Mochilão no Brasil: roteiro de 30 dias conhecendo as melhores praias do nordeste

Com temperaturas altas e com sol presente durante quase todo o ano, o nordeste é o destino predileto dos brasileiros durante as férias. 

Sossego, cenários naturais de tirar o fôlego, temperaturas elevadas em quase todo o ano e praias de águas mornas e transparentes, tem destino melhor para curtir as férias? O nordeste é a principal estância turística para brasileiros dentro do país, a região com 9 estados está repleto de atrações turísticas que variam entre praias, cachoeiras, desertos e muito mais.

Esse é um roteiro para quem deseja fazer um mochilão no nordeste e conhecer os principais destinos em 30 dias, começando pela Bahia e em seguida percorrendo os estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Apesar da distância de todo o trajeto parecer ser longa, as capitais de todos os estados na maioria das vezes estão muito próximas, o trajeto Maceió x Recife por exemplo dura apenas 4h30min, portanto a maioria das viagens não são tão cansativas. Uma dica é realizar todas as viagens de ônibus no período noturno, dessa maneira você não perde o seu dia na estrada e ainda economiza com hospedagem.

Leia também:

10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil
Viaje gastando pouco: descubra as cidades mais baratas para fazer mochilão
Roteiros para fazer um mochilão pela América do Sul
Os melhores destinos para fazer um mochilão

O roteiro para fazer seu mochilão no nordeste passa por todas as capitais exceto a cidade de Teresina no Piaui, nesse estado o viajante passará apenas pela cidade de Parnaíba, segunda maior do estado que fica entre as capitais de Fortaleza e Maranhão, abaixo segue a distância e duração de viagem (via ônibus) das capitais nordestinas:

Salvador x Aracaju: 316 km – 6h 20m
Aracaju x Maceió: 275 km – 5h 30m
Maceió x Recife: 258 – 4h 30m
Recife x João Pessoa: 120 km – 2h
João Pessoa x Natal: 189 km – 3h 
Natal x Fortaleza: 520 km – 8h 30m
Fortaleza x Parnaíba: 476 km – 10h
Parnaíba x São Luís: 489 km – 7h

No roteiro adicionamos algumas das atrações mais procuradas pelos turistas que vão para o nordeste com o intuito de aproveitar muita praia, conhecer cidades distintas e ficar em contato extremo com a natureza, sendo:

2 noites em Salvador – Bahia
2 noites Morro de São Paulo – Bahia
1 noite em Mangue Seco – Bahia
2 noites em Aracaju – Sergipe
3 noites em Maceió – Alagoas
2 noites em Maragogi – Alagoas
2 noite em Porto de Galinhas – Pernambuco
2 noites em Recife ou Olinda – Pernambuco
2 noites em João Pessoa – Paraíba
1 noites em Pipa – Rio Grande do Norte
2 noites em Natal – Rio Grande do Norte
2 noites em Fortaleza – Ceará
2 noites em Jericoacoara – Ceará
1 noite em Parnaíba – Piauí
2 noite em Barrerinhas – Maranhão
2 noites em São Luís – Maranhão

Ao aterrissar em solo baiano aproveite seu primeiro dia para conhecer as ruas e becos do famoso Pelourinho, em dois dias é possível conhecer alguns bairros da cidade e ainda curtir uma praia na cidade, uma dica é pegar desfrutar a Praia do Porto da Barra. Já em Morro de São Paulo reserve seus dias para caminhar em belas praias e explorar a famosa ilha de Morro de São Paulo.

Apesar de pequena a capital de Sergipe é cheia de atrações, no primeiro dia em Aracaju aproveite para conhecer o centro histórico da cidade onde estão espalhadas diversos pontos turísticos, como museus e construções simbólicas. A tarde curta a orla da cidade, uma das mais estruturadas do Brasil e desfrute uma noite degustando uma comida local ao som do forró pé de serra.

O segundo dia reserve para conhecer o Cânion do Xingó no Rio São Francisco, um dos cenários mais diferentes que você vai ver durante seu mochilão no nordeste. Aproveite o caminho para chegar até a atração e conclua a viagem até Maceió a Capital de Alagoas.

A vantagem de ficar hospedado em Maceió é a distância das atrações, costa litorânea do estado está cercada de ótimas praias de águas incrivelmente claras e coqueirais que se perdem de vista. Muitos turistas ficam na capital que está localizada quase no centro do litoral do estado, é um ótimo ponto para explorar tanto as praias mais ao sul, quanto mais ao norte. A distância é tão curta que há diversas opções de ônibus circulares que te levam a outros municípios em poucos minutos, como Barra de São Miguel, que tem uma das mais belas praias do estado: a Praia do Gunga. Outras atrações indispensáveis são as praias do Francês, Carro Quebrado, Ipioca, Pajuçara Ponta Verde e Jatiúca.

O trecho de Maragogi até Porto de Galinhas é considerado por muitos um dos roteiros de praias mais belos do nordeste, em Maragogi tire um dia para conhecer as piscinas naturais, também conhecidas como Galés de Maragogi e outro dia para conhecer as 10 praias do município em um passeio de buggy oferecido pelas agências locais. Já em Porto de Galinhas reserve um dia para conhecer a paradisíaca Praia dos Carneiros em Tamandaré e outro para fazer um tour pela cidade, geralmente a excursão é feita em buggy começando pelas piscinas naturais de Porto de Galinhas e em seguida percorrendo as praias mais próximas do charmoso vilarejo como a praia de Muro Alto e Maracaípe.

Por estarem a apenas poucos km de distância uma da outra nesse trecho do mochilão você pode escolher entre se hospedar em Recife, ou nas ruas coloridas do centro histórico de Olinda, de ambos os destinos é possível passear na outra cidade sem perder muito tempo.A dica é curtir a cena cultural do estado e conhecer os incríveis museus de Recife, escutar um maracatu de rua e curtir uma prainha em Boa Vista.

Na Paraíba não deixe de conferir as praias da Costa do Conde, um roteiro turístico que passa pelas melhores praias do litoral sul do estado, o início do trajeto fica na cidade de Conde a apenas 37 km de João Pessoa.

A Praia da Pipa pode ser considerada um refúgio no Rio Grande do Norte, moradia de golfinhos e tartarugas marinhas a praia pertence ao município de Tibau do Sul e ficou famosa nos anos 80 através dos amantes do surf. A noite pipense é uma atração à parte, as baladinhas da vila funcionam até o sol nascer e reúne pessoas do mundo inteiro. A capital do Rio Grande do Norte também recebe muitos elogios dos turistas que visitam o destino, além das paisagens naturais próximas da cidade é possível fazer um bate volta até as Dunas de Genipabu e andar de camelo pelos bancos de areia branquinha que vão de encontro ao litoral.

Ao passa pelo Ceará aproveite para conhecer algumas praias e o centro histórico da capital Fortaleza e siga para Jericoacoara, uma pequena vila de pescadores em meio a um deserto tropical cheio de praias e lagoas de águas cristalinas.

Esse último trecho do mochilão foi carinhosamente batizado como Rota das Emoções, o nome não poderia ser melhor: as paisagens de Jericoacoara até São Luís no Maranhão são simplesmente de tirar o ar a primeira para da é a cidade de Parnaíba, o segundo maior município do Piauí. O atrativo turístico dessa região é o Delta do Parnaíba, o maior das Américas, são cenários formados por mangues, dunas, lagoas, animais silvestres, rios e praias com paisagens paradisíacas.

Em seguida a cidade de Barreirinhas é a porta pro Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, depois de fazer a excursão até o gigantesco deserto cheio de lagoas formadas por águas cristalinas separe o outro dia na cidade para fazer o passeio pelo Rio Preguiça. O roteiro tem paradas em praias de água doce, vilarejos de pescadores e uma península que separa a água do rio com o oceano, um programa indispensável para quem passa pela região.

No último destino do nosso roteiro a dica é se perder pelas ruas do centro histórico de São Luís, um dos maiores do Brasil. Se ainda tiver disposição conheça a cidade de Alcântara, um pequeno município cheio de charmosos casarões históricos que fica a menos de 1 hora de São Luís saindo do Porto de São Luís em pequenos catamarãs.

Praia em Morro de São Paulo. Foto: Rafael Gonzaga

Turistas fazem passei ode canoa em meio aos cânions do Xingó, no Rio São Francisco. Foto: via Flickr – carola2000

Coqueiral na Praia do Gunga em Alagoas. Foto: José Oliveira

Piscinas naturais ficam a 6km mar a dentro em Maragogi. Foto: Papo de Viajante

Visual paradisíaco na Praia dos Carneiros em Tamandaré – PE. Foto: Thiago Santos

Piscinas naturais em Porto de Galinhas . Foto: Hotel Village

Centro histórico de Olinda e cidade de Recife ao fundo. Foto: Cláudio Maranhão

Praia de Coqueirinho na Costa do Conde, Paraíba. Foto: Cacio Murilo

Baía dos Golfinhos em Pipa – RN. Foto: Shutterstock

Dunas de Genipabu, atração fica próxima de Natal. Foto: Leandro Macedo Gonçalves

 

Revoada de Guarás durante passeio no Delta do Parnaíba. Foto: Karol Moreira

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Foto: Ricardo Mendonça Ferreira

Rio preguiça em Barreirinhas. Foto: trip2gether

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Booking.com