Lugares para conhecer em Arequipa no Peru

A segunda maior cidade do Peru abriga atrações e construções que podem ser consideradas verdadeiros tesouros do período colonial no país e e está situada em uma localização privilegiada rodeada de atrações e cenários surreais que precisam ser explorados em uma viagem com mais tempo ao país.

Arequipa está a aproximadamente 480 km de Cusco, em uma região de paisagens desérticas e rodeada de gigantesco vulcões que podem ser observado em praticamente todos os lados da charmosa cidade. Conhecida também como cidade branca, Arequipa é marcada pela riqueza cultural, arquitetônica e religiosa. Seu centro histórico é considerado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade e abriga construções maravilhosas à base de silhar, pedra de origem vulcânica com coloração branca.

O melhor ponto para começar a descobrir as surpresas que o destino reserva é pela encantadora Plaza de Armas, local onde estão alguns do pontos turísticos mais importantes e mais famosos de Arequipa. A praça é cercado por arcos e construções importantes, como a  Iglesia de la Companhia e a Catedral de Arequipa, construída no mesmo ano da fundação de Arequipa em 1540, o plano de fundo fica por conta do Vulcão Misti com mais de 6.000 metros de altura.

Reserve ao menos uma tarde para conhecer um pouco da história de Arequipa e conheça alguns museus que ficam entorno da Plaza de Armas, com destaque para o Museo Santuarios Andinos, onde está a Dama de Ampato, múmia inca de uma menina com idade entre 12 e 14 anos que foi sacrificada aos deuses e deixada nas montanhas nevadas ao redor da cidade, há cerca de 500 e encontrada no topo do vulcão Ampato.

Leia também:

Conheça o Cañon del Colca em Arequipa no Peru
A Terra dos Incas: descubra os principais atrativos turísticos peruanos
Muito além de Machu Picchu: ruínas incas próximas de Cusco
Como chegar em Machu Picchu
Linhas de Nazca a atração mais misteriosa do Peru

O que fazer:

Mosteiro de Santa Catalina

Essa é sem dúvida a atração mais importante de Arequipa, o Monastério de Monjas Privado de la Orden de Santa Catalina de Siena, foi fundado em 1579 e tem uma área tão grande que funciona praticamente como uma pequena cidade, protegida por uma grande muralha.

O local é o lar de freiras da região que até 1970 passavam a vida inteira enclausurada dentro do mosteiro. Depois da visita do Papa no local, elas resolveram abrir uma parte de suas dependências para o público.

Foto: via Flickr – _renee_

Catedral de Arequipa

A Catedral de Arequipa é uma das construções mais imponentes de Arequipa, a igreja já foi reconstruída algumas vezes nos últimos séculos por conta de cinco terremotos que abalaram a cidade. A catedral é aberta para público mas fecha entre as 12h e 15h30.

Foto: via Flickr – miroab

Museu Arqueológico da Universidade San Agustín

No museu o visitante vai encontrar inúmeros artefatos arqueológicos incluindo objetos dos povos pré-hispânicos, como Nazca, Inca e Tinawaku e peças do período colonial.

Foto: Franco Cericola

Patio del la Iglesia de la Compañía de Jesús

O pátio pode ser visitado durante um tour pelo centro de Arequipa, o espaço conta com alguns restaurantes bem aconchegantes e no segundo andar tem um mirante onde é possível ver parte da cidade e três vulcões: El Misti, Chachani e Pichu Pichu.

Foto: Martin Garcia

Mirante de Yanahuara

O mirante tem a mais bela visão do principal cartão postal da cidade, o vulcão Misti. mirante está ao lado da praça principal de Yanahuara a 2 km do centro da cidade, a praça conta uma pequena feira de artesanatos locais aberta diariamente.

Foto: Beyondhue

Canyon del Colca

O Canyon de Colca fica é um dos maiores canyons do país e possuí 4160 metros de altura. O local recebe muitos visitantes que buscam observar o voo dos condores dos andes, aves de dimensões que chegam a ultrapassar os três metros entre uma asa e outra.

Foto: Véronique Debord Lazaro

Outros atrativos turísticos em Arequipa:

  • Museu dos Santuários Andinos
  • Convento de Santa Teresa e Museu de Arte Colonial
  • Monastério de la Recoleta
  • Casa Museo Villalobos
  • Museo de Arte Contemporaneo Arequipa
  • Vulcão El Misti
  • Vulcão Pichu Pichu
  • Reserva nacional de Salinas e Aguada Blanca
  • La Mansion del Fundador
  • Mirante Carmen Alto

Como chegar:

De avião

Essa é a maneira mais fácil de chegar a Arequipa, os vôos aterrissam no Aeroporto Rodriguez Ballon (AQP), a 8 quilômetros do Centro.

De ônibus

Cusco está conectada com inúmeras rodovias importantes do país, sendo possível chegar a partir de Lima, Nazca, Puno e Cusco. Distância das principais cidades:
Cusco para Arequipa: 625km
Lima para Arequipa: 1.020km
Puno para Arequipa: 325km

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis