Paço do Frevo em Recife: museu mostra a história do ritmo pernambucano

Pacote_saldao_300x250

Instalado no antigo prédio da Western Telegraph, empresa inglesa de telégrafo que ficou desativado até a década de 70, o Paço do Frevo é um espaço totalmente dedicado na preservação, pesquisa, na cultura e principalmente na disseminação e história e do ritmo mais famoso do carnaval pernambucano, o frevo.

Bem em frente a Praça do Arsenal no Recife Antigo, o museu foi inaugurado no dia 9 de fevereiro de 2014, dia do aniversário do ritmo mais importante do estado, tamanha relevância deu título de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

sheyla galvao Garrido

Foto: Sheyla Galvão Garrido

O Museu que também é um centro cultural dispõe de diversas atrações que incentivam a movimentação sempre garantida na instalação. O prédio de três andares oferecem espaços para exposições, escola de dança, escola de música e um centro de documentação do ritmo desde os primórdios da cultura. São diferentes arações que possibilitam o viajante mergulhar de cabeça em um vasto universo de histórias e memórias do Frevo.

Na entrada do complexo já começa a magia, a sala inteiramente vermelha com milhares de escrituras em branco com nomes de personalidades e celebridades que fizeram parte da história do ritmo cultural e diversas telas com depoimentos de alguns dos nomes citados na parede formam um ambiente charmoso e convidativo para aproveitar o local para se refrescar pedindo uma bebida na simpática bike truck instalada no ambiente.

No primeiro andar uma exposição fixa tem início no corredor do prédio, ali diversas fotos antigas de cidadãos da classe operária festejam na ruas da cidade demonstrando toda a autenticidade e beleza da dança, do outro lado uma extensa linha do tempo que tem início no ano de 1900 nos contam como a cultuar se proliferou no Brasil e no mundo no decorrer do tempo.

19661623002_b45d4ae278_k

Foto: Clélio Tomaz

A escola de dança é focada em atividades de formação e difusão da dança do frevo, o mesmo acontece com a escola de música, ambas oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional físico e cultural.

O último andar tem um espaço amplo com uma exposição de 365 fotos que mostram a rotina e preparações dos foliões que participam do carnaval, junto as fotos um cordel intitulado “Recife ­ Carnaval Frevo Passo a Passo” acompanha à incrível amostra que tem uma parte do salão onde o piso é inteiramente de vidro e guarda um acervo considerável de standards coloridos.

Ivan torres

Foto: Ivan Torres

15950414994_e9c05541e2_k

Foto: Clélio Tomaz

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

Museu Cais do Sertão em Recife
Porto de Galinhas, paraíso natural em Pernambuco
Hotel em Ipojuca – BW Solar Porto de Galinhas
Praias de Fernando de Noronha: Praia do Leão
10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil

_728x90_CGH_SDU.jpg

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>