Lago Titicaca e suas ilhas – Peru e Bolívia

Localizado no altiplano dos Andes, na fronteira entre o Peru e a Bolívia, o Lago Titicaca, tem cerca de 8300 km² e está a 3.821m acima do nível do mar, sendo o lago comercialmente navegável mais alto do mundo e o maior em extensão da América Latina.

O lago é alimentado pelas águas do degelo e das chuvas. Mais de 25 rios desaguam no lago Titicaca, que tem profundidade média de 150 m e uma profundidade máxima de 280 m. O Titicaca também abriga 41 ilhas, sendo algumas densamente povoadas as mais famosas entre os turistas são a Isla del Sol e Isla de la Luna.

Leia também:

A Terra dos Incas: descubra os principais atrativos turísticos peruanos
Hotel no Peru oferece quartos transparentes pendurados em montanha
Linhas de Nazca a atração mais misteriosa do Peru
Huacachina, um oásis no meio do deserto no Peru
Atrações imperdíveis pra conhecer na Bolívia

Isla del Sol:

A ilha é considerada solo sagrado para os povos antigos segundo lendas, o local foi onde nasceram os primeiros incas. Na Isla del Sol existem vários templos em ruínas, dentre o que sobrou é possível encontrar mesas de sacrifícios das virgens em honra a Pacha Mama (Mãe Terra). Na Isla del Sol foram feitos vários sacrifícios humanos para honrar os deuses.

7479931730_d59449328a_h

Isla de la Luna:

Localizada a 8km da Isla del Sol, a ilha era dedica ao culto feminino. Diz a lenda, que na ilha viviam as mulheres mais belas da região, as Virgens do Sol, que seriam sacrificadas da Isla del Sol. No Império Inca o único homem que podia pisar naquelas terras era o imperador.

luna

Uros (ilhas flutuantes)

Localizado a 14 km de Puno, são ilhas feitas pelo homem com folhas de Juncos uma espécie de planta que cresce naturalmente nas margens do lago. Estas ilhas flutuam sobre o Lago Titicaca e por isso que elas são também chamadas de Ilhas Flutuantes de Uros e são povoadas por pessoas que sobrevivem da pesca e hoje em dia por causa do aumento do turismo também vendem o seu artesanato aos turistas.

Ilha Taquile

A Ilha de Taquile está a 4.000 metros acima do nível do mar, nela você precisa subir uma escadaria de mais de 567 degraus para chegar até a parte principal da ilha, onde pode visualizar um cenário espetacular do Lago Titicaca.

8258119790_59e91761fb_k

llha Amantani

Localizado a uma altitude de 3.817 metros, abrange uma área de cerca de 9 km². Em Amantani estão os famosos templos Pachamama e Pachatata, totalmente dedicados à fertilidade da terra.

isla ama.

As cidades de Puno (no lado peruano) e Copacabana (na Bolivia) oferecem a melhor infraestrutura para turistas que desejam conhecer a região. Puno é conhecida como a capital do folclore no Peru e esta muito próxima das maiores atrações do país como Machu Picchu e a cidade de Cusco. Já Copacabana, é a principal cidade boliviana nas margens do lago e um grande destino turístico da Bolívia.

Além de toda natureza para contemplar, diversos sítios arqueológicos também podem ser visitados ao longo do Titicaca, que tem como principais habitantes os povos uros, descendentes dos incas.

titicaca titicaca2 2228387641_f721f220bd_o 3841332616_58b86bd924_b 19761608314_e0e540ced6_o

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Fotos: Stefano Ravalli, Vittorio Vida, Roger T, Oscar Gomez.