Ilhabela, paraíso no litoral norte de São Paulo

Famosa pela prática de esportes náuticos a Ilhabela é a maior ilha marítima do Brasil e encontra-se no município de São Sebastião. A Ilha fez seu nome pelo charme da região junto a aconchegantes pousadas, restaurantes rústicos e as lojinhas de artesanatos nas ruas entrono da Vila, como é conhecido o centrinho, ponto de encontro de todos os turistas depois de curtir as belas praias da ilhota.

Mas se você pensa que só de belas praias é formada a Ilhabela, está completamente enganado. Outra atração bem famosa são as cachoeiras,  são mais de 40 quedas d’água emolduradas por montanhas com vegetação nativa de Mata Atlântica para refrescar turistas e nativos, opções de lazer é o que não falta.

Durante o ano também acontecem eventos que ajudam a ilha a receber mais turistas, com destaque para gastronomia, onde renomados chefes participam e levam os sabores de seus temperos aos nativos e visitantes. Entre esses eventos, destaca-se o Festival Gastronômico que acontece todos os anos, no mês de agosto. Outro evento importante é a Rolex Ilhabela Sailing Week, uma competição de vela oceânica que vem sendo organizada pelo Yacht Club de Ilhabela há mais de 40 anos.

Leia mais:

Ubatuba, paraíso preservado no litoral norte de São Paulo
5 viagens para fazer no estado de São Paulo
Hotéis de charme para visitar em São Paulo
Calor em São Paulo? Conheça 6 cachoeiras para você curtir no estado
Turistando em São Paulo: lugares para conhecer com entrada gratuita

Já que a maioria dos restaurantes em Ilhabela está beira mar, as especialidades da culinária local são peixes e frutos do mar. O cliente pode escolher entre os mais variados sabores espalhados na avenida ao longo da orla da praia, que liga o sul ao norte da ilha, passando pelo seu pequeno centro.

6522632403_275f3acfda_o 11529690355_bbd3b50a93_z ilhabela213667711105_6b61100307_k

Praia do Bonete

Considerada pelo respeitado jornal britânico ‘The Guardian’ uma das dez praias mais bonitas do Brasil, esta praia de areias claras e mar agitado é habitada pela maior comunidade tradicional caiçara do município. Sua orla é ladeada de árvores chapéu-de-Sol, no mar, as ondas formadas pelo vento sul, faz a alegria dos surfistas. Para chegar a praia é preciso fazer uma caminhada que dura de 3 a 6 horas. Outra maneira de chegar ao local é pelo mar, navegando em tradicionais canoas caiçaras ou barcos de passeio, contornando a Ponta da Sepituba, no extremo Sul da ilha.

bonete_49

Praia de Castelhanos

A Praia de Castelhanos tem acesso por uma estrada de 22 quilômetros, que corta a Ilha no sentido oeste à leste. A praia tem aproximadamente 1.500 metros de extensão, onde é possível a prática do surf ou um passeio de canoa. O mar é um convite aos mergulhadores para apreciar o maravilhoso mundo marinho existente no local.

10301099683_8e6fcc572f_b

Cachoeira do Gato

Com 40 metros de altura, a Cachoeira do Gato é a estrela da trilha que leva o seu nome. O percurso da trilha é de quatro quilômetros e leva aproximadamente uma hora e 30 minutos para ser todo percorrido. O visitante começa a trilha no canto do ribeirão da Praia de Castelhanos, que fica do lado voltado para mar aberto da ilha. Para em seguida atravessar uma ponte pênsil de madeira sobre um rio largo. A partir desse ponto, caminha-se por uma região de mata fechada até o local.

16184713761_cf3d50dfef_b

Cachoeira da Laje

Uma das mais conhecidas da região, a Cachoeira da Laje fica no sul da ilha. Cerca de uma hora de caminhada depois do estacionamento da Ponta da Sepituba, pela mesma trilha que leva ao Bonete, chega-se ao local. Uma grande piscina e tobogãs naturais na pedra fazem alegria dos turistas.

15577402013_ae0d97a41d_b

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Fotos: Brazil Adventure, Victor Hugo Pinheiro, Paulo Roberto Sanches, Romina Bernabeo, Juan Pablo, Renato Grim, Aprecesp Turismo Paulista, Manoel Moraes Jr.

Booking.com