Principais chapadas do Brasil reúnem diferentes espetáculos naturais

Destino ideal para amantes de ecoturismo e aventura, as chapadas brasileiras reúnem grandiosos espetáculos naturais que proporcionam aos viajantes um extremo contato com a natureza. Espalhadas pelo Brasil, as atrações são verdadeiros refúgios ecológicos que há anos atraem turistas do mundo inteiro. Entretanto, apenas há pouco tempo vem ganhando cada vez mais admiradores e espaço na lista dos viajantes.

Com o objetivo de estimular o turismo nessas regiões, a Chapada Brasil Tours busca oferecer diferentes atrações que contemplam algumas das principais chapadas brasileiras. Conheça mais sobre cada uma delas:

Chapada dos Guimarães

Com o objetivo de preservar a grande variedade de recursos naturais encontradas na região da Chapada dos Guimarães (Mato Grosso), foi criado em 1989 o Parque Nacional da Chapada. O parque está localizado nos municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá, e é muito conhecida pelo Circuito das Cachoeiras ou Caminho das Águas como também é chamado.

MT - Chapada Guimaraes

Quando estiver por lá, não deixe de visitar o Vale do Rio Claro, o Caminho dos Paredões e a Cachoeira Véu da Noiva, um dos pontos mais conhecidos da Chapada.  As cavernas da região também merecem destaque como a Caverna do Aroe Jari e a Caverna Kiogo Brado.

MT - Chapada Guimaraes2MT - Chapada Guimaraes3MT - Chapada Guimaraes4MT - Chapada Guimaraes5

Chapada dos Veadeiros

Paisagens de rara beleza, nascentes, dezenas de cachoeiras e muitas atividades na natureza fazem da Chapada dos Veadeiros uma excelente opção de destino no cerrado brasileiro. Declarado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2001, a Chapada é considerada por muitos um local enigmático, atraindo místicos que acreditam na força de seus cristais e energias cósmicas.

Goias - Chapada dos Veadeiros2

Para quem gosta de sossego, na pacata vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros por exemplo, as ruas da pequena vila ainda são de terra, e pela noite, aquele céu longe de qualquer poluição permite que as estrelas brilhem ainda com mais força. Se a proposta é conhecer a região longe de muvuca, escolha visitar a Chapada em dias úteis, fora da alta temporada. Como o destino fica relativamente próximo de Brasília (a apenas 230km) e de algumas cidades de Goiás, em feriados e finais de semana o movimento cresce muito. Fazem parte do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás. Nesse outro artigo citamos o que mais gostamos de fazer por lá.

Goias - Chapada dos Veadeiros4Goias - Chapada dos Veadeiros5

Chapada Diamantina

Já na região Nordeste, a Chapada Diamantina prova que a Bahia não é somente praias e coqueiros. O estado também preserva uma rica fauna com uma vegetação singular, são nascentes de águas cristalinas, montanhas, mirantes, cachoeiras e muitas atividades para os viajantes curtirem ao ar livre!

Bahia - Chapada Diamantina3Bahia - Chapada Diamantina 5

Declarado como Parque Nacional nos anos 80, a Chapada Diamantina atraí turistas em busca de aventuras. O destino também é conhecido por abrigar uma das maiores quedas de água do Brasil, a Cachoeira da Fumaça, e uma das mais belas, a Cachoeira do Buracão emoldurada por um cânion com seus 85 metros de altura. Perto dali, o Poço Azul também é um destino que merece sua visita.

Bahia - Chapada Diamantina 2

Chapada das Mesas

Também na região Nordeste, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma área de proteção ambiental no centro-sul do Maranhão, próximo à divisa com Tocantins, que reserva cenários encantadores. A Chapada abrange os municípios de Carolina, Riachão, Imperatriz e Estreito, sendo os dois primeiros os mais conhecidos da região, considerados as portas de entrada do parque. Os passeios costumam ser feitos com as 4×4 que circulam pelas ruas de terra da região.

As formações rochosas são verdadeiras esculturas que destacam na geografia local, tonando-se espetáculos naturais vistos durante boa parte da viagem. Além das paisagens e vistas panorâmicas encontradas na Chapada, as cachoeiras do Santuário da Pedra Caída, e os poços de águas cristalinas, são excelentes locais para banhos.

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

Destinos exóticos para visitar no Brasil
Jovem dá a volta na Europa gastando apenas 1 euro por dia
Trabalhando no exterior: melhore o seu currículo conhecendo novos países
Guia de praias para conhecer em Arraial do Cabo
Americano viaja durante 50 anos e conhece todos os países do mundo
25 parques nacionais para relaxar e curtir a natureza no Brasil

Fotos: William Miranda Andrade, Otávio Nogueira, Marilene Ribeiro, Lucas Ninno, Silvia Maria Botacini, Danielle Pereira, Roney, Mafegadoli, Michael Strugale, Raphael Koerich, Clariana Zanutto, Christian Beier, Pedro Bonna, Erick UK, Gilson Tristan, Edgar de Brito, Délcio Gonçalves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *