Melhor época para visitar a Turquia, Istambul e outros destinos turcos

Confira o que descobrir no país mais exótico da Europa em cada época do ano

Dificilmente você vai conhecer as principais atrações da Turquia em uma única viagem. São tantos atrativos que certamente você demoraria anos para visitar todos eles. Começando pelo litoral, se for viajar no verão (entre junho, julho e agosto) vale esticar uns dias para aproveitar as belas praias turcas, além dos centros urbanos. O Mediterrâneo, diferente de outras épocas, é muito aproveitado nesse período pelos europeus que buscam relaxar nas praias do país. Sabe o mar da Grécia? O litoral da região de Egeu da Turquia é igual, mas menos conhecido pelos brasileiros. As águas extremamente azuis são as mesmas justamente pela proximidade dos dois países.

Em Istambul toda estação é uma grande atração – uma das cidades mais antigas do mundo – merece ser visitada em todas as épocas, a cidade é praticamente um mundo à parte e muda muito de um período para o outro. A rica história e cultura da região mostra uma Turquia autêntica e ao mesmo tempo moderna e encantadora como sempre.

Leia mais:

Explorando a Turquia, descubra o que ver e fazer no país mais exótico da Europa
Capadócia: descubra o que fazer no coração da Turquia
O que ver na Capadócia: principais atrações turísticas
5 praias para você curtir na Turquia

Para facilitar a vida de quem quer entender mais sobre o clima e saber qual a melhor época para sua viagem à Turquia, vamos apresentar um panorama com os prós e contras de cada um desses períodos. Se a Turquia está na sua lista de viagens, seja para lua de mel, férias ou mesmo a trabalho, indicamos o pessoal da agência Guia na Turquia, o Mehmet Ali já morou no Brasil e sua equipe fala português fluente e são especializados em montar roteiros personalizados pelo país com atendimento em português. Eles são super prestativos e podem te ajudar a escolher a melhor época para visitar os destinos turcos conforme o seu interesse.

Melhor época para visitar a Turquia

Durante o inverno:
(dezembro – janeiro – fevereiro e até meados de março)

O inverno europeu acontece nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Esse é o período de baixa temporada na Europa, as praias são pouco utilizadas devido ao frio assim como no Brasil. Com isso os preços também costumam ser bem mais baixos, tanto para compras quanto para quem quer fazer turismo na região. Os bairros e as atrações em geral também acabam ficando mais vazias nesse período. Também é possível encontrar neve pelas cidades turcas nessa época do ano. Para quem visita a Capadócia nesse período, pode ser mais difícil conseguir fazer os passeios de balão por conta do frio extremo. Só que segundo o Ali, o nosso contato local, o passeio de balão feito no inverno é muito mais belo do que no verão, por conta no inverno você encontra uma região coberta pelo branco da neve e uma parte super colorida. Só que muiiiito frio mesmo. No inverno turco, as hospedagens, restaurantes e passeios acabam sendo mais baratos por causa do fluxo reduzido de turistas também.

Istambul – Turquia. Foto: via Flickr – Uxio Rivas

Goreme – Turquia. Foto: Rodrigo Caicedo

Capadócia. Foto: Miguel Angel

Phaselis – Turquia. Foto: via Flickr – CamelKW

Durante o verão:
(junho – julho – agosto)

Ao contrário do Brasil, o verão europeu acontece nos meses de junho, julho e agosto. Essa é a alta temporada na Europa e também na Turquia. As ruas e cidades são muito mais movimentadas e você encontra pessoas do mundo todo visitando as belezas do país. As caminhadas são mais agradáveis e o clima mais quente é um convite para os turcos e turistas aproveitarem mais o que as cidades oferecem. Por ser alta temporada, os preços de hotéis, restaurantes e passeios sobem devido a quantidade de visitantes no país. É também nesse período que o mar Mediterrâneo ganha as tonalidades mais claras do ano. As praias são mais visitadas por brasileiros, turcos e europeus em geral. Verão em Istambul e na Capadócia não há tanto movimento como nas cidade do litoral do país. Pela razão dos destinos serem mais visitados para passeios de cultura e história, e também para conhecer a vida cotidiana do cidadão local.

Durante a primavera e outono:
(Primavera: março – abril – maio | Outono: setembro – outubro – novembro)

Nessas épocas o clima e a temperatura são mais interessantes para o turista que busca passeios culturais e visitar as principais atrações do país. Só que dependendo do período o visitante pode se surpreender com dias não muito quentes e noites frias. Mesmo assim, a grande maioria dos hotéis possuem ótima estrutura, o que não interfere diretamente na sua estadia. Muitas pessoas indicam essas estações como a melhor época para conhecer o país, pois as temperaturas são mais amenas. O auge da primavera é entre abril e maio e o outono nos meses de setembro e outubro. Por esta razão, esses meses são ideias para quem quer aproveitar ao máximo essa viagem.

+ Info
Guia na Turquia
Guia em português na Turquia
Tel: +90 536 273 59 61
Site: http://www.guianaturquia.com

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.
- Consiga a melhor cotação de câmbio turismo do dia em diferentes moedas.