Porto de Pedras, destino deslumbrante no estado de Alagoas

Pacote_saldao_300x250

A charmosa cidade de Porto de Pedras está a apenas 109 km de Maceió, a capital alagoana. O município já foi uma pequena vila de pescador e carrega até hoje muita cultura e características que podem ser encontradas em artesanatos, num curto passeio pelas ruas da cidade ou escutadas em poucos minutos em uma conversa com locais.

O município fica entre as cidades de São Miguel dos Milagres e Japaratinga, ambas inserida na região da costa dos corais, um território turístico formado pela segunda maior barreira de corais do mundo (ficando atrás apenas da Costa Australiana).

Pouco divulgado entre os turistas, Porto de Pedras possui uma rica história, a região foi ponto de disputa entre portugueses e holandeses. A presença católica bem forte pode ser notada visitando as igrejas de São Gonçalo (localizada no povoado de Tatuamunha), de Nossa Senhora da Piedade e a matriz de Nossa Senhora da Glória. Construções antigas também colorem e alegram as ruas da simpática cidade.

IMG_3724

Como chegar:

Saindo de Maceió pegue a AL 101 Norte; passando São Luís do Quitunde até uma usina em seguida pegue a estrada que entra para a rota turística. A estrada é totalmente asfaltada e cruza Passo de Camaragibe antes de chegar ao litoral, em Barra de Camaragibe.

Vindo de Recife, pegue a  PE-060 até a Maragogi, a cidade que faz fronteira com o estado pela AL-101 Norte ao em seguida siga para Japaratinga, onde você vai pegar a balsa do rio Manguaba. A balsa funciona sempre que há carros durante o dia e a tarde.

O que fazer:

A praia de Porto de Pedras é a mais próxima do centro, o local não possuí uma orla, mas próximo da praia é possível encontrar algumas lanchonetes, bares e restaurantes simples, com comidas típicas. No final da praia em direção ao lado sul do litoral, um braço de rio deságua no mar, possibilitando um maravilhoso banho de água doce.

Em seguida encontra-se a paradisíaca Praia do Patacho, que vem chamando atenção dos viajantes cada vez mais. Seu imenso coqueiral e suas águas claras e calmas em uma região tranquila e muito preservada é procurada por pessoas que desejam ficar mais isoladas, longe da correria e do stress do dia dia. Com uma acesso não muito fácil, a praia não oferece estrutura aos visitantes, somente hotéis de charme e algumas pousadas de luxo são encontradas em alguns pontos, sempre distantes uma das outras.

IMG_3733 IMG_3727

A cidade ainda conta com mais duas praias: Lajes e Tatuamunha, ambas com uma extensa faixa de areia emoldurada por coqueirais e  piscinas naturais que formam-se entre as pedras e recifes de corais.

A região também abriga muitos peixes-boi que encontram nas águas quentes e verdes dos rios que cortam Porto de Pedras um ambiente calmo e tranquilo para viver. Não deixe de conferir o passeio para observação da espécie, feita por uma associação que busca garantir a preservação ambiental da região por meio do turismo, com direito a uma pequena trilha ecológica e um delicioso passeio de barco pelo manguezal.

IMG_3808

Construído em 1940, o Farol de Porto de Pedras é parada obrigatória, com uma vista panorâmica impressionante da praia de Porto de Pedras, a barreira de corais, o rio Manguaba e o município de Japaratinga. O Farol pode ser acessado pela rua de paralelepípedos ao lado da antiga Cadeia Pública. O toque rústico de Porto de Pedras e suas vilas próximas fazem da região um ponto estratégico para quem esta desbravando a costa dos corais.

IMG_3718

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

 

Leia também:

Turismo em Maceió: o que ver e fazer
Como chegar em Barra de São Miguel via Maceió
O que fazer em Barra de São Miguel – Alagoas
Praia do Francês, a atração mais badalada de Marechal Deodoro – Alagoas
Praia do Gunga e suas falésias coloridas
Férias em Maragogi – Guia completo do que fazer na cidade
Rota Ecológica, piscinas naturais e praias desertas no litoral norte de Alagoas
Opção de hospedagem em Maceió: Maceió Atlantic
Hospedagem em Barra de São Miguel: Pousada Brisamar

Fotos: GuiaViajarMelhor.com

_728x90_CGH_SDU.jpg

1 comentário

  1. Ótimo post. Gostei do blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>