

Foto: Gustavo Albano

 

66666

Foto: Gustavo Albano

sasasas

Foto: Gustavo Albano

Outra opção de lazer é a fazenda São Jerônimo, o local oferece um lindo passeio de canoa pelo igarapé Tucumandubinha até chegar em uma praia deserta que foi palco do programa No Limite. Na fazenda também é possível andar de búfalo e observas diversos animais através das trilhas espalhadas pela região.

Os artesanatos feitos com cerâmica marajoara (legado de uma tribo indígena de cultura avançada que povou a Ilha há 3000 anos), é a arte mais reproduzida por artesões locais, seguido dos materiais derivado do couro: chinelo, bolsas, carteiras entre outros.

11

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

33

Foto: Gustavo Albano

 

+info

Gekos Receptivo Belém
www.gekos.com.br
+55 (91)4005-5120 

Fazenda São Jerônimo
www.marajo.tk
+55 (91)3741-2093

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

Leia também:

Escandinávia: conheça os países nórdicos
100 destinos brasileiros que você precisa conhecer
As melhores cidades para visitar na República Tcheca
Conheça 7 rotas turísticas para fazer de trem na Europa
10 imagens que vão te deixar morrendo de vontade de ir para a Croácia

A Terra dos Incas: descubra os principais atrativos turísticos peruanos

Fotos: Gustavo Albano

_728x90_CGH_SDU.jpg

comentários

  1. “Wow! This could be one particular of the most beneficial blogs We’ve ever arrive across on this subject. Actually Fantastic. I’m also an expert in this topic so I can understand your hard work.”

  2. Good post. I study something more difficult on different blogs everyday. It’s going to always be stimulating to learn content material from other writers and observe a little bit one thing from their store. I’d prefer to use some with the content material on my blog whether you don’t mind. Natually I’ll give you a link in your web blog. Thanks for sharing.

  3. An investment banking firm focused on providing strategic advice and transaction services to owners of middle-market companies. Chicago Business Brokers.

  4. Great write-up, I am a big believer in placing comments on sites to inform the blog writers know that they’ve added something advantageous to the world wide web!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>