Piauí

O estado do Piauí faz divisa com os estados do Maranhão, Tocantins, Ceará e Pernambuco e mesmo não fazendo parte dos grandes catálogos de destinos nacionais, o estado possuí belezas naturais grandiosas ainda pouco exploradas como o Canyon do Rio Poty, um desfiladeiro formado por uma falha geológica com mais de 60m de altura pontilhada de cavernas e abrigos naturais.

O Piauí, com sua costa de 66 km, possui um privilegiado litoral: na fronteira com o Maranhão, no oeste, situa-se o Delta do Parnaíba, um arquipélago com mais de 75 ilhas, dotado de belezas e formas naturais inimagináveis. A capital Teresina está localizada entre os rios Poti e Parnaíba, sendo local de passagem entre o Norte e o Nordeste. A cidade de Parnaíba, porta de entrada para o Delta, possui belezas extraordinárias, como a bela Lagoa do Portinho, a famosa praia de Pedra de Sal apresentando de um lado águas mornas e tranqüilas, e do outro, blocos de pedras onde o mar joga-se ruidosamente, centros artesanais, e lindas igrejas.

No sudeste do estado os sítios arqueológicos do Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, prova que o homem surgiu no continente americano há mais tempo do que pensavam. No Parque Nacional das Sete Cidades, pode-se observar formações rochosas de cerca de 400 milhões de anos e pinturas pré-históricas ainda preservadas.

O Piauí também promove grandes festas relacionadas a santos e padroeiros. Durante a semana santa as cidades de Floriano, Parnaíba, Pedro II, Teresina e Uruçui celebram uma das datas mais esperadas do ano. Nos fins de junho são comemoradas as festas juninas com apresentações de Bumba-meu-Boi.

O litoral piauiense pode ser pequeno,com apenas 66 km, mas a região foi privilegiada em belezas. As praias desertas e paradisíacas fazem parte da Rota das Emoções, uma das rotas turísticas mais preservadas do Brasil, que tem início nos Lençóis Maranhenses – MA e termina em Jericoacoara – CE (ou vice versa).

Confira as melhores dicas para aproveitar o estado do Piauí:

Teresina:
Turismo em Teresina: o que ver e fazer

Atrações turísticas:
Parque Nacional da Serra da Capivara

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Fotos: Satnley Moore, Ursku Lenzer, Roberto Carvalho, Gilmar Hermes, Otávio Nogueira, Mario Cesar Bucci, Marcelo Mesquita, André Pessoa.

Booking.com