Principais passeios para fazer em Maragogi, Porto de Galinhas, Tamandaré e região 

O destino mais requisitado de Alagoas é a escolha perfeita para casais e famílias com crianças pequenas. As altas temperaturas que permanecem durante boa parte do ano, proporciona um clima ideal para quem visita o “Caribe Brasileiro”. Os tons de água esverdeadas e a grande barreira de corais que vai do litoral norte de Alagoas até as praias do Sul de Pernambuco, estado vizinho, atrai viajantes que querem desfrutar das paisagens paradisíacas que compõem essa costa do nordeste brasileiro. O viajante pode curtir além de visuais únicos, desfrutar de uma gastronomia rica, com grande variedade de peixes e combinações curiosas de frutos do mar que enche os olhos. Muita água de coco e cultura caiçara não vai faltar no cardápio. Nessa região apaixonante, Alagoas e Pernambuco são uma excelente pedida para quem quer passar férias aproveitando o litoral brasileiro, seja buscando agito ou sossego, você vai encontrar a praia certa para suas férias.

DCIM115GOPRO

Como chegar:

Começando pela localização, Maragogi está precisamente no meio de duas belíssimas capitais brasileiras, Maceió e Recife. No coração do Nordeste brasileiro, em um dos lugares mais privilegiados do mapa, consagrada como uma das rotas mais visitadas do país. A distância média entre cada uma delas é de 130 km. Para quem vai de avião, pode escolher o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (AL) ou o Aeroporto Internacional do Recife (PE). Durante nossa viagem, optamos por começar nosso trajeto por Alagoas, já que queríamos passar alguns dias conhecendo a capital e os arredores. Nesse período, contamos com a Costazul Turismo que nos deu suporte de Maceió para Maragogi, Tamandaré e Porto de Galinhas, mas eles também contam com transfer que faz o caminho contrário, saindo de Recife, e em ambas capitais te deixam no aeroporto ou no hotel, caso desejar. Essa é uma alternativa interessante para casais, grupos de amigo, famílias ou pequenas excursões que querem economizar, mas não abrem mão de um transporte seguro ao decorrer da viagem. Os trajetos são diários para ambos os sentidos, verifique a disponibilidade e horários com eles no período em que for viajar. Se você está indo de veículo próprio ou deseja alugar um carro para curtir seu próprio roteiro, a agência também oferece opções personalizadas que pode te ajudar para aproveitar os principais destinos da região.

Pela localização estratégica, se hospedar em Maragogi é uma ótima opção para quem está com tempo e quer se locomover de forma fácil para outros lugares próximos. Como o estado vizinho está bem perto, vale estender uns dias a mais para conhecer outros pontos turísticos. Não deixe de explorar, por exemplo, os arredores como Japaratinga, outro município alagoano ainda mais paradisíaco, a Praia do Patacho em Porto de Pedras e a Praia do Gunga na Barra de São Miguel (AL). Em Pernambuco, bem perto dalí a Praia dos Carneiros em Tamandaré e Porto de Galinhas também são partes importantes da rota. Está tudo bem pertinho, por quê não aproveitar?

Distâncias:

Alagoas

Maragogi – Maceió 135 km
Maragogi – Barra de São Miguel 170 km
Maragogi – Marechal Deodoro 160 km

Pernambuco

Maragogi – Recife 135 km
Maragogi – Porto de Galinhas 80 km
Maragogi – Tamandaré 49 km
Maragogi – Olinda 145 km

O que fazer:

As Piscinas Naturais de Maragogi são um fascínio a parte. Você já deve ter visto uma imagem daqueles catamarãs típicos da região flutuando em piscinas numa imensa barreira de corais. Com águas cristalinas e uma vida marinha rica, essa é a segunda maior Costa de Corais do mundo, atrás apenas da costa australiana. O cenário guarda um dos destinos mais inusitados e fascinantes do país, conhecida como as Galés de Maragogi. Formações em recifes criam verdadeiros aquários 6 km mar adentro, diante da pequena orla do município. São piscinas naturais com grande variedade de peixes coloridos que interagem com os turistas posando para as fotos subaquáticas. Para quem está querendo conhecer as famosas piscinas de Maragogi, vale se atentar aos horários das marés logo que chegar na região, já que os passeios são feitos na maré baixa e variam conforme cada dia. No site Maragogi Online você pode ver a tabela com os horários e dias, se programe com antecedência: Tabela de Marés em Maragogi.

IMG_3979

Ao todo são 10 praias na cidade, cada uma com suas características e atrativos diferentes. Em 23 km de litoral estão a praia de Maragogi (do centro), Ponta de Mangue, Barra Grande, Xaréu, Dourado, Camacho, Burgalhau, Peroba, São Bento e a mais conhecida da região, com águas absurdamente claras: a Praia de Antunes.

IMG_3908

Para ver Maragogi de um outro ângulo, próximo ao centro, o restaurante Alto do Cruzeiro localizado em uma montanha é bem recomendado pelos moradores, proporcionando uma vista espetacular da pequena orla. De cima, a vista panorâmica do mar destaca todas as tonalidades de verde turquesa, enquanto os catamarãs e coqueirais completam o horizonte maragogiense. Lá em baixo a rotina dos caiçaras e aquele clima de Brasil raiz não para. Pescadores, artesãos, bugueiros e turistas dividem o mesmo paraíso em uma harmonia saudável. Na orla opções de bares e quiosques para todos os gostos e bolsos, todos com algo em comum: a água de coco é quase de graça, sempre bem gelada. Além de restaurante, o Alto do Cruzeiro também é pousada e oferece opções de apartamentos com essa vista:

DCIM115GOPRO

Indo um pouco além de Maragogi, em Porto de Galinhas o movimento também é constante, assim como o destino vizinho, muitos hotéis, pousadas e resort’s beira mar são paradas obrigatórias para viajantes do mundo todo. Nesse cenário a paisagem já muda, passeando pela vila, esculturas de galinhas espalhadas por toda a praia aparecem exaltando um dos destinos mais visitados do Brasil. Elas estão no formato de orelhão ou decorando as lojas em forma de souvenir. Os catamarãs de Alagoas dão espaço a pequenas jangadas que antes serviam apenas de meio para os pescadores se locomoverem nesse destino pernambucano. Hoje o fluxo de turistas aumentou gradativamente e agora as jangadas também servem de apoio para levar os visitantes até as piscinas naturais, além de dar um toque especial na paisagem litorânea. Por lá, a maré também oscila diariamente e as piscinas naturais são um pouco menores que as da vizinha Maragogi. Em ambas há um controle quanto a permanência das pessoas visando não danificar a costa, garantindo a preservação do lugar. Ao contrário das Galés de Maragogi, em Porto é possível ir caminhando para as piscinas naturais. Como a distância até a margem é menor, alguns turistas se arriscam caminhar pelas águas rasas até chegar nos arrecifes. O que não é muito aconselhável as vezes, pois há grande concentração de ouriços que pode causar uma ferida desagradável. Para sua segurança, os próprios jangadeiros e guias locais orientam sobre a forma certa de se locomover e curtir as piscinas sem grandes preocupações. Chegando nas piscinas durante a maré baixa, a concentração de cardumes fica perceptiva a olho nu, sendo um ótimo momento para uma boa foto com os peixinhos variados. Ao entardecer, os bares e restaurantes também oferecem música ao vivo, com opções variadas para quem quer aproveitar mais da noite de Porto de Galinhas.

DCIM117GOPRO

De catamarã, fomos conhecer um pouco sobre Tamandaré. O passeio inicia com um banho de argila que promete milagres estéticos, os turistas aprovam o resultado depois de tirar a argila encontrada na praia, em um mergulho em frente a uma pequena faixa de areia. Depois da primeira parada, o barco segue rumo ao banco de areias em alto mar. Mais uma parada para se refrescar no Sol que continua brilhando, se afastando um pouco do banco de areias a profundidade começa aumentar, mas a fraca correnteza não apresenta riscos. Seguindo para a última parada antes de chegar no nosso destino principal, outras piscinas naturais se formam diante a praia chamando a atenção dos turistas. Em Tamandaré o clima é diferente, longe do agito e da muvuca, a máxima é andar descalço pela praia dos Carneiros no início da tarde, logo depois da última parada. As águas calmas e a Igreja que é cartão postal nos dá uma sensação indescritível. A data marcada no topo é século XVIII, a igrejinha de São Benedito tem arquitetura simples e lembra uma pintura em meio a paisagem. No lado oposto da Igreja, restaurantes são a parada para os visitantes relaxarem e fazerem as refeições já reservadas durante o passeio. E como dizem por lá, se o paraíso não for assim, está bem próximo disso.

DCIM117GOPRO

Para transfers e também para fazer os passeios contamos com a Costazul Turismo, eles estão sediados em Maragogi e já fazem um trabalho por lá há algum tempo. Para ajudar ainda mais os viajantes, quando estiver por lá baixe o aplicativo “Costazul Turismo” pelo Google Play ou pela App Store, com navegação simplificada e conteúdo off line, o viajante pode navegar por atrações com fotos para conhecer a região de forma dinâmica, além de ficar por dentro dos principais passeios.

+Info:
Costazul Turismo
www.costazulturismo.com.br
Tel: +55 (82) 3296.2087
Tel: +55 (82) 2396.2125

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

Turismo em Maceió: o que ver e fazer
Como chegar em Barra de São Miguel via Maceió
O que fazer em Barra de São Miguel – Alagoas
Rota Ecológica, piscinas naturais e praias desertas no litoral norte de Alagoas
Porto de Pedras, destino deslumbrante no estado de Alagoas
Praia do Francês, a atração mais badalada de Marechal Deodoro – Alagoas
Praia do Gunga e suas falésias coloridas
Férias em Maragogi – Guia completo do que fazer na cidade
Opção de hospedagem em Maceió: Maceió Atlantic
Hospedagem em Barra de São Miguel: Pousada Brisamar

Booking.com

comentários

  1. Pingback: Maragogi, Tamandaré e Porto de Galinhas - Dicas do que fazer e como chegar | Catraca Livre

  2. Pingback: DICA DIVE WEB | 10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil | DIVE WEB

  3. Boa noite. Gostaria de te parabenizar pelas matérias, gostei muito. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *