Lugares para conhecer em São Luís

A única cidade do Brasil fundada por franceses possui diversas particularidades: São Luís, a capital do Maranhão possui a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina e apesar de fazer parte do nordeste tem um pé dentro da Amazônia. Seus mais de 3 mil sobrados e casarões espalhados pelas ruas e praças do Centro Histórico consagraram a cidade com o título de Patrimônio Cultural pela UNESCO em 1977.

Além da história, a cidade também preservas tradições e culturas. O Bumba-Meu-Boi, uma representação folclórica que combina, música, dança e teatro atraí gente de todo o canto do mundo no meses de junho e julho quando ocorre as tradicionais festas juninas do estado. Além disso, possui o Tambor de Crioula, o Cacuriá e o carnaval de rua, onde os foliões seguem os blocos com bandinhas tradicionais.

Sempre quente e úmido o clima de São Luís é tropical. A temperatura sempre fica entre 23 e 31 graus, tornando a permanência na ilha ideal para curtir as praias de São Marcos, Ponta d’Areia e do Calhau, as mais famosas da cidade. Outro fator que aumenta a popularidade da cidade é que São luís é ponto chave para quem conhecer a cidade histórica de Alcântara, as cachoeiras da Chapada das Mesas e o maravilhoso e exótico Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Leia também:

Diário de Bordo – roteiro de 5 dias em São Luís do Maranhão
Rota das Emoções: conhecendo o Ceará, Maranhão e o Piauí em 7 dias
Trekking nos Lençóis Maranhenses, travessia em 4 ou 5 dias
Conheça o Parque Nacional da Chapada das Mesas, no sul do Maranhão
Cachoeira do Santuário, atração indispensável na Chapada das Mesas

Existem belíssimas praias na capital maranhense como a Praia de São Marcos (localizada a 5 km do centro da cidade e onde se encontra o forte de São Marcos – pequena fortaleza situada numa colina); a Praia do Calhau(9 km do centro, bastante popular). O artesanato não só na capital, mas em todo o Maranhão, é bastante rico e criativo: toalhas de renda, redes de dormir, trabalhos em madeira, em azulejos, em palha, babaçu, cerâmica, bordados e outros artigos feitos à mão.

Outra característica forte da cidade é o reggae. A música está sempre presente em rádios, clubes e bares o que concedeu a São Luís o título de “Jamaica brasileira”.

O que conhecer:

Praias

Um dos principais atrativos da capital do Maranhão são os seus 32 km de praia. A ilha é rodeada de belas e incomparáveis praias, com a presença de de morros e falésias. Seus ventos fortes, de julho a dezembro, a tornam ideal para esportes a vela.

No início da Avenida Litorânea, a 7km do centro da cidade a praia de São Marcos é ideal para a prática de surf. Preferida entre os jovens da região a praia de São Marcos possuí uma paisagem singular com dunas cobertas de plantas e um extenso litoral com correnteza mais forte nessa região.

Localizada na extensão da Avenida Litorânea, a Praia do Calhau possui belas dunas recobertas por vegetação rasteiras. É considerada uma das praias mais bonitas da cidade. Em sua orla, encontra-se várias opções de lazer, casas de veraneio e hotéis.

ponta da areia

Foto: Sec de Turismo MA

Onde ir:

Centro Histórico (Reviver)

Tombado pela UNESCO o centro histórico de São Luís reúne cerca de 3 mil construções coloniais. Explorar essa região que ocupa quase todo o bairro de Praia Grande a pé é um ótima maneira de se apaixonar pelas rias de pedra, becos, ladeiras, praças e largos do local.

sao luis

Foto: Sec de Turismo MA

Palácio dos Leões

O Palácio dos Leões é a atual sede política e institucional do Governo do Estado do Maranhão, figura como o endereço mais nobre da ilha. Quando foi erguida pelos franceses, em 1612, a construção foi batizada de Fortaleza de São Luís e possuí uma das áreas aberta para visitação.

5376397018_c41d6fe435_z

Foto: Sec de Turismo MA

Teatro Arthur Azevedo

O segundo teatro mais antigo do Brasil foi inaugurado em 1817 e chama atenção com sua arquitetura neoclássico e detalhes do barroco, o teatro passou por restaurações que o mantiveram muito bem-conservado.

PAULO SOARES

Foto: Sec de Turismo MA

Fonte do Ribeirão

A mais bem conservada fonte de São Luis foi inaugurada em 1796. Traz cinco jorros de água que saem da boca de carrancas e de esculturas de peixes e deuses.

1348415823_6794df5a5f_z

Foto: Sec de Turismo MA

Casa do Nhozinho

O museu Casa do Nhozinho está abrigado em uma das mais belas construções do Centro Histórico. São quatro andares homenageando o artesão maranhense com acervos de peças, objetos e artefatos do cotidiano do artista.

15062875074_5518a8a79b_z

Foto: Sec de Turismo MA

Praça Gonçalves Dias

A Praça Gonçalves Dias, localizada no alto dos Remédios e proporciona uma linda vista para a baía de São Marcos. É famosa por ser ponto de encontro de diversos casais de São Luís, o que lhe deu o título de Largo dos Amores.

3010464878_5d85618a7a_z

Foto: Sec de Turismo MA

Igreja da Sé

Erguida pelos jesuítas em 1699 a Igreja da Sé possui uma fachada neoclássica todo revestido de ouro. A igreja presta homenagem a Nossa Senhora da Vitória, protetora dos portugueses nas batalhas contra o exército francês.

Foto: Sec de Turismo MA

Convento das Merces

Construída em 1657 sob a supervisão do padre Antonio Vieira, a relíquia arquitetônica abrigou a Ordem dos Mercedários até 1905, quando passou ao controle do governo estadual. Hoje o convento abriga um espaço cultural onde estão o Memorial José Sarney, com objetos relacionados ao ex-presidente; e também o Museu da Memória Republicana. Em julho, é palco do Vale Festejar, um São João fora de época.

Convento-das-Merc--s

Foto: Sec de Turismo MA

Outros atrativos turísticos em São Luís:

  • Museu Histórico e Artístico do Maranhão
  • Centro de Cultura Popular (Casa da Festa)
  • Igreja do Carmo
  • Cafua das Mercês
  • Ceprama (Centro de Produção de Artesanato do Maranhão)
  • Igreja do Desterro

Como chegar:

De avião
O Aeroporto Internacional de São Luís Cunha Machado recebe voos diários das principais capitais do Brasil.

De carro
Acesso pela BR-135.
São 796km entre São Luís e Belém (Pará) ou 963km de Fortaleza (Ceará) até São Luís..

De ônibus
A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até São Luís, vale ligar na rodoviária da capital.
Rodoviária de São Luís
Tel: (98) 3243-2847

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

1 comentário

  1. Prezados,
    Bom dia!
    Gostaríamos de lhes apresentar o Passeio Náutico São Luís Eco-Histórico. Passeio este
    1. PASSEIO NÁUTICO SÃO LUÍS ECO-HISTÓRICO
    Visitantes e moradores da capital poderão desfrutar de um maravilhoso passeio nas águas tranquilas da foz dos rios Anil e Bacanga, conhecendo a história da cidade e suas belezas naturais e arquitetônicas. Durante todo o circuito são repassadas informações históricas, culturais e geográficas da região (guia embarcado).
    2. ROTEIRO
    Saída da península da Ponta d’Areia, passando pelas Pontes do S. Francisco e Bandeira Tribuzzi, adentrando áreas de mangue e passando por um furo no manguezal em direção ao Porto do Jenipapeiro, segue margeando a Av. Beira Mar, Praça Mª Aragão, Estação Ferroviária da RFFSA, Cais da Sagração, Palácio dos Leões, Praia Grande, Convento das Mercês até o Estaleiro Escola do Estado onde retornaremos até o ponto de parada (banco de areia próximo a Ponta do Bonfim), na última parte do percurso retornaremos margeando o espigão costeiro e aportando para o desembarque. Fim dos serviços.
    3. A EMBARCAÇÃO
    Catamarã em fibra de vidro de alta resistência, casco duplo com 04 compartimentos estanques, comprimento de 10,5m x 5,0m, com área coberta de 25,0 m², propulsão mecânica com 01 motor de polpa Yamaha 60 HP;
    • WC, Bar e Som com microfone;
    • Homologada na Capitania dos Portos com para capacidade para 60 (Sessenta) passageiros, porém irá operar nesta atividade apenas com uma média de 45 pessoas;
    • Equipamento de salvatagem exigido pela Capitania dos Portos, como: coletes salva-vidas para passageiros e tripulação, boia de arremesso;
    • Extintores de incêndio: CO2 e Pó Químico;
    • Tripulação treinada e habilitada.
    4. Saídas conforme tábua de maré, consultar a agência.
    5. Duração de 03:00 horas.
    6. Tarifário:
    R$50,00 Cinquenta Reais por pessoa;
    Crianças de 00 a 06 anos é free;
    Crianças de 07 a 12 anos pagam meia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *