Ilhas brasileiras garantem cenários paradisíacos

Com uma costa de 7.491 quilômetros, o Brasil possui diversas ilhas entre o sul e o nordeste do país. Procuradas por quem busca tranquilidade, as ilhas brasileiras trazem diversas características para turistas que desejam um contato extremo com a natureza, e um pouco mais de sossego. Selecionamos algumas das nossas prediletas:

Leia também:

Turismo na Ilha Grande: o que ver e fazer
Paradisíaca, Ilha de Cataguases atraí turistas em Angra dos Reis
Você está precisando tirar férias em Algodoal, uma ilha no Pará
Conheça a Ilha de Santo Aleixo, uma das atrações mais belas do litoral pernambucano
80 ilhas paradisíacas para conhecer ao redor do mundo

Ilha de Trindade

A Ilha de Trindade fica no extremo leste do território brasileiro, a um terço do caminho entre o Brasil e a África, são 1.160 quilômetros do estado do Espírito Santo. Atualmente é supervisionada pela Marinha Brasileira, onde a natureza é totalmente virgem. Mesmo pequena a ilha oferece diversas atrações naturais, são 12 praias onde a maioria são formadas por solo acidentado. Com 9,2 quilômetros quadrados, a ilha equivale a metade do arquipélago de Fernando de Noronha.

Capixaba da gema

Foto: Capixaba da gema

 

Atol das Rocas

O Atol das Rocas é um agrupamento de ilhas localizadas no Rio Grande do Norte a 260 quilômetros de Natal. A ilha de corais é um dos principais ambientes ecológicos do Brasil, em 1979 o arquipélago foi transformado na primeira unidade de conservação marinha do país, ganhando o status de Reserva Biológica.

Lucas Rocha

Foto: Lucas Rocha

Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas | Rio Grande do Nor

Foto: Enrico Marone

Arquipélago de Abrolhos

Localizado no município de Caravelas – BA, o Arquipélago de Abrolhos abriga uma das maiores concentrações de peixes por metro quadrado do planeta. Os visitantes podem desembarcar na ilha de Siriba, que possui uma trilha ecológica de 1,6 quilômetros com uma praia pequena com diversas piscinas naturais.

Foto: Luis Causin

Foto: Valdir Eduardo

 

Ilha do Caju

Entre o estado do Maranhão e do Piauí está localizada a Ilha do Caju, com um ecossistema bem variado, a ilha é cercada por mangues dunas, matas e campos alagados com água salgada. Essa variedade faz com que a ilha seja um prato cheio para quem ama turismo ecológico e aventura.

Kikabr

Foto: Flickr – Kikabr

MucoideII

Foto: Flickr – MucoideII

 

Ilha do Mel

A Ilha do Mel está localizada no estado do Paraná. Para evitar a degradação da ilha não é permitido veículo automotor e de tração animal, o número de visitantes também é restrito, não podendo passar de 5.000 pessoas por dia. A ilha possui 25 quilômetros de prais que agradam turistas de todos os gostos.

SONY DSC

Foto: Paranaturismo

ppp

Foto: Paranaturismo

Ilha de Boipeba

Com águas claras, areias brancas e vastos coqueirais a Ilha de Boipeba – BA possuí charme rústico, suas ruas de terra fazem com que os turistas que estão na região fiquem totalmente sossegados. A ilha possui praias desertas com piscinas naturais, são quase 20 quilômetros de litoral onde o acesso só é possível através de barcos de passeios ou caminhando.

Tristao da cunha

Foto: Tristao da Cunha

Manuel Saparoti

Foto: Manuel Saparoti

Ilha de Marajó

Ao norte do estado do Pará encontra-se a exótica Ilha do Marajó. Dividida em 16 municípios tendo como Soure a “capital”, a ilha possui o maior rebanho de búfalos do Brasil. Suas praias desertas rodeadas por rios, mangues e igarapés promovem experiências únicas a visitantes que procuram desvendar um pedacinho da selva amazônica.

3

Foto: Luan Carvalho

2

Foto: Gustavo Albano

Ilha do Campeche

Formada por costões e morros recobertos de Mata Atlântica a Ilha do Campeche possui uma única praia com mar em tons de verde e turquesa, possui poucas ondas, agradando a mergulhadores e crianças. Localizada na costa leste de Florianópolis, em frente à Praia do Campeche, a ilha possui um rico ecossistema e abriga representativa parcela do patrimônio arqueológico do estado de Santa Catarina.

Foto: Marcelo Aguilar

Foto: Marcelo Aguilar

 

Ilhabela

Ilhabela oferece ao visitante cerca de 40 km de praias inexploradas e uma paisagem típica de floresta tropical, com trilhas para caminhadas, cachoeiras e até uma nascente. A 207 km da cidade de São Paulo, Ilhabela pode ficar lotada, por isso tente pegar praia durante a semana.

Brasiladventureinterncaional

Foto: Flickr – Brasiladventureinterncaional

Castelhanos

Foto: Brasiladventureinterncaional

Ilha Grande

Com 193 quilômetros, a Ilha Grande é a maior das ilhas da baía de Angra dos Reis, palco da praia de Lopes Mendes uma das mais bonitas do Brasil a ilha é bastante procurada por mergulhadores e aventureiros a procura de esportes náuticos e ecoturismo.

fabio messias

Foto: Fábio Messias

Ruy barbosa pinto

Foto: Ruy barbosa Pinto

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é o testemunho histórico de que todo brasileiro vive em um país tropical, inteiramente abençoado, afinal esse arquipélago pernambucano presenteia seus visitantes com atrações naturais de belezas inigualáveis. Nele estão os melhores pontos de mergulho do país, além da baía do Sancho, dona do título de praia mais bonita do Brasil e uma das mais belas do mundo.

oberto faria

Foto: Roberto Faria

Andras Jancsik

Foto: Andras Jancsik

 Ilha de Comandatuba

Ao sul do litoral da Bahia, a Ilha de Comandatuba tem 21 km de praias preservadas com vilarejos de pescadores e um importante resort turístico de luxo. O hotel Transamérica Ilha de Comandatuba é um dos mais sofisticados do país e conta com sua própria pista de pouso.

Transamerica hoteis

Foto: Transamerica hoteis

Transamerica hoteis2

Foto: Transamerica hoteis

Ilha do Bananal

Maior ilha fluvial do planeta, com mais de 20 mil quilômetros quadrados de extensão, a Ilha do Bananal situa-se no sudoeste do estado do Tocantins, na divisa com o Mato Grosso e Goiás. A ilha é formada pelos rios Araguaia e da Morte e é considerada como Reserva da Biosfera da UNESCO pela sua grande diversidade de animais como onças-pintadas, botos e tartarugas-da-amazônia.

Adriana Futcher

Foto: Adriana Futcher

joao paulo barbosa

Foto: João Paulo Barbosa

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis