Praia de nudismo: as melhores opções espalhadas pelo Brasil

Frequentadas por adeptos do naturismo, as praias de nudismo são atrações afastadas das grandes cidades, geralmente lugares calmos e tranquilos onde os visitantes dependendo da praia podem optar pelo uso ou não de roupas.

No Brasil existem algumas praias onde o naturismo é permitido, Apesar de a nudez estar no centro da curiosidade de quem olha de fora, o movimento vai muito além disso e se baseia na experiência de uma filosofia de retorno à natureza como a melhor forma de viver.

Galheta, Florianópolis, Santa Catarina

O isolamento transformou a praia no lugar favorito dos naturistas – mas não é preciso tirar a roupa para frequentar os pedaços mais preservados da ilha. Partindo do canto esquerdo da Praia Mole, é só caminhar 15 minutos, sobre pedras, para encontrar mar mais calmo e a pequena faixa de areia protegida por costões

Praia da Galheta. Foto:  Ricardo Rbas

Foto: Ricardo Ribas

Barra Seca, Linhares, Espírito Santo

O trecho isolado de 250 metros de areia pode ser alcançado por travessia de barco de 5 minutos pelo Rio Ipiranga. É preciso parar o carro na estrada e procurar pelos barqueiros (combine o horário de retorno). A boa notícia é que a praia tem quiosques, banheiro e duchas.

Foto: Secretaria Turismo ES

Foto: Secretaria Turismo ES

Tambaba, Conde, Paraíba

Ficou famosa por ter se tornado, em 1991, a primeira praia oficial de nudismo do Nordeste. Mas já mereceria atenção por sua beleza: a faixa de areia é pequena, mas cercada de falésias, coqueiros e vegetação de restinga. Pelo acesso principal há um pequeno trecho destinado a quem prefere usar trajes de banho. Depois há um bar e algumas pedras, que marcam o início dos 300 metros da parte nudista. Homens desacompanhados de mulheres não podem entrar. Também não é permitido filmar ou fotografar.

Foto: Vidapelomundo

Foto: Vidapelomundo

Massarandupió, Sítio do Conde, Bahia

A praia fica em área de proteção ambiental e é destino de nudismo na Linha Verde baiana. À direita do estacionamento, é obrigatório tirar a roupa na área isolada pelas dunas brancas da vila de pescadores. O acesso por estrada de terra precária também afasta os curiosos

Foto: Adrian Walmsley

Foto: Adrian Walmsley

Praia do Abricó (Praia de Grumari), Rio de Janeiro

Em área de preservação ambiental, é uma das praias mais bonitas do Rio, cercada por morros com vegetação de restinga. Vale a pena prestar atenção na paisagem durante o trajeto: o acesso, pela Av. Estado da Guanabara, é encantador. A parte naturista de Grumari toma o nome de Praia do Abricó e fica no canto esquerdo da orla. As ondas são fortes e atraem surfistas.

Foto: Patrícia Lima

Foto: Patrícia Lima

Olho-de-Boi, Búzios, Rio de Janeiro

A trilha íngreme e não sinalizada que parte do canto direito da Praia Brava demora aproximadamente 20 minutos para ser percorrida, mas a Olho-de-Boi compensa o esforço. O prêmio é o mar cristalino, onde dá para ver peixes mesmo sem máscara.

simone brandao

Foto: Simone Brandão

Praia do Pinho, Balneário Camboriú, Santa Catarina

Não é preciso tirar a roupa para conhecer a primeira praia oficial de naturismo do país, com ondas fortes e costões cobertos de mata nativa. No estacionamento e na pousada localizada na propriedade, muita gente não adere ao nu – há quem venha só para tomar uma cerveja e observar o movimento na areia – quem pisar nela deve tirar a roupa.

Foto: Otávio Nogueira

Foto: Otávio Nogueira

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

Leia também:

Conheça Tambaba a praia de nudismo mais bonita do Brasil
Viagens clichês para fazer antes de morrer

Porto de Galinhas, paraíso natural em Pernambuco
Férias no Amazonas: opções de passeios em Manaus e região
5 destinos brasileiros para apaixonados por cachoeiras
Conheça as praias mais bonitas do Nordeste