Lugares para conhecer em Fernando de Noronha

Praias com águas claras, piscinas naturais que parecem de mentira visto tamanha beleza, picos altos e cobertos por vegetação densa e uma fauna marinha abundante que pode ser notada facilmente em qualquer região do destino. São inúmeras as atrações e lugares para conhecer em Fernando de Noronha, o arquipélago é composto por 21 ilhas, ilhotas e rochedos vulcânicos a 345 km de distância do continente, seja o destino brasileiro mais cobiçado.

As águas transparentes que banham as praias com aspectos selvagens da ilha estão na lista de desejos de todo viajante, que tem como principais inspirações lugares paradisíacos e bem preservados. A ótima visibilidade da água que chega até 50 metros de profundidade, junto a diversidade de peixes, arraias, tartarugas, tubarões e golfinhos que abrigam-se ao redor do arquipélago em meio ao Oceano Atlântico, elegem Fernando de Noronha como um dos melhores pontos de mergulho do mundo.

Não é difícil ver animais marinhos em Fernando de Noronha, em todas as praias é possível notar a presença de algumas espécies sem precisar de muita experiência com mergulhos, boiar entre as águas transparentes com um snorkel e pé de pato já é o suficiente. Se quiser ver tartarugas, moreias, arraias e tubarões, a praia do Sueste e a Praia do Porto são as melhores opções. Os golfinhos estão sempre se exibindo para as embarcações de passeios e na baía dos golfinhos, que só pode ser admirada no topo do Mirante dos Golfinhos com acesso fácil em uma trilha dentro da reserva do Parque Nacional de Fernando de Noronha.

Leia também:

Dicas para programar uma viagem à Fernando de Noronha
10 motivos para você incluir Fernando de Noronha na sua lista de viagens
Passeios em Fernando de Noronha
Praias de Fernando de Noronha: Praia do Leão
Google mapeia o Arquipélago de Fernando de Noronha

A ilha foi descoberta em 1503 pelo navegador Américo Vespúcio, que ao chegar ao local, batizou o arquipélago homenageando o português Fernão de Lorona, que financiou a expedição de descoberta. Diversos povos já passaram pela ilha desde então, entre eles portugueses, franceses e holandeses, deixando algumas heranças da idade colonial como algumas construções que podem ser visitadas na Vila dos Remédios, entre elas a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, o Palácio São Miguel e o Forte da Vila dos Remédios.

A maior concentração de hotéis, pousadas e restaurantes estão no entorno da Praça Flamboyant na Vila dos Remédios, mas outros bairros bem próximos apresentam uma boa estrutura para turistas, como os bairros de Floresta Velha, Floresta Nova e a Vila do Trinta. Também existem outras opções em alguns pontos mais reservados da ilha como o Porto e Vila do Boldró, ao Norte, e Vila do Sueste ao Sul da ilha.

No meses de agosto a janeiro a frequência de chuvas é bem pequena, já nos meses de fevereiro a julho chove um pouco mais dando mais vida a vegetação que domina toda ilha. Para o mergulho a melhor época é de Março até Novembro. Para o surf a melhor época é de dezembro ao final de fevereiro

Lugares para conhecer em Fernando de Noronha:

Cacimba do Padre

Famosa entre os surfistas, a Praia da Cacimba do Padre possuí ondas perfeitas nos meses de dezembro a março que podem chegar até 5 metros de altura. A praia fica bem em frente ao Morro dos Dois Irmãos, duas gigantescas rochas com aparência similar em meio ao mar.

É pela Cacimba do Padre que é feito o acesso a Baía dos Porcos, local imperdível em qualquer visita a ilha, que já foi considerada uma das praias mais bonitas do mundo.

cacimba - noronha

Foto: Takao Takayama

Baía dos Porcos

O acesso privado da praia cercada por uma imensa falésia, deixa as águas mais calmas nessa parte da ilha. A vida marinha também é intensa na atração: arraias, tartarugas e moréias aproveitam a tranquilidade das águas nesse ponto e abrigam-se nas pedras e corais espalhadas pelo pequeno litoral. A Baía dos Porcos já foi considerada uma das praias mais bonitas do Brasil.

baia dos porcos

Foto: Mariana Rodrigues

Baía do Sancho

O principal cartão postal do arquipélago, tem acesso pela entrada do Parque Nacional Fernando de Noronha, em uma espécie de palafita de madeiras. Em seguida o visitante precisa descer dois lances de escada construídas em meio a uma enorme fenda para chegar até as águas transparentes do Sancho. Ao lado direito da atração, o paredão acidentado que contorna a praia forma algumas piscinas perfeitas para a prática de mergulho com snorkel. Ao lado esquerdo uma cachoeira se forma sobre as falésias no período de chuva.

22145661003_4107b81a0f_o

Foto: André Cayman

Sueste

O Sueste é o melhor ponto para avistar a vida marinha do arquipélago. A enorme baía está localizada no chamado mar de fora e é cercada por paredões rochosos, morros e duas ilhas que permitem com que as águas fiquem mais tranquilas. O uso de snorkel, pé de pato e colete é indispensável nesse passeio, já que o movimento de tartarugas, tubarões, arraias e peixinhos coloridos é constante.

5298993864_a06bb553c8_b

Foto: João Vianna

Praia da Conceição

Uma das mais frequentadas devido ao fácil acesso, a Praia da Conceição está aos pés do Morro do Pico e está sempre badalada por grupos que aproveitam a extensa faixa de areia para bater bola, surfar e curtir um belo pôr-do-sol.

5599190070_435933d001_b

Foto: Su Ramalho

Veja também: Guia de praias para conhecer em Fernando de Noronha

O que fazer:

Vila dos Remédios

A Vila dos Remédios é o bairro principal da ilha e mais movimentado. Restaurantes, lanchonetes e barzinhos ocupam a região da Praça Flamboyant, onde o movimento é intenso dependendo da época. Nele estão também construções históricas da ilha,  como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios e a Igreja que leva o mesmo nome. O centrinho cresceu nos arredores das construções e foi construída em 1772 pelos portugueses que viveram no arquipélago.

6935597601_c13aa0a981_b

Foto: Hans von Manteuffel

Projeto Tamar

O centro de visitantes do Projeto Tramar em Fernando de Noronha possui painéis explicativos, réplicas das 5 espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, silhuetas, exposições de esqueletos, maquetes e vídeos, apresentam as características biológicas, as principais ameaças à vida desses animais, seu complexo ciclo de vida e as atividades desenvolvidas pelo Tamar para sua conservação.

projeto-tamar-noronha

Foto: Divulgação Projeto Tamar

Forte da Vila dos Remédios

A enorme fortaleza foi construída no século 18 pelos portugueses. A construção também serviu como presídio comum e político na década de 30 e foi tombado pelo Iphan, as ruínas são abertas para visitação. A construção possuí uma maravilhosa vista das praias ao lado da Vila dos remédios, um dos melhores lugares para curtir a o pôr do sol.

leao - forte

Foto: Jorge Aguillar

Amanhecer na Baía dos Golfinhos

Uma outra maneira de apreciar a doçura dos golfinhos que vivem na ilha, é acompanhar a saída diária dos cardumes retornando do alto mar em direção a baía sempre bem cedinho.

Euzauer

Foto: via Flickr – Euzauer

Passeio de barco

O passeio de barco é a melhor maneira de começar um tour pela ilha, a embarcação sai no período da manhã e tem paradas em alto mar para banho, e uma vista privilegiada da ilha.

3722831684_613ae52326_o

Foto: Marcelo Jorge Loureiro

Ponta da Sapata

Ponta da ilha coberta de vegetação nativa e virgem. Um dos lugares preferidos dos mergulhadores, mas não propício para banho. Uma abertura na falésia, chamada de portão, tem o formato do mapa do Brasil dependendo do ângulo visto.

12311837393_0b1216e384_k

Foto: Kelly Sato

Veja também: Trilhas ecológicas em Fernando de Noronha

Outros atrativos turísticos em Fernando de Noronha:

  • Praia do Leão
  • Piscina natural praia do cachorro
  • Mirante Dois Irmãos
  • Praia da Atalaia
  • Baía dos Golfinhos
  • Forte São Pedro do Boldró
  • Forte De Nossa Senhora Dos Remedios
  • Capela de São Pedro
  • Museu do Tubarão
  • Buraco da Raquel
  • Ponta das Caracas
  • Praia Enseada dos Abreus
  • Palácio de São Miguel
  • Igreja Nossa Senhora dos Remédios
  • Memorial Noronhense
  • Capela do Quixaba
  • Mirante do Boldró
  • Mirante dos Golfinhos
  • Mirante do Leão
  • Forte do Sueste
  • Capela de São Pedro

Veja também: Passeios em Fernando de Noronha

Como chegar:

Atualmente a ilha recebe três vôos diários, dois saindo de Recife e um de Natal, não existem outros vôos diretos para ilha, já que o aeroporto de Fernando de Noronha não tem estrutura para receber outros aviões com destino a lugares mais longes.

Melhor época para visitar Noronha:

O clima em Fernando de Noronha é bom durante todo o ano, a diferença nessa região são os ventos e respectivamente ondas mais altas.

Para quem gosta de surfar os melhores meses são de dezembro a março. Os nativos da ilha costumam dizer que Fernando de Noronha tem duas épocas a seca, de agosto a fevereiro e a chuvosa (março a julho) sendo que na segunda as chuvas são rápidas e passageiras.

Onde ficar:

Pousada Del Mares

Rua do Sol, 141 – Vila dos Remédios
Tel.: (81) 3619-1243
www.pousadadelmares.com.br
E-mail: pousadadelmares@gmail.com

Pousada Mar Aberto

Alamendas das Flores, s/n – Floresta Nova, Fernando de Noronha
Tel.:(81) 3619-1178
www.pousadamaraberto.com.br
E-mail: reservas@pousadamaraberto.com.br

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Booking.com