Lugares para conhecer na Patagônia saindo de Ushuaia

No coração da Patagônia Argentina, descubra os lugares mais legais para conhecer saindo de Ushuaia

A Patagônia preenche uma extensa área que começa próximo a San Martín de los Andes, Bariloche, seguindo até o extremo sul da Argentina e Chile percorrendo quase 2.200 km. A região pode ser considerada um paraíso para amantes da natureza e de esportes na neve, os cenários são formados na maioria das vezes por centenas de campos gigantescos, montanhas, picos nevados, vulcões, rios, lagoas e glaciares. Uma paisagem exótica que atrai milhares de turistas brasileiros todos os anos para conhecer os pontos turísticos da região.

A cidade de Ushuaia é uma das principais bases para turistas que desejam explorar as montanhas e glaciares argentinos e nela você pode descobrir quais os melhores lugares para conhecer na Patagônia. Conhecida também como a região do Fim do Mundo por estar no extremo sul das Américas, Ushuaia oferece muitas atividades onde os turistas têm a oportunidade de ter um contato com a natureza de forma inesquecível, uma gama enorme de passeios com opções para os mas aventureiros como trekkings, escaladas, ski e snowboard. E para os perfis mais calmos, a região também oferece passeios para contemplar a natureza local, brincar na neve e observar os animais típicos da Patagônia. Nesse artigo separamos os melhores lugares para conhecer na Patagônia Argentina saindo de Ushuaia.

Leia também:

Patagônia argentina: descubra Ushuaia em 16 fotos surpreendentes
Turismo na Argentina: Buenos Aires a cidade do tango
Dicas de turismo: roteiro de 5 dias em Buenos Aires
Dicas de passeios pelo Delto do Tigre na Argentina
Mendoza, Bariloche, Ushuaia e outros destinos para você conhecer na Argentina

Laguna Esmeralda

Uma das lagoas mais procuradas da Terra do Fogo, a Laguna Esmeralda ou Lago Esmeralda, se destaca pela incrível coloração em tons de verde. O lago fica cercado pelos Andes e para chegar até a atração é necessário fazer uma trilha moderada.

Foto: Javier Gragera

Navegação pelo Canal de Beagle

O local recebeu o nome por conta do navio HMS Beagle, que fez expedições marítimas por toda área do extenso canal e que ficou ainda mais famoso depois da viagem Charles Darwin, personagem de importância mundial que ao longo de sua jornada criou a teoria da evolução através da observação das espécies que viviam também nessa região. O viagem de navio feita por Darwin saiu da Inglaterra, passando pela Patagônia, Brasil e Galápagos. O canal é um dos principais pontos turísticos da Patagônia e banha toda a cidade de Ushuaia, separando a Argentina do Chile, e as ilhas do Arquipélago da Terra do Fogo e ligando os oceanos Atlântico e Pacífico.

Foto: Jimena Assis

Estância Harberton

Fundada por Thomas Bridges, um missioneiro inglês que explorou a Terra do Fogo promovendo contato com as tribos mapuche, a Estância Harberton é uma fazenda que foi declarada monumento histórico nacional em 1999. A fazenda possuí cenários de tirar o fôlego e estrutura completa para os turistas com restaurante e um museu de aves e mamíferos da região.

Foto: vi Flickr – elderc

Isla Martillo

Conhecida como pingüinera, a Isla Martillo está localizada no Canal de Beagle e possuí praias lindas. A ilha é famosa por servir de brigo a centenas de pinguins durante o período de reprodução, recebendo colônias de pinguim-de-magalhães e pinguins-reis todos os verões.

Foto: Charo Ruiz

Parque Nacional Terra del Fuego

O Parque Nacional da Terra do Fogo compreende uma área verde de 63 mil hectares e se encontra a apenas 12 km do centro de Ushuaia. O parque possuí um relevo totalmente montanhoso e está cercado por lagoas, bosques e áreas verdes, lugar ideal para observar um pouco das paisagens da Patagônia, da fauna e da flora da região.

Foto: Alessandro Grussu

Glaciar Martial

Localizado no Cerro Martial, em Ushuaia, o Glaciar Martial está em meio a uma paisagem natural deslumbrante, com água do degelo, árvores e os Andes. Para alcançar o glaciar pode-se utilizar o teleférico ou fazer uma caminhada em uma subida ingrime até um mirante que oferece uma linda vista da região, podendo observas a cidade de Ushuaia e o Canal de Beagle.

Foto: Alia Ali

Circuito dos Lagos

Com duração de um dia inteiro o passeio pelo Circuito dos Lagos é um roteiro para conhecer mais das redondezas da cidade de Ushuaia. A excursão segue pela Ruta N3 e passa pelos centros invernais de Ushuaia, o Lago Escondido, o Lago Fagnano e o ponto panorâmico Paso Garibaldi.

Foto: Andre Holzmeister

Sobrevoo na Patagônia

O passeio é realizado em pequenos aviões ou em helicóptero com duração entre 30 minutos e uma hora. Do alto, você pode admirar os Andes nevados, o Canal de Beagle, os lagos, ter uma ideia das dimensões de Ushuaia e curtir toda a natureza que a Patagônia argentina pode proporcionar vista do alto.

Se você está planejando fazer uma viagem até a Terra do Fogo indicamos a agência Ushuaia Extremo, receptivo local que oferece todos os passeios da região com guias em português.

Foto: Gonzalo Alonso

Para quem deseja conhecer de pertinho esses cenários maravilhosos da Patagônia Argentina indicamos a agência Ushuaia Extremo, um receptivo da região especializado em receber brasileiros e promove passeios com guias em português.

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis