Rota das Emoções – Aventura em uma das regiões mais preservadas do Brasil

Aventura, praias, lagoas e muito sol são os principais atrativos que a Rota das Emoções propõe aos turistas que decidem fazer o percurso. De Jericoacoara – CE, passando pelo Delta do Parnaíba – PI, terminando com chave de ouro nos belíssimos Lençois Maranhenses – MA, a Rota das Emoções é um tour fantástico que passa por uma das regiões mais bonitas do Brasil.

O roteiro que liga os três estados do Nordeste Brasileiro, Ceará, Piauí e Maranhão, apresenta um ecossistema bem variado, com mares de ondas perfeitas, ótimas para atividades como kitesurf, widsurf, hobbie cat entre outros esportes náuticos.  Durante toda a rota é possível conhecer regiões preservadas, tornando-se parada obrigatória para os amantes de ecoturismo, turismo de aventura e esportes ao ar livre.

A rota oficial possui uma lista com 14 municípios: Jijoca de Jericoacora, Barroquinha, Camocim, Chaval e Cruz no Ceará, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luis Correia e Parnaíba no Piauí e Tutóia, Paulino Neves, Araioses, Barreirinhas e Santo Amaro  no Maranhão.

Foto: Divulgação mapa da rota

 

As três cidades principais para quem quer percorrer a rota são Barreirinhas, Parnaíba e Jericoacoara. Barreirinhas é a entrada para o parque dos Lençois Maranhenses, e é da cidade que saem os passeios pelo rio Preguiça, com acesso aos pequenos Lençóis, ao Farol de Mandacaru, Caburé e Atins.

Schulze

Foto: Flickr – Schulze

roberta sa

Foto: Roberta Sá

Otavio Nogueira

Foto: Otávio Nogueira

arisdomar

Foto: Flickr – Arisdomar

Matt Jolivet

Foto: Matt Jolivet

Matt Oliviett

Foto: Matt Oliviett

Claudia Tavares

Foto: Claudia Tavares

 

O meio do percurso fica por conta do Delta do Rio Parnaíba, localizado ao extremo norte do Piauí, o único delta das Américas que deságua em mar aberto e o terceiro maior do mundo. Os braços do rio formam um arquipélago com mais de 75 ilhas, dunas, lagoas de água doce e uma densa floresta tropical.

Andre Pessoa

Foto: André Pessoa

David Jones

Foto: David Jones

marciasantos

Foto: Márcia Santos

 

No Ceará a atração é a cidade Jejijoca de Jericoacoara, onde está a famosa vila de Jeri, considerada um dos lugares mais bonitos do Brasil. A duna do por do sol, Pedra Furada e Lagoa do Paraíso são os pontos principais da região.

pedra furada

Foto: Alessandro Tocafundo

renato solari

Foto: Renato Solari

Kate sanderson

Foto: Kate Sanderson

 

Para curtir bastante e conhecer a Rota das Emoções inteira sugerimos pelo menos 7 dias. Vale a pena consultar agências de receptivo da região, já que o translado ente as cidades não é fácil, os melhores passeios precisam de guias experientes, veículos 4×4 e lanchas rápidas.

Leia também:

Turismo em Jericoacoara: o que ver e fazer
16 fotos que vão te deixar morrendo de vontade de visitar Jericoacoara
Trekking nos Lençóis Maranhenses, travessia em 4 ou 5 dias
Turismo em Barreirinhas: o que ver e fazer
O que fazer nos Lençóis Maranhenses