Museu da Gente Sergipana, passeio cultural em Aracajú

250x250_POA_RAO.jpg

Muito mais que belas praias e ótima estrutura gastronômica, Aracaju também é palco de diferentes manifestações culturais. O estado realiza diversas festas populares tradicionais durante o ano inteiro e guarda um rico acervo histórico e cultural que fazem parte da história do Nordeste e do Brasil.

O museu da Gente Sergipana ocupa um imenso casarão histórico construído em 1926 na Av. Ivo do Prado, no centro da cidade. Projetado por Marcello Dantas, o mesmo curador do incrível Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, o espaço também conta com muita criatividade e tecnologia, que tem como maior missão fazer o visitante interagir com a cultura regional.

IMG_6590

O complexo abriga uma enorme coleção de obras que celebram a identidade do povo sergipano de forma interativa, com 7 ambientes temáticos divididos em Nossas Feiras (produtos típicos da região), Nossos Falares (expressões utilizadas pelos sergipanos), Nossos Leitos (voltada a fauna e flora do estado), Nossos Pratos (gastronomia local), Nossos Cabras (personagens ilustres da região), Nossa História, Nossas Festas, Nossas Coisinhas, Nossas Roças, Nossas Praças e Nossos trajes. Além disso o museu conta com outros 2 espaços voltados apenas a exposições temporárias.

Logo na entrada os visitantes são orientados a assistir um pequeno vídeo que apresentam lugares e algumas curiosidades do estado e de seu povo. Em seguida guias extremamente simpáticos acompanham os passeios, informando e explicando todos os ambientes do museu.

A primeira parada é um ambiente bem colorido e enfeitado que abriga uma barraquinha produtos típicos da região em exposição. Nessa área um divertido comerciante projetado em uma tela oferece todo tipo de produtos para os turistas, que o respondem através de um microfone se querem ou não levar as mercadorias e vão conhecendo artefatos do estado.

IMG_6533IMG_6545

Em uma sala escura um enorme carrossel chama atenção e desperta curiosidades. Ao ser impulsionado, imagens das praças mais famosas de Sergipe começam a ser projetadas ao seu redor, uma ótima maneira de conhecer a arquitetura com influências portuguesas e holandesas.

MGV_8814

Uma mesa interativa apresenta a deliciosa gastronomia da região, nela cada visitante pode conhecer os ingredientes utilizados em diferentes pratos como a moqueca de camarão e o doce de jaca.

IMG_6567

Em canoas de madeiras os visitantes entram em um túnel com projeções em 360°, que mostram fauna e flora da caatinga, mata atlântica, manguezal, alto sertão e do litoral, todas presentes no estado.

IMG_6561

Uma outra sala pouco iluminada guarda as ferramentas lúdicas responsáveis em mostrar objetos representativos da cultura sergipana: uma amarelinha em seu centro e um jogo de memórias gigante ocupando uma parede inteira.

IMG_6561d

O museu funciona de terça a sexta, das 10h às 16h, e de finais de semana, das 10h às 15h. Não funciona às segundas-feiras, nem em alguns feriados (informe-se pelo telefone 79/3218-1551) e possuí entrada franca. Uma lojinha e um café complementam a atração, que fica na rua Ivo do Prado, 398, na região central de Aracaju, junto à orla do rio Sergipe.

+info:
Av. Ivo Prado, 398 – Centro
Aracaju – SE
www.museudagentesegipana.com.br
Tel: (79) 3218-1551

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

Cânion do Xingó – Desbravando as belezas do Rio São Francisco
Guia de Museus na cidade de São Paulo
Conheça os 10 melhores museus do Brasil de acordo com os viajantes do TripAdvisor
Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo
Guia de museus para conhecer no Rio de Janeiro

Fotos: Gustavo Albano

_728x90_CGH_SDU.jpg

1 comentário

  1. Pingback: O Museu Palácio Floriano Peixoto e algumas sugestões para a criação de um museu de alto nível em Maceió – culturaeviagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>